O que o Dia dos Namorados ensina para quem vende online?
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O que o Dia dos Namorados ensina para quem vende online?

Agilidade, eficiência, produtividade e integração tecnológica são cada vez mais importantes para o sucesso do varejo no mundo digital. Datas, como Dia dos Namorados, ensina isso.

O Dia dos Namorados deste ano não foi um espetáculo de vendas em todo o varejo. Bem pelo contrário: ficou claro que, neste 2023, não existe “vento a favor” do comércio – só vai vender bem quem estiver preparado para aproveitar as oportunidades.

Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostram que as vendas na semana anterior ao Dia dos Namorados cresceram apenas 0,3% em relação a 2022, com um aumento de 0,9% nas lojas físicas e retração de 6,2% no e-commerce. Apesar de ser uma data de troca de presentes, o Dia dos Namorados levou boa parte dos clientes a gastar em bares e restaurantes. No varejo como um todo, foi uma boa data para aproveitar o frio e fazer um jantar romântico.

Já na base de clientes da Linx, o Dia dos Namorados movimentou o varejo digital e trouxe reflexos para as lojas físicas, com as compras de última hora. As vendas subiram 12% em pedidos e 10% em valor no e-commerce no primeiro final de semana de junho. Nas lojas omnichannel, houve um aumento de 19% nos pedidos e de 9% no faturamento.

dia dos namorados

Com números tão diferentes, fica claro que é preciso entender o comportamento dos consumidores. O Dia dos Namorados trouxe muitas lições para o varejo brasileiro – mas só para quem sabe escutar o cliente. Entre essas lições que podemos aprender, e que serão muito importantes para o restante do ano, estão as seguintes: 

1. O digital é protagonista

Embora não representem a maior parte das vendas do varejo, os meios digitais são cada vez mais importantes para atrair, conquistar e manter clientes. As vendas pelo e-commerce dos clientes Linx, que contam com uma das plataformas mais completas do mercado, tiveram um desempenho muito superior à média do varejo (considerando os dados do ICVA).

E por que isso acontece? Porque varejistas que contam com uma plataforma de e-commerce de alto nível conseguem personalizar sua comunicação com os clientes, entregar mensagens específicas de acordo com o momento de compra do consumidor e recuperar carrinhos abandonados para gerar mais resultados.

Enquanto isso, varejistas com plataformas básicas de e-commerce perdem oportunidades de venda e se tornam menos relevantes para seus clientes. 

2. Omnichannel vale a pena

O forte crescimento das vendas omnichannel no Dia dos Namorados mostra que os consumidores têm se organizado para comprar produtos com antecedência. E quando deixam para a última hora, podem contar com a praticidade de recursos omnichannel, como o “clique e retire”, para garantir a compra.

Segundo dados da Linx, o maior movimento nas lojas físicas aconteceu no próprio dia 12 de junho, em que houve um aumento de 40% no volume de pedidos e de 15% no faturamento sobre uma segunda-feira comum. 

3. Entenda como o cliente paga

Oferecer uma variedade de meios de pagamento também faz diferença, tanto no varejo físico quanto no digital. No Dia dos Namorados, as transações com cartão de crédito corresponderam a 60% dos pedidos (somando online e físico). Esse é o tipo de informação importante para preparar futuras campanhas promocionais ou até mesmo tentar reverter vendas para os meios de pagamento que cobrem menor take rate.

Mais do que registrar as vendas, os sistemas de pagamento permitem que o lojista colete informações adicionais que podem ser muito importantes para entender como aumentar o engajamento dos clientes. Especialmente neste ano de 2023, em que os juros altos têm exigido mais cautela das empresas.

4. Abrace o uso de tecnologia

Na média do varejo, o Dia dos Namorados não foi um amor. Já para os clientes Linx, os resultados foram bem mais positivos. Uma simples comparação entre os números mostra que existem realidades muito distintas de acordo com o nível de uso de tecnologia. O recado dado pelo consumidor é claro: ofereça experiências incríveis – ou o cliente buscará outro lugar. 

O poder dos marketplaces

Estar presente nas principais plataformas digitais é essencial para obter bons resultados nas principais datas comemorativas do varejo. O grande desafio, porém, é administrar a presença em vários marketplaces, cada um com regras de negócio, publicidade, comunicação e processos de venda diferentes.

Quem conta com soluções tecnológicas que facilitam a gestão dos marketplaces ganha uma enorme vantagem. Com agilidade para fazer o upload das informações do cadastro para a plataforma e integração ao ERP do varejo, sistemas como o Linx Nodis permitem que o negócio dê um salto de produtividade e consiga colocar novos produtos nas plataformas digitais muito rapidamente.

Outra vantagem é controlar, de forma centralizada, as ações promocionais nas principais plataformas. Soluções de hub de marketplaces superam as dificuldades de gestão e dão agilidade para que o lojista, em tempo real, administre toda a publicidade digital em uma única ferramenta. É mais produtividade e eficiência, acelerando a digitalização do negócio e oferecendo uma presença sólida no varejo digital.

O Dia dos Namorados trouxe lições importantes para as vendas online. Agora, é a vez de cada varejista fazer sua parte para aumentar sua performance no ambiente digital nas próximas datas comemorativas. Conte com a gente para aumentar o sucesso do seu negócio!

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