E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
O dia dos namorados é uma data carregada de sentimentalismo e para o setor de e-commerce é a hora perfeita para lucrar ainda mais.
O dia é bastante significativo para a sazonalidade e uma engrenagem para aumento de tráfego e faturamento da sua loja online, afinal o 12 de junho é a terceira data mais lucrativa do ano para o e-commerce.
Normalmente os picos de compras começam no final de maio e se estendem até a própria data de comemoração.
Na opinião dos e-consumidores, comprar pela internet além de oferecer o conforto de comprar um presente da sua preferência sem sair de casa e enfrentar lojas cheias e filas para pagar, permite que o presente seja entregue na porta da casa do presenteado, mesmo com muitos quilômetros de distância entre o casal.
Ainda, o dia dos namorados é considerado uma data com um dos maiores faturamentos do setor e merece do lojista total dedicação.
Segundo o E-bit, no ano de 2016, em apenas 15 dias a data movimentou R$ 1,65 bilhão apenas no comércio eletrônico e contou com um valor de ticket médio de R$ 410 e 4 milhões de pedidos registrados no período – um aumento de 16% em relação a 2015.
Para 2017, os valores do ticket médio ao redor do mundo será de:
Este ano, apesar de todo momento delicado que o País está passando, é esperado no Brasil um faturamento de R$ 1 bilhão, tudo isso apenas no comércio eletrônico.
Pensando no quanto sua loja virtual pode lucrar, elaboramos o checklist definitivo para obter sucesso nas suas vendas:
Confira abaixo cada um desses itens detalhados:
De acordo com a E-bit, em 2016, os produtos mais vendidos na data, oferecem uma boa pista para montar a estratégia de venda da sua loja virtual para este ano.
Ranking 2016:
Claro, o que deve ser levado em conta é o padrão de comportamento de seus clientes.
Se possível, trace uma linha comparativa de aumento de vendas de um produto específico vendido ano passado no dia dos namorados, estude se os itens são compras recorrentes ou se aumentaram apenas na data e se prepare para lucrar estrategicamente com possivelmente estes mesmos produtos.
Para fazer a diferença para o consumidor na hora da compra, não adianta só atender suas necessidades básicas, fazer apenas o trivial.
Para mudar esse cenário, o mais interessante é oferecer ao seu cliente descontos, benefícios exclusivos e diferenciação na forma de pagamento, por exemplo.
Uma boa ideia para chegar a um preço atrativo para o consumidor é compor dois ou mais produtos para garantir um valor de frete mais baixo ou comprar mais mercadorias que o normal com seus fornecedores, para que seja possível ter mais descontos em cima de cada peça na hora da venda.
O seu cliente gosta de ser bem cuidado, por isso, porque não pensar em embalagens únicas sem nenhum custo extra, por exemplo?
Ou ainda, oferecer um brinde para o consumidor que comprar a partir de X reais.
Todo diferencial colabora para mais conversões de venda.
Se sua loja virtual já comercializa ou vai começar a comercializar itens relacionados ao dia dos namorados, inicie hoje mesmo as divulgações dos produtos da sua loja.
Quanto antes ocorrer a divulgação, menos concorrência você terá, além de permitir ainda mais tempo para aumentar suas estratégias de visibilidade do seu comércio eletrônico.
Estude ações que utilizem, por exemplo, e-mail marketing, redes sociais e demais canais de comunicação tanto quanto for possível.
Mesmo em datas de grande demanda para o mercado de e-commerce, ser pontual com as entregas e manter seu estoque em dia é primordial.
Para que isso não ocorra, trabalhe com prazos de entrega e informações de capacidade de estoque realistas.
Caso você detecte que sua loja não conseguirá trabalhar com prazos, contrate profissionais extras e identifique pontos de melhoria para otimizar sua logística.
Leve em consideração os pilares básicos da operação: faturamento, picking, packing e postagem e lembre-se que se sua loja seguir à risca uma entrega de qualidade, a chance de seus clientes voltarem a fazer negócio com você são enormes.
Usar a estratégia do marketplace possibilita de ampliação de venda, com uma audiência ainda maior.
Além de tudo, os sites de varejo fazem uso de layouts personalizados para o dia dos namorados.
Lembre-se de ambientar seu site para o dia dos namorados, deixando-o com o clima mais romântico possível.
Use banners na página inicial para sinalizar e lembrar ao consumidor da data.
Produza as peças com imagens que chamem a atenção ce leve em consideração bastante criatividade
Atente-se a tirar os anuncios caso seu estoque venha a acabar, para que seu cliente não fique confuso e tente adquirir um produto que não está mais disponível.
Evite a expectativa do consumidor!
Comunique de todas as formas possíveis seus clientes e prospects, faça que a mensagem que você deseja passar chegue às pessoas certas, da maneira que deve ser transmitida, afinal quanto mais próximo, mais impactado assertivamente os consumidores serão pelas suas campanhas.
Afinal, imagine o quanto seu cliente ficará satisfeito com uma empresa que se dedica a saber o que ele gosta?
Principalmente em datas comemorativas, use e abuse de conteúdos bem estruturados para chamar a atenção do seu cliente.
Ofereça dicas de presentes, conte histórias românticas de consumidores, faça textos sobre os produtos.
Produza também, boas peças de e-mail marketing e deixa o clima do dia dos namorados falar mais alto na hora de produzir seus textos.
Boas vendas para seu e-commerce!