O amplo acesso à tecnologia faz com que sejamos consumidores mais antenados, curiosos e impacientes. Nesse cenário, a possibilidade de comprar online, de uma maneira mais rápida e cômoda, transformou o e-varejo em setor promissor, fazendo com que o contingente de lojas online cresça a taxas de 20% ao ano, segundo o BigDataCorp.
Mas, como em qualquer negócio, para investir no comércio digital o primeiro passo é planejar, definindo objetivos e metas, modelo de negócio, etc. A partir das definições estratégicas, chega o momento de escolher a melhor plataforma de gestão. O cuidado na definição da ferramenta tem a capacidade de garantir que o investimento inicial seja sustentável, já que os custos de manutenção e gestão de uma loja online serão responsáveis por boa parte do seu desencaixe mensal e variam de acordo com as necessidades do seu projeto.
E para que você seja certeiro na hora de implementar seu negócio virtual, reunimos algumas dicas úteis para ajudá-lo a definir a escolha da sua plataforma de e-commerce. Confira:
Identidade de marca: sua loja precisa ser personalizada
A identidade visual é um elemento fundamental para a estratégia de marca de qualquer empresa. Elementos como logo, letering, cores, fontes, discurso e linguagem precisam estar alinhados para expressar a essência do negócio, tornando-o reconhecível (e, logo, próximo) para o seu público.
Por isso é tão importante contar com uma plataforma que possibilite a personalização da sua página. É preciso deixar a sua loja virtual com a cara da sua marca, indo ao encontro da credibilidade que você quer passar para o seu público.
É claro que uma página bonita, moderna e fácil de navegar contribui para atrair a audiência e aumentar as taxas de conversão em vendas. Mas não é só isso. Ao apresentar um e-commerce que está de acordo com o visual da sua empresa, você está aumentando as chances de construir uma relação sólida com os clientes, trabalhando, principalmente, com a confiança que eles têm na sua marca.
Sistema de integração de processos
Quanto mais sucesso a sua loja virtual tiver, maior será a demanda de pedidos. E você precisa estar preparado para receber todas essas encomendas da maneira mais organizada possível. Por isso, é essencial que a sua plataforma tenha uma funcionalidade como o Planejamento de Recurso Corporativo ou, do inglês, Enterprise Resource Planning (ERP).
O ERP é um sistema capaz de integrar todos os processos de uma compra. Ou seja, com ele, é possível gerenciar pedidos, organizar estoques, emitir notas fiscais eletrônicas, entre outros recursos. Dessa forma, concentrar as informações do seu negócio em um só lugar, bem como agilizar o atendimento aos clientes – deixando-os bem mais satisfeitos, diga-se de passagem –, tornaram-se tarefas bem mais fáceis.
Suporte sempre que você precisar
Um dos benefícios mais importantes que o fornecedor da sua plataforma de e-commerce deve oferecer é o suporte a qualquer hora, por qualquer canal. Imagine que a sua e-loja apresentou um problema no sábado pela manhã. Se o seu fornecedor disponibilizar o suporte apenas em horário comercial, você terá que esperar até segunda-feira pela manhã para normalizar o seu sistema, o que pode representar uma grande perda de clientes e faturamento.
Portanto, na hora de implementar a sua loja virtual, procure fornecedores com equipes qualificadas, que realmente entendam do assunto e estejam dispostas a lhe ajudar assim que você precisar. Não se esqueça que, nesse cenário, você é o cliente e também merece um atendimento rápido e eficiente, seja por telefone, HelpDesk, e-mail, entre outros.
Treinamento que cabe no seu bolso
A implementação de uma plataforma de e-commerce por si só já gera um custo para a sua empresa. Se você ainda precisar contratar profissionais especializados para mexer na ferramenta, é provável que esse investimento custe mais caro do que o previsto.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que uma boa plataforma de e-commerce apresenta diversas funcionalidades, já que o seu papel é suprir as necessidades do seu negócio e gerar valor para a sua marca. Mas para que tudo dê certo, é importante que você saiba alimentar o sistema sem que isso tenha um custo elevado.
É por isso que, hoje, existem plataformas de e-commerce que, além de serem intuitivas, já incluem treinamentos por meio de tutoriais em vídeo ou documentos para ajudar você a aprender tudo o que é preciso para explorar as possibilidades do sistema e, assim, potencializar ainda mais as suas vendas.
Pagamento facilitado
Hoje, uma loja virtual é capaz de oferecer diversas opções de pagamento, como cartão de crédito, débito em conta ou boleto. Essa é uma facilidade que faz muita diferença na hora de o consumidor decidir pela compra. Por isso, estar preparado para atender às necessidades do seu público nesse quesito faz toda a diferença.
Nesse sentido, é importante investir em uma plataforma que oferece essa variedade de opções. A partir da implantação de ferramentas que permitem fazer transações diretamente com bancos e operadoras de cartão de crédito, você pode deixar o seu cliente mais à vontade para decidir como pagar a compra.
Opções de frete
É comum que, ao finalizar uma compra no e-commerce, o consumidor se incomode com o prazo de entrega ou o valor do frete e acabe abandonando o carrinho. Mas é possível reverter esse cenário, evitando a perda de clientes por essa razão, desde que você conte com uma plataforma que permita diversificar as opções de frete.
Para deixar que os próprios consumidores escolham a melhor opção de entrega das suas compras, é preciso investir em uma ferramenta capaz de realizar entregas em todo o País, sendo integrada com o sistema dos Correios ou de transportadoras para que seja feito o cálculo correto do valor do frete. Junto a isso, ter a possibilidade de oferecer desconto ou isenção na entrega pode ajudar a alavancar as suas vendas.