Novembro Azul: descubra como conscientizar os colaboradores
Recursos humanos

Novembro Azul: descubra como conscientizar os colaboradores

O câncer de próstata é uma doença lenta e muito silenciosa. Segundo os dados do INCA, um em cada nove homens será diagnosticado com esse tipo de câncer ao longo da vida.

No mês de novembro é realizada a campanha nacional do Novembro Azul, que reforça a importância da saúde do homem. Esse movimento visa conscientizar sobre a relevância do câncer de próstata e também incentivar a sua prevenção. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada nove homens será diagnosticado com esse tipo de câncer ao longo da vida. Além disso, essa é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Os dados do INCA mostram que, para cada ano do triênio 2020/2022, serão diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata.

O câncer de próstata é uma doença lenta e silenciosa e ocorre em homens com mais de 65 anos, mas o grande desafio é o diagnóstico tardio, por isso é importante falar sobre o tema para conscientizar a população e, principalmente, fazer a prevenção. Apesar de ser raro, de acordo com estatísticas do INCA, estima-se que 2% dos casos mundiais da doença sejam de jovens. Vale ressaltar que, quando o diagnóstico acontece  na fase inicial a chance de cura chega a 90%. Mas, a probabilidade tende a diminuir se a gravidade do tumor aumentar. 

Atualmente, as empresas têm um papel importante e estratégico de abraçar essa causa e cuidar da saúde dos colaboradores. Diante disso, vamos apresentar algumas boas práticas para incentivar os cuidados com a saúde do homem. 

novembro azul

Como promover o Novembro Azul na sua empresa

1. Distribua materiais sobre o tema

Envie e-mails informativos ou divulgue informações através de cartilhas dentro da empresa, o mais importante é fornecer acesso à informação. Esses materiais devem conter dados sobre a doença, sintomas, tratamentos e, o mais importante: devem incentivar o diagnóstico precoce. 

2. Divulgue histórias inspiradoras

Uma forma de criar conexões é por meio de histórias de superação e vitória. Para quebrar o tabu em relação à prevenção do câncer de próstata é interessante reforçar  que a doença é séria, mas pode ser combatida.  Trazer pessoas que passaram por esse desafio e mostrar para outros homens a importância de se cuidar é uma ótima iniciativa.  Além de realizar esse bate-papo nas empresas, também podem ser feitos vídeos reflexivos com depoimentos durante a ação do Novembro Azul. 

3. Libere os colaboradores para fazerem os exames

Não adianta apenas fazer um discurso bonito. A empresa precisa demonstrar, na prática, sua preocupação com a saúde dos colaboradores. É importante que as organizações liberem aqueles funcionários que se enquadram no grupo de risco da doença para fazer o exame. Se o plano de saúde oferecido aos funcionários cobrir totalmente ou parcialmente, deve ser informado também. 

4. Faça pesquisas e crie desafios

Durante as ações do Novembro Azul é interessante propor um desafio digital para saber se o colaborador está com hábitos saudáveis, se apresenta algum sintoma da doença,  fazer um checklist em relação à saúde do funcionário. Em cada etapa concluída, ele pode conquistar algum brinde no fim do mês por causa do autocuidado. 

5. Incentive hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis são requisitos para prevenir o câncer de próstata. Que tal promover algum tipo de atividade física? Corridas, futebol, vôlei, funcional ou qualquer outra modalidade de exercício. O importante é fazer os funcionários se movimentarem e essa ação de conscientização do Novembro Azul pode ser o pontapé inicial dessa iniciativa.

Para realizar esses tipos de campanhas dentro das empresas, é preciso fazer um planejamento e ter um sistema de apoio para controlar e medir a efetividade das campanhas. Atualmente já existem  softwares de gestão de RH para auxiliar nesse processo, como é o caso do Linx Humanus, que ajuda a desenvolver seu time de recursos humanos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, e peça uma demonstração do produto!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!