O que é harmonização facial e por que se tornou uma tendência?
Estética e saúde

O que é harmonização facial e por que se tornou uma tendência?

O Brasil é o 4° maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. E o setor tem conquistado ainda mais espaço. Afinal, o número de consumidores de serviços estéticos cresce a cada dia. Do mesmo modo, aumenta a quantidade de pessoas que desejam saber o que é harmonização facial e ficar por dentro das principais tendências do mercado.

Esse tratamento se tornou muito popular após diversos famosos aderirem a ele. Basicamente, é um conjunto de procedimentos que realçam os traços e trazem mais beleza à face. Com a alta demanda, os profissionais de odontologia também encontraram nesse nicho uma excelente oportunidade de negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, você entenderá o que é harmonização facial e quais são as oportunidades que a área oferece. Além disso, descobrirá como a tecnologia pode ser uma ótima aliada nos procedimentos. Acompanhe!

O que é harmonização facial?

Tão comentada nos últimos tempos, a harmonização facial é a aplicação de um conjunto de procedimentos simples para trazer mais beleza e harmonia aos traços do rosto. Com o passar do tempo, a pele perde elasticidade e a musculatura fica mais fraca. Também, há pessoas que apresentam algumas manchinhas ou vincos, como o temível bigode chinês e as olheiras profundas.

Da mesma forma, há quem se incomode com pequenos detalhes na face e, por isso, busque por tratamentos que eliminem essas imperfeições. Sabemos que a beleza é bastante subjetiva, ou seja, cada pessoa tem uma percepção sobre ela. Porém, há certas proporções que, quando seguidas, deixam o rosto com aspecto harmonioso e bonito.

Então, a harmonização facial surgiu justamente para proporcionar esse equilíbrio à face. Devido à sua eficácia, se tornou uma das principais tendências do setor. É composta de diversas técnicas, como:

  • injeções de toxina botulínica;
  • preenchimento com ácido hialurônico;
  • microagulhamento;
  • colocação de fios de sustentação;
  • aplicação de bioestimuladores de colágeno.

Após uma avaliação, o profissional da beleza indicará quais são os procedimentos mais adequados para cada caso. Assim, é possível ter os seguintes efeitos:

  • destaque do contorno do rosto;
  • suavização de rugas e linhas de expressão;
  • arqueamento das sobrancelhas;
  • aumento do volume dos lábios;
  • redução da papada;
  • elevação ou rebaixamento da ponta do nariz;
  • projeção do queixo;
  • aumento da simetria entre os dois lados da face;
  • melhora da textura da pele.

software harmonização facial

Quais são as oportunidades nessa área?

Como mencionamos, a área de estética tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Atualmente, ela pode ir muito além das vendas de produtos, visto que novos tratamentos surgem a cada dia. No caso da harmonização facial, um dos motivos que fez com que virasse tendência é o fato de não haver a necessidade de cirurgias invasivas.

Além disso, são procedimentos que hoje em dia estão mais acessíveis à população. Se antes os tratamentos estéticos ficavam restritos aos consultórios dermatológicos e de cirurgia plástica, hoje os profissionais de odontologia viram uma excelente oportunidade nesse setor.

Vale lembrar que dentistas são aptos para realizar os procedimentos para a harmonização facial, pois têm formação em anatomia da face tanto da mesma forma que os médicos. Além disso, têm especialização e capacidade para resolver qualquer eventualidade que possa ocorrer durante algum tratamento.

As resoluções 176/2016 e 198/2019, que autorizam os dentistas a utilizar a toxina botulínica e o ácido hialurônico para fins estéticos e terapêuticos, fizeram com que a harmonização facial se tornasse uma especialidade da odontologia. Com isso, as clínicas odontológicas tornaram esse serviço acessível a um público que não frequenta dermatologistas.

Portanto, além dos dermatologistas e outros profissionais ligados à beleza, dentistas também podem realizar procedimentos estéticos, aumentando as oportunidades na área.

Banner CTA_Setor de seviços na pandemia infográfico

Como a tecnologia é usada nos procedimentos de harmonização facial?

Já percebemos que a tecnologia tem se tornado indispensável para todas as empresas, seja qual for seu porte e segmento. No caso do setor da estética, ela ajuda não apenas nos tratamentos como também na gestão do negócio. Ao utilizar um sistema específico para esse nicho, é possível fazer uma administração mais eficaz e, ainda, melhorar a experiência do cliente. Como resultado, a empresa terá mais lucratividade e ganhará vantagem competitiva.

O Microvix Beauty é um ERP em nuvem próprio para isso, pois atua, entre outros segmentos, nas operações de salões de beleza e de clínicas odontológicas. ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, um sistema que possibilita o acesso fácil, rápido e confiável de todos os dados de uma empresa.

Por ser um software em nuvem, é possível acessá-lo de qualquer lugar, sem precisar estar presencialmente na empresa. Ele otimiza todos os processos da gestão do salão ou da clínica. Por meio de um dashboard intuitivo, é possível fazer a gestão financeira completa (fluxo de caixa, DRE, dados do faturamento, contas a pagar e a receber), o planejamento de compras do estoque e, ainda, a adequação automatizada dos processos fiscais e contábeis.

Além de consultar e agendar horários virtualmente, o sistema permite configurar fichas de anamnese para acompanhar os pacientes. Ainda, permite acompanhar a evolução do tratamento por meio de prontuários e registros de fotos de antes de depois.

O paciente também obtém benefícios com o uso do Microvix Beauty, pois encontrará um canal de agendamento online, além de um catálogo detalhado de todos os serviços oferecidos.

O sistema também é capaz de criar automaticamente orçamentos dos serviços realizados no salão ou na clínica, permitindo que a aprovação pelo cliente seja feita de maneira mais rápida. Assim, a comodidade e a agilidade nos processos proporcionam uma experiência melhor, garantindo a satisfação com a empresa.

Agora que você sabe o que é harmonização facial, também percebeu que essa tendência é uma oportunidade incrível de expandir o negócio. Para ter sucesso, não deixe de contar com um bom sistema de gestão. A empresa terá todos os dados importantes centralizados em um único software, otimizando o tempo, evitando falhas e fazendo com que as melhores decisões sejam tomadas.

Quer conhecer mais soluções para o segmento de estética e saúde? Então, visite nosso site e veja como podemos ajudar você a ter mais sucesso nesse ramo!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente