4 dicas para manter o RH atualizado com as novidades do eSocial
Recursos humanos

4 dicas para manter o RH atualizado com as novidades do eSocial

Por Luziene Alves, Analista de Implantação na Linx.

Conheça 4 dicas para que o RH da sua empresa fique atualizado com as novidades do eSocial e não perca nenhuma data importante no calendário!

1) Conheça o Programa

 O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) é um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014 e está vigente desde 2018.

Através do programa, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do eSocial. O modelo digital não trouxe nenhuma alteração na Legislação vigente, pois sabemos que todos os dados exigidos já fazem parte da rotina do Departamento Pessoal que hoje ao contrário do que era controlado em papel e em outras plataformas, vem se tornando cada vez mais digital. Com a entrada em operação do novo sistema, ele será o único meio de transmissão de informações ao Governo Federal.

Desta forma, é muito importante conhecer na integra o projeto, suas premissas, para ficar por dentro de todas as exigências.

2) Fique por dentro das novidades do eSocial

 Recentemente o Projeto passou por uma simplificação, e este ano (2021), trouxe algumas novidades importantes que abrangem principalmente a área de Recursos Humanos e fiscal. Entre as novidades da simplificação, podemos citar a entrada em vigor, em 17/09/2021, da versão simplificada, intitulada de S-1.0.

Com a entrada da nova versão, toda a documentação do eSocial sofreu alterações, foram mais de 10 eventos excluídos e diversos campos reduzidos. É importante ressaltar que esses ajustes refletem diretamente na rotina da empresa, pois atualmente este é o principal meio de entrega das obrigações previdenciárias, fiscais e trabalhistas.

Outra atualização importante é sobre o calendário de implantação, o cronograma está dividido por grupo de empresas e cada grupo, possui fases definidas. Podemos destacar a 4ª fase do grupo 1, que devem ser enviadas a partir de 13 de outubro de 2021.

Com isso, destacamos a importância de manter-se atualizado com essa obrigatoriedade, devendo estar atento a todas as mudanças. Hoje podemos citar a tecnologia como um aliado, pois os recursos de mídias sociais e sites são ricos em conteúdos gratuitos e de qualidade, apenas deve-se atentar as fontes confiáveis, como por exemplo o Blog da Linx, aqui você vai encontrar diversos artigos sobre Recursos Humanos e tecnologia para alavancar seu negócio.

cronograma novidades no esocial
Cronograma Oficial do eSocial – Fonte: www.gov.br

3) Use a tecnologia a seu favor

 Após se inteirar de todas as informações pertinentes, é importante manter o seu software de folha de pagamento sempre atualizado, sabemos que preservar as informações de acordo com a legislação é um grande desafio para as empresas, por isso a importância de contar com soluções de tecnologia confiáveis, como a da Humanus, que trazem redução de custos, evitando erros e elevando a eficiência do seu RH.

4) Mantenha o sistema e recursos da empresa atualizados

 Por último, e não menos importante, é necessário testar e validar todas as informações que sofreram alterações com a atualização da versão do eSocial. Não deixe para ativar a versão atual S-1.0 na última hora.

Apesar de existir um período de convivência entre a versão antiga e a atual, essa opção de convivência é uma oportunidade para que as empresas possam gradativamente validar e preparar seus sistemas de folha, essas validações, identificando assim, possíveis problemas que poderiam surgir após o término desse período de convivência que está previsto para encerrar em 09/03/2022.

Infográfico eSocial Simplificado

Após essa data, todos os eventos passam a se basear somente na versão S-1.0. Lembre-se, toda mudança requer adaptações, e a melhor maneira de lidar com elas, é sendo protagonista de seus resultados e ações. Fique atento às novidades do eSocial!

Assine a newsletter do blog da Linx e fique por dentro das novidades para o seu negócio!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente