Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Mesmo que você ainda não saiba o que é take away, muito provavelmente já utilizou essa opção que ficou ainda mais usual com o avanço da pandemia da Covid-19. Mas, se essa operação já existia antes, com sua recente popularização é bastante provável que ela se mantenha em evidência e isso aponta para a necessidade de sua adoção.
Com as restrições e o indicativo de que algumas delas podem ser mantidas ao longo de 2021, essa adequação é ainda mais importante para que se mantenha a saúde financeira dos restaurantes. Quer saber o que é uma operação take away? Entenda tudo sobre o assunto, conheça as suas vantagens e também como adotá-lo no seu Food Service. Confira!
O drive-thru é um modelo operacional já bem popularizado no Brasil e no mundo e, com a pandemia, se tornou ainda mais impactante para os restaurantes. Mas, ele enfrenta algumas limitações, como ser aderente especialmente para operações que oferecem produtos que ficam prontos rapidamente.
A estrutura tem que ser muito bem dimensionada e o ponto bem escolhido para não encarecer demais a operação, afinal, carros ocupam bastante espaço. A adequação ao trânsito da região também é importante, para que não afete as pessoas que não passarão pelo local e para que não forme filas, o que poderia proporcionar uma experiência de compra bastante ruim para o público.
O delivery é, de longe, o modelo operacional que mais foi protagonista nesses tempos de restrições ao funcionamento convencional e já havia passado por significativas atualizações por meio do uso da tecnologia, que gerou um mercado bastante disputado pelos aplicativos de entregas.
Por meio de smartphone, tablet ou computador, o consumidor passou a ter acesso a uma infinidade de cardápios, com variedade de pratos, preços e serviços. Se antes era necessário ligar para o restaurante desejado e explicar todos os detalhes do seu pedido, agora o público precisa apenas de alguns cliques.
O take away é um modelo operacional derivado do delivery, mas que não há a logística de envio do pedido em domicílio. É o pedido para retirada, sendo a coleta feita pelo próprio cliente, na loja. Ou seja, ele une a comodidade do delivery, inclusive com os pedidos geralmente sendo realizados por meio dos aplicativos de delivery, à conveniência do drive-thru.
Esse tipo de operação pode ser pertinente em vários cenários, a exemplo de quando o restaurante fica perto de quem pede, mas a taxa de entrega é cara. Ou, se por algum motivo o cliente está na região do restaurante e deseja levar o pedido para casa.
Ele não apresenta tantas limitações quanto o drive-thru, nem precisa de uma estrutura tão bem arquitetada quanto. Em muitos casos, o público fará uma breve caminhada até o seu estabelecimento, por isso um restaurante de rua, no modelo tradicional, pode perfeitamente se adaptar a esse modelo.
Essa pergunta comporta muitas respostas, mas a primeira delas é a flexibilidade. O que pode ser verificado pela mistura entre utilizar a tecnologia para se fazer o pedido e ter a opção de retirá-lo no local. Muitas vezes é até uma questão de razoabilidade, a exemplo de quando a pessoa mora ou trabalha muito perto do restaurante e considera desnecessário mobilizar um entregador ou pagar a taxa de entrega.
A previsibilidade também é um ponto bastante desejável, pois o tempo sempre será algo bastante importante. Nesse sentido, seu restaurante deve mostrar qual será o tempo de espera para que não se corra o risco de levar para casa um prato que não estará com a temperatura adequada na hora do consumo. Ou, então ainda ter que esperar um bom tempo no local até que a comida fique pronta.
Essa dica também vale para os pedidos que foram agendados, de forma que na hora estabelecida, o prato deve estar pronto para o cliente. O agendamento é um dos diferenciais do take away e atende a um público bastante exigente em relação à pontualidade.
Quem busca o q quer que a comida proporcione a mesma experiência que aquela que seria servida no restaurante. Ou seja, o prato para retirada tem que ter as mesmas especificações daqueles que são servidos presencialmente. O sabor, a aparência e o cheiro devem ser exatamente os mesmos!
O take away permite que se faça mais com menos, pois há um menor contato com o cliente e demanda menos colaboradores, como garçons e entregadores. Isso ajuda a reduzir alguns custos para o restaurante e a logística é bastante simplificada nesse modelo. Inclusive, com poucos riscos de trocas ou problemas nas entregas, já que os pratos serão retirados pelos próprios clientes.
O restaurante também terá a oportunidade de atender os clientes que não estão no seu raio de entregas, mas que têm a curiosidade de experimentar sua comida. Por meio dessa tendência no mercado de alimentação, o nome do seu estabelecimento chegará a outras regiões e poderá se tornar uma referência!
O primeiro passo é ter informações sólidas sobre quem está pedindo a comida para evitar prejuízos. O ideal é que você trabalhe com os aplicativos que permitem a opção de retirada no local, pois eles mantêm os dados cadastrais dos clientes. Mas, você também pode pedir informações como a confirmação do número de telefone ou fazer seu próprio cadastro, sempre com os devidos cuidados no tratamento de dados sensíveis.
Além da pontualidade na preparação dos pedidos, tenha um ambiente aconchegante para receber seu cliente. Isso será bem visto caso algum imprevisto atrase a preparação e ele tenha que esperar. Uma estufa e embalagens térmicas são mais que recomendáveis: a primeira para caso o cliente se atrase, e a segunda para que a comida não tenha sua temperatura afetada no caminho.
Gostou das nossas dicas? Então, conte para nós os desafios do seu negócio!