ERP
Gerenciamento de estoque: 10 passos para preparar o seu estoque com eficiência
O gerenciamento de estoque eficiente é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Um estoque bem-preparado não
As obrigações fiscais geram mais dúvidas a cada ano? Como no Brasil há um sistema tributário complexo, isso é normal. Com a chegada de um novo ano, os gestores precisam atentar para esse tema a fim de estar com tudo organizado e evitar problemas com o Fisco.
Mas não se preocupe, preparamos um conteúdo para você se tranquilizar em relação a essa questão. Boa leitura!
Obrigações fiscais são tributos que devem ser recolhidos sobre as operações de natureza fiscal. Pessoas Físicas e Jurídicas estão sujeitas a eles, que podem ser municipais, estaduais, distritais ou federais, dependendo da operação e do tipo de empresa.
A escrituração contábil e fiscal é composta por diversas obrigações previstas em lei. As principais são:
Cumprir as obrigações fiscais é de suma importância para que todas as operações estejam dentro da legalidade e evitar multas ou outros transtornos com os órgãos de fiscalização. Isso dificultará a manutenção e o crescimento da empresa.
Logo, o melhor curso de ação é lançar mão de boas práticas de gestão fiscal:
A maioria das Pessoas Jurídicas precisa ter um contador responsável. Mas, mesmo com a assessoria profissional, o gestor deve conhecer o regime fiscal em que a empresa está enquadrada, suas particularidades e regras. Outro cuidado importante é o cumprimento dos prazos e a exatidão das informações e cálculos entregues ao Fisco.
A boa gestão fiscal, além de evitar multas e outras inconveniências com a Receita, permite ao empreendedor conhecer e analisar os dados relativos à saúde financeira da empresa. Isso possibilita a rápida e eficaz tomada de decisão a fim de garantir a perpetuação e o crescimento do negócio, diminuindo riscos.
As obrigações fiscais exigem um conjunto de ações que devem ser executadas com precisão para que a empresa não tenha problemas com o Fisco. Isso também faz com que as informações geradas sejam de qualidade e, com isso, tornem a tomada de decisão eficiente. Nesse sentido, a tecnologia é fundamental, porque agrega agilidade e exatidão ao processo.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar nessa área? A resposta está aqui. Clique e conheça mais sobre a Linx e sobre o que podemos oferecer ao seu negócio!