Como começar o ano com as obrigações fiscais organizadas? Veja aqui!
Fiscal

Como começar o ano com as obrigações fiscais organizadas? Veja aqui!

As obrigações fiscais geram mais dúvidas a cada ano? Como no Brasil há um sistema tributário complexo, isso é normal. Com a chegada de um novo ano, os gestores precisam atentar para esse tema a fim de estar com tudo organizado e evitar problemas com o Fisco.

Mas não se preocupe, preparamos um conteúdo para você se tranquilizar em relação a essa questão. Boa leitura!

O que são as obrigações fiscais?

Obrigações fiscais são tributos que devem ser recolhidos sobre as operações de natureza fiscal. Pessoas Físicas e Jurídicas estão sujeitas a eles, que podem ser municipais, estaduais, distritais ou federais, dependendo da operação e do tipo de empresa.

Quais são as principais obrigações fiscais?

A escrituração contábil e fiscal é composta por diversas obrigações previstas em lei. As principais são:

  • emitir nota fiscal em todas as vendas e dar entrada em todas as notas de compras;
  • manter a documentação legal de constituição da empresa atualizada junto aos registros estaduais e municipais, bem como na Previdência Social e nos sindicatos;
  • pagar os tributos de acordo com o regime adotado pela empresa: simples nacional, lucro real ou lucro presumido. No primeiro caso, PIS, COFINS, ICMS, IPI, IR, CSLL, INSS e ISS já estão inclusos na guia de recolhimento. Já nos outros regimes os pagamentos devem ser efetuados a parte, mensalmente, trimestralmente ou anualmente;
  • cumprir as obrigações acessórias como eSocial, escrituração contábil fiscal (ECF) e digital, declaração de débitos e créditos tributários federais (DCTF), envio do SPED fiscal, etc.

Como começar o ano com elas em ordem?

Cumprir as obrigações fiscais é de suma importância para que todas as operações estejam dentro da legalidade e evitar multas ou outros transtornos com os órgãos de fiscalização. Isso dificultará a manutenção e o crescimento da empresa.

Logo, o melhor curso de ação é lançar mão de boas práticas de gestão fiscal:

  • planejar a execução mapeando todas as atividades que devem ser feitas e descrevendo um passo a passo delas, com a identificação dos prazos e responsáveis de cada tarefa;
  • fazer um cronograma com as datas de entrega do Fisco para não perder nenhum prazo;
  • organizar notas fiscais e escrituração contábil conferindo se valores lançados a débito e a crédito, saldo bancário, patrimônio e DRE estão corretos;
  • revisar as tarefas e fazer uma auditoria a cada etapa do processo para evitar erros;
  • usar a tecnologia a fim de garantir agilidade e acuracidade, pois é um meio eficaz de ter segurança nas informações prestadas e evitar problemas com a Receita.

Quais cuidados devem ser tomados?

A maioria das Pessoas Jurídicas precisa ter um contador responsável. Mas, mesmo com a assessoria profissional, o gestor deve conhecer o regime fiscal em que a empresa está enquadrada, suas particularidades e regras. Outro cuidado importante é o cumprimento dos prazos e a exatidão das informações e cálculos entregues ao Fisco.

Quais são os benefícios de estar com as obrigações fiscais em ordem?

A boa gestão fiscal, além de evitar multas e outras inconveniências com a Receita, permite ao empreendedor conhecer e analisar os dados relativos à saúde financeira da empresa. Isso possibilita a rápida e eficaz tomada de decisão a fim de garantir a perpetuação e o crescimento do negócio, diminuindo riscos.

As obrigações fiscais exigem um conjunto de ações que devem ser executadas com precisão para que a empresa não tenha problemas com o Fisco. Isso também faz com que as informações geradas sejam de qualidade e, com isso, tornem a tomada de decisão eficiente. Nesse sentido, a tecnologia é fundamental, porque agrega agilidade e exatidão ao processo.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar nessa área? A resposta está aqui. Clique e conheça mais sobre a Linx e sobre o que podemos oferecer ao seu negócio!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente