O que é computação na nuvem?
Postos de combustíveis

O que é computação na nuvem?

Por Sky.One, parceira de tecnologia da Linx.

Há alguns anos, a computação na nuvem era considerada uma tendência. Hoje em dia, já se tornou realidade. A computação em nuvem, termo do inglês “cloud computing”, se popularizou pela necessidade do mercado em ter serviços que ofereçam portabilidade e mobilidade, já que o uso de aparelhos como tablets, notebooks e smartphones se tornou a forma de uso mais comum no âmbito pessoal ou profissional.

O nome computação em nuvem foi inspirado no símbolo da nuvem que é frequentemente usado para representar a Internet em fluxogramas e diagramas. Mas você realmente sabe o que é a computação na nuvem?

Bom, já podemos adiantar que um benefício do uso de serviços de computação em nuvem é que as empresas podem evitar o custo inicial e a complexidade de possuir e manter sua própria infraestrutura de TI e, em vez disso, simplesmente pagar pelo que usam, quando a usam.

Para tornar esse entendimento ainda mais claro, vamos apresentar a partir de agora o que essa tecnologia representa e quais suas principais características para você não ter mais dúvidas.

O que é computação na nuvem ou cloud computing?

Há algum tempo, muitos dos arquivos e dados eram instalados e guardados no próprio computador. Quando você armazena dados ou executa programas no disco rígido, isso se chama armazenamento e computação local. Tudo o que você precisa está fisicamente acessível, o que significa que o acesso aos seus dados é limitado.

A computação em nuvem chegou para mudar esse cenário e permitir que seja possível guardar esses dados em servidores que podem ser acessados a partir de qualquer lugar. Dessa forma, não é mais necessário guardar documentos, fotos, áudios e vídeos em um computador, CD ou pen-drive. Ao guardar esses itens na nuvem, basta ter acesso à internet e todos eles poderão ser visualizados.

A primeira e principal vantagem disso é eliminar a situação em que todos os arquivos são perdidos se o computador apresentar problemas, por exemplo. Ou seja, falar em cloud computing significa a possibilidade de acessar arquivos, executá-los e editá-los em qualquer lugar.

Não é preciso instalar nenhum aplicativo e não há uma especificação de dispositivos que conseguem acessar a nuvem, já que os seus arquivos e dados não estão em um computador específico ou em um dispositivo, mas sim na rede.

Exemplo prático do uso da computação na nuvem no nosso dia a dia

Quando se trata do uso diário de ferramentas digitais, por já estar com um uso avançado dentro da nossa rotina, fica difícil delimitar as diferenças entre a computação local e a computação em nuvem.

Isso ocorre porque a nuvem faz parte de quase tudo em nossos computadores atualmente. Você pode facilmente ter um software local, como por exemplo o Microsoft Office, que já utiliza uma forma de computação em nuvem para fazer o armazenamento dos arquivos, como Microsoft OneDrive.

O Google também oferece um conjunto de aplicativos baseados na nuvem, dentro do Google Drive, que possui versões totalmente online segundo os princípios da computação na nuvem de aplicativos como o Word, Excel e PowerPoint.

Outros serviços conhecidos e bastante utilizados ao redor do mundo são o Dropbox e o Slack:

  • Dropbox: este é um serviço simples e confiável de sincronização de arquivos e armazenamento na nuvem, que foi aprimorado ao longo do tempo com muitos recursos de colaboração para edição de arquivos online;
  • Slack: o Slack é considerado um serviço de computação em nuvem porque você se comunica em tempo real com uma comunidade de pessoas, cada uma utilizando um tipo de dispositivo diferente, e pode manter todo o histórico salvo de forma online, sem a necessidade de instalar nada.

Banner CTA_Posto fácil Sky.One

Características da computação na nuvem

Como mencionado acima, a principal vantagem percebida por quem faz uso de cloud computing é o fato de acessar e utilizar aplicações direto da internet, sem necessidade de armazenamento ou instalação no computador. Mas a computação na nuvem também possui outras características. Confira algumas delas:

  • O usuário consegue acessar algumas aplicações independentemente do hardware ou sistema operacional que utiliza no seu dispositivo;
  • Não é necessário se preocupar com fatores como manutenção, controle de segurança e procedimentos para backup, pois isso é de responsabilidade do fornecedor de serviço;
  • É muito mais fácil e prático compartilhar dados, já que qualquer número de usuários pode acessá-los no mesmo lugar: a nuvem.

Para que todas essas características possam ser efetivas, existe por trás da nuvem toda uma camada de infraestrutura espalhada pelo mundo que suporta todas as operações online.

Também é importante destacar que uma nuvem pode ser privada ou pública. Uma nuvem pública vende serviços para qualquer pessoa na internet. Já a nuvem privada é uma rede proprietária ou um data center que fornece serviços hospedados a um número limitado de pessoas, com determinadas configurações de acesso e permissões.

Seja privado ou público, o objetivo da computação em nuvem é fornecer acesso fácil e escalável aos recursos de computação e serviços de TI.

Cenário da computação na nuvem no Brasil

Em território nacional, a computação na nuvem amadureceu com rapidez. Empresas de todos os portes já aderiram a essa tecnologia e a tendência é que cada vez mais empresas e pessoas físicas comecem a desfrutar de todos os benefícios de cloud computing.

A transformação digital, processo contínuo dentro do mercado, é um fator que impulsiona ainda mais o avanço da computação na nuvem no país. Diversas soluções surgem todos os dias já adaptadas para esse cenário.

O fato da computação na nuvem guardar com segurança documentos e arquivos independente de problemas no computador ou disco rígido faz com que ela seja de grande importância para empresas. Além disso, a sua grande capacidade de armazenamento faz com que não seja necessário ter em mãos uma máquina com muito espaço, pois cada arquivo é guardado em servidores remotos.

E a sua empresa, já usa computação na nuvem? Conheça aqui como escolher o software ideal e evoluído diante da necessidade do seu negócio! 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente