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O que fazer para superar os desafios da pandemia?

O que fazer para superar os desafios da pandemia?

Neste segundo ano de pandemia, desafios são ainda maiores; invista na digitalização dos negócios
e em uma mentalidade ágil

Em março, atingimos uma marca que não é um grande motivo de comemoração: um ano de pandemia. Some-se a isso a dificuldade em manter os negócios em funcionamento, e o país vem passando por um momento bem desafiador. Diante disso, a grande pergunta é: como superar a crise?

Nestes últimos 12 meses, o comportamento do consumidor mudou bastante. Segundo a Nielsen/eBit, as vendas online saltaram 41% em 2020 e o número de pedidos cresceu 30%. O smartphone se transformou em ponto de venda: 55,1% das compras online aconteceram a partir do celular. Compras de supermercado, farmácia e materiais de construção passaram a ser feitas de forma remota e milhões de consumidores compraram pela internet pela primeira vez.

As redes sociais passaram a ser ainda mais importantes para alcançar clientes e impulsionar vendas. O investimento em mídia paga nessas plataformas para o Dia do Consumidor 2021 subiu 21% em relação à mesma data do ano passado, mostrando que o impulso digital continua firme e forte neste ano.

A conclusão é clara: o cliente é digital e quem não for atrás dele no online terá muito menos chance de vender. Para isso, o varejo precisa focar suas ações em dois pontos principais:

1) Digitalização dos negócios

Estar presente apenas no mundo físico é hoje uma grande limitação. Com o fechamento obrigatório das lojas nos períodos mais difíceis da pandemia, boa parte do varejo perde a possibilidade de vender. Nesse momento, porém, o consumidor continuará comprando de quem estiver online.

Por isso, digitalizar os negócios é essencial. O varejo pós-crise será um varejo híbrido, que alcança o cliente pelas redes sociais, WhatsApp, e-commerce e pelas lojas físicas. Nesse varejo híbrido, o PDV assume novos papeis: é um espaço de experiências, mas também um ponto de retirada de produtos e um hub de distribuição de pedidos online para a vizinhança. Para conseguir isso, é preciso ser omnichannel e usar a tecnologia a seu favor, para acompanhar o comportamento dos clientes e interagir com eles de uma forma inteligente.

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2) Mentalidade ágil

Quando falamos em omnichannel, normalmente a primeira imagem é a de investimentos em tecnologia. Mas o omnichannel vai muito além: varejistas que fizeram sua transformação digital mudaram sua cultura e passaram a olhar primeiro para o cliente, e depois para os produtos e serviços que oferecem.

Dito dessa forma, parece algo simples. Na realidade, é um processo longo e cheio de curvas. Os processos das empresas sempre foram pensados “de dentro para fora” e os colaboradores não estão acostumados a ter o cliente no centro do negócio. Mesmo na área de vendas, é comum vermos profissionais mais focados em bater a meta de vendas do item da semana do que em entender o que o consumidor realmente precisa.

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É preciso mudar a mentalidade e, a partir daí, transformar a empresa.

A transformação dos negócios passa por uma nova configuração, em que departamentos e cargos já não fazem tanto sentido. Empresas inovadoras e focadas no cliente se organizam de acordo com o que importa para o consumidor a cada momento. Com isso, elas têm a capacidade de se moldar a cada situação.

Essa mentalidade ágil gera resultados. Segundo um estudo do MIT, empresas mais inovadoras têm lucros maiores. Mas, para isso, é preciso perder o medo de errar: como dizia o comercial de TV, não existe aprendizado sem manchas…

Está na hora de você assumir o controle da transformação da sua empresa. Com esta pandemia, ela certamente está mudando, queira você ou não. Foque no consumidor, mude sua cultura e acelere sua transformação digital para preservar seus clientes e encontrar novas oportunidades de crescimento.

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