Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
A revolução do Open Banking abre caminhos para que lojistas de todos os setores aumentem o relacionamento com os clientes e encontrem novas oportunidades de negócios.
Neste ano, o setor financeiro vem sendo transformado pela implantação do Open Banking. Até o final de 2021, o sistema estará em operação e transformará os serviços financeiros tradicionais em commodities. Com isso, a experiência do cliente e o uso intensivo dos dados dos consumidores se tornam os reais diferenciais.
Para o consumidor, as vantagens estão relacionadas à autonomia no uso dos dados pessoais. Antes do Open Banking, o “dono” dos dados do cliente era o banco, já que, ao abrir uma conta em outra instituição financeira, era preciso começar o relacionamento do zero. Com o Open Banking, o cliente pode permitir que a nova instituição acesse todo o histórico financeiro, o que abre a possibilidade de obter mais benefícios (como recompensas e cashback) e financiamentos a taxas melhores.
Para as instituições financeiras, o Open Banking é, ao mesmo tempo, uma oportunidade e uma ameaça. Oportunidade porque facilita o acesso aos clientes de outros bancos e permite personalizar os serviços. Assim, uma instituição pode desenvolver ações para captar clientes com perfis bastante específicos, entregando produtos e serviços mais focados nas necessidades desses clientes.
Mas também é uma ameaça, porque outros bancos podem tentar atrair seus atuais clientes. Quem sai ganhando nesse processo é o cliente, que pode ser impactado com produtos, serviços e condições melhores. Nesse sentido, o Open Banking reduz barreiras e aumenta a concorrência.
Varejistas de todos os portes podem se valer do Open Banking para conquistar mais clientes. Especialmente no Brasil, que é a região mais competitiva, ativa e digitalmente engajada do mundo. O impulso que as vendas online tiveram durante a pandemia aumentou a digitalização da população e acelerou a adoção de superapps, que integram meios de pagamento, compras e serviços. O uso de carteiras digitais e outros meios criam as bases para uma revolução no varejo brasileiro.
Existem várias oportunidades à disposição de varejistas que aproveitarem bem a implantação do Open Banking para reforçar o relacionamento com os clientes:
Atualmente, cerca de 16 milhões de brasileiros não têm conta em banco e 34 milhões ou não têm, ou usam com pouca frequência. Essa parcela significativa da população, porém, movimenta cerca de R$ 347 bilhões por ano, ou 8% do PIB nacional. Embora o acesso ao sistema bancário tenha crescido na pandemia, para muita gente as instituições financeiras estão distantes. Até mesmo fisicamente.
O varejo, por outro lado, está próximo do cliente. A loja da esquina, o supermercado da vizinhança, a loja de eletrônicos, varejistas em shopping centers ou em ruas comerciais têm um relacionamento mais próximo com os consumidores. Por isso, podem ser um instrumento importante de acesso a financiamentos, investimentos e outros serviços financeiros. O Open Banking facilita esse movimento.
Nas operações de retaguarda, o Open Banking dá ao varejo as ferramentas necessárias para ser mais eficiente em suas operações de crédito. O comerciante pode, por exemplo, conseguir condições comerciais melhores, seja renegociando com o atual banco ou migrando para outra instituição.
Já no relacionamento com o cliente, a eficiência na concessão de crédito permite oferecer financiamentos e empréstimos a taxas diferentes para consumidores com perfis diferentes. Isso também contribui para diminuir a necessidade de provisão de perdas, já que o comportamento do cliente será mais bem conhecido.
Para boa parte do varejo, a antecipação de recebíveis é uma ferramenta importante de giro de caixa e para viabilizar a reposição de estoques e investimentos em melhorias. Com o Open Banking, o comércio pode negociar seus recebíveis em condições mais vantajosas e aumentar sua capacidade de investir e se modernizar.
O Open Banking vai aumentar a concorrência na prestação de serviços financeiros. Com isso, instituições financeiras poderão se especializar em determinadas modalidades de crédito. O varejo poderá economizar em taxas ao negociar serviços diferentes com bancos diferentes, e ainda poderá entrar nessa concorrência por meio de suas próprias áreas de serviços financeiros.
A coleta e análise de dados dos consumidores é essencial para desenvolver boas estratégias promocionais, de marketing, compras e expansão de negócios. Mas, por mais próximo do cliente que o varejo esteja, ele não é capaz de estar presente em todas as ocasiões de consumo. Um banco, por sua vez, pode acompanhar mais de perto o comportamento do cliente.
Para uma instituição financeira ligada ao varejo, o Open Banking abre a possibilidade de utilizar o histórico de compras na loja para oferecer produtos e serviços mais adequados, ou apresentar condições especiais (cashback, pontuação extra no programa de fidelidade) para o uso de determinados meios de pagamento. E, então, enriquecer ainda mais o relacionamento com o cliente.
O Open Banking permite que as redes varejistas ofereçam crédito em condições mais favoráveis para os clientes que têm um melhor histórico de pagamentos. E o que é mais interessante: a partir de uma base de dados mais ampla, já que o varejo poderá ter acesso a mais informações do consumidor. Isso permite oferecer soluções personalizadas e promoções especiais, tanto na loja física quanto no aplicativo.
O Open Banking é uma grande oportunidade para o varejo desenvolver relacionamentos mais personalizados e duradouros com seus clientes. Não apenas conquistando novos clientes, mas também aumentando a possibilidade de reter os atuais consumidores e fidelizar o público. Você já está preparado para essa oportunidade?
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