Recursos humanos
3 ferramentas para gestão de pessoas no varejo
Descubra como a tecnologia pode impactar positivamente o seu negócio, trazendo agilidade, escala e eficiência para a sua gestão de
O câncer de próstata é uma doença lenta e muito silenciosa. Segundo os dados do INCA, um em cada nove homens será diagnosticado com esse tipo de câncer ao longo da vida.
No mês de novembro é realizada a campanha nacional do Novembro Azul, que reforça a importância da saúde do homem. Esse movimento visa conscientizar sobre a relevância do câncer de próstata e também incentivar a sua prevenção.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada nove homens será diagnosticado com esse tipo de câncer ao longo da vida. Além disso, essa é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Os dados do INCA mostram que, para cada ano do triênio 2020/2022, serão diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata.
O câncer de próstata é uma doença lenta e silenciosa e ocorre em homens com mais de 65 anos, mas o grande desafio é o diagnóstico tardio, por isso é importante falar sobre o tema para conscientizar a população e, principalmente, fazer a prevenção. Apesar de ser raro, de acordo com estatísticas do INCA, estima-se que 2% dos casos mundiais da doença sejam de jovens. Vale ressaltar que, quando o diagnóstico acontece na fase inicial a chance de cura chega a 90%. Mas, a probabilidade tende a diminuir se a gravidade do tumor aumentar.
Atualmente, as empresas têm um papel importante e estratégico de abraçar essa causa e cuidar da saúde dos colaboradores. Diante disso, vamos apresentar algumas boas práticas para incentivar os cuidados com a saúde do homem.
Envie e-mails informativos ou divulgue informações através de cartilhas dentro da empresa, o mais importante é fornecer acesso à informação. Esses materiais devem conter dados sobre a doença, sintomas, tratamentos e, o mais importante: devem incentivar o diagnóstico precoce.
Uma forma de criar conexões é por meio de histórias de superação e vitória. Para quebrar o tabu em relação à prevenção do câncer de próstata é interessante reforçar que a doença é séria, mas pode ser combatida. Trazer pessoas que passaram por esse desafio e mostrar para outros homens a importância de se cuidar é uma ótima iniciativa. Além de realizar esse bate-papo nas empresas, também podem ser feitos vídeos reflexivos com depoimentos durante a ação do Novembro Azul.
Não adianta apenas fazer um discurso bonito. A empresa precisa demonstrar, na prática, sua preocupação com a saúde dos colaboradores. É importante que as organizações liberem aqueles funcionários que se enquadram no grupo de risco da doença para fazer o exame. Se o plano de saúde oferecido aos funcionários cobrir totalmente ou parcialmente, deve ser informado também.
Durante as ações do Novembro Azul é interessante propor um desafio digital para saber se o colaborador está com hábitos saudáveis, se apresenta algum sintoma da doença, fazer um checklist em relação à saúde do funcionário. Em cada etapa concluída, ele pode conquistar algum brinde no fim do mês por causa do autocuidado.
Os hábitos saudáveis são requisitos para prevenir o câncer de próstata. Que tal promover algum tipo de atividade física? Corridas, futebol, vôlei, funcional ou qualquer outra modalidade de exercício. O importante é fazer os funcionários se movimentarem e essa ação de conscientização do Novembro Azul pode ser o pontapé inicial dessa iniciativa.
Para realizar esses tipos de campanhas dentro das empresas, é preciso fazer um planejamento e ter um sistema de apoio para controlar e medir a efetividade das campanhas. Atualmente já existem softwares de gestão de RH para auxiliar nesse processo, como é o caso do Linx Humanus, que ajuda a desenvolver seu time de recursos humanos.
Quer saber mais? Entre em contato conosco, e peça uma demonstração do produto!