Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Novas formas de pagamento surgem a todo momento e com soluções tecnológicas sólidas e que integrem digital e físico o varejo pode se adaptar rapidamente
O varejo é o setor que sente mais rapidamente todas as mudanças de comportamento dos consumidores e, por isso, é diretamente impactado por qualquer transformação do mercado. Um bom exemplo disso é a revolução dos meios de pagamento que temos visto nos últimos dois anos.
A digitalização do comportamento dos consumidores e a migração das formas de pagamento para soluções instantâneas caminham lado a lado. A facilidade dos clientes com o uso do celular aumenta o uso de QR Codes e acelera a adoção do Pix, por exemplo.
O meio instantâneo de pagamentos criado pelo Banco Central em novembro de 2020 já responde por 11,5% do número de pedidos no e-commerce brasileiro. Embora seja usado para transações de menor valor, representa uma grande tendência e precisa estar no mapa estratégico do varejo.
Isso acontece porque, atualmente, o comportamento do cliente brasileiro gira em torno de dois grandes vetores:
Nesses dois vetores, oferecer uma boa experiência de compra para os clientes é essencial. De acordo com um estudo da PwC, 73% dos consumidores dizem que a experiência que recebem na loja é um fator importante em suas decisões de compra. Na América Latina, 49% dos consumidores mudam de marca após uma única experiência ruim, mesmo amando o produto ou a empresa.
Varejistas que aceitam as novas formas de pagamento conseguem entregar melhores experiências para seus clientes e, com isso, aumentam a chance de fidelização do público. Isso acontece porque, quanto mais convenientes, rápidos e práticos forem os pagamentos, maior a possibilidade de o cliente preferir sua loja em vez de um concorrente.
Esse é um comportamento que se acelerou durante a pandemia, quando mais clientes experimentaram novas modalidades de pagamento. Pix, pagamento via WhatsApp, QR Codes e carteiras digitais passaram a fazer parte do dia a dia dos consumidores e ganharam espaço nos pontos de venda. E isso muda tudo! Para quem deseja continuar a crescer, é preciso se adaptar às novas formas de pagamento.
Buscar a inovação em meios de pagamento é uma missão delicada. Para usar apenas um exemplo, oferecer a possibilidade de pagamento com criptomoedas é uma tendência, mas é preciso adaptar os sistemas tecnológicos (como o ERP e o gateway de pagamento) para cumprir todos os requisitos de segurança e impedir vazamento de informações.
Vale a pena estar atento ao desenvolvimento de novas formas de pagamento, pois eles poderão ser uma parte importante do seu negócio:
Quanto mais o mercado brasileiro diminui o uso de meios tradicionais, como dinheiro e cheques, e passa a adotar meios digitais, mais cuidado é preciso ter com a segurança dos sistemas e com a integração de dados.
A adoção de novos meios de pagamento, quando bem realizada, pode impulsionar suas vendas e gerar uma série de vantagens para a gestão do negócio. Mas é preciso estar atento a vários fatores para que isso aconteça:
Quando os clientes compram na loja física, eles buscam praticidade, segurança e velocidade no pagamento. Inúmeras pesquisas já indicaram o momento do checkout como a fase mais estressante do processo de compra – e reduzir ou eliminar essa etapa é uma forma segura de melhorar a experiência de consumo.
Por isso, seu negócio precisa usar bem a tecnologia para simplificar e gerenciar as transações financeiras. Utilize soluções de meios de pagamento pensadas para facilitar o dia a dia do varejo e deem velocidade ao processamento de cartões de crédito e débito, QR Codes, carteiras digitais e Pix. O ideal é contar com soluções que aceitem multiadquirência (trabalhem com vários adquirentes e evitem a paralisação das vendas se houver algum problema com um determinado fornecedor) e estejam integrados a terminais TEF para aumentar a mobilidade dentro da loja, nas entregas via delivery ou em vendas externas.
O forte crescimento do varejo online nos últimos dois anos (41% em 2020, 27% em 2021, segundo o relatório Webshoppers) mostra que o digital faz parte do dia a dia dos consumidores. Isso faz com que seu e-commerce tenha que estar preparado para processar pagamentos rapidamente e com eficiência. O uso de recursos como links de pagamento permite que vendas não presenciais aconteçam até mesmo no WhatsApp do cliente, trazendo ainda mais comodidade para o público – e vendas extras para a sua loja.
Cada vez mais, o varejo é um mix entre físico e digital. Compras online fechadas na loja física ou vendas presenciais que começam com uma mensagem no celular fazem parte do cotidiano dos clientes – e de uma parcela cada vez maior dos varejistas. Se o seu negócio ainda tem dificuldade em lidar com esse ambiente híbrido, é hora de atualizar suas formas de pagamento.
A integração entre online e offline e o uso de uma solução de meios de pagamento centralizada garante que sua loja consiga fazer vendas a partir das principais carteiras digitais do mercado. Para o consumidor, é muito simples: acesse o QR Code no caixa da loja e transfira o dinheiro para a conta do varejista. Para o varejo, além da simplicidade, esse modelo traz aprovação imediata da transação, comunica modernidade e facilita a gestão do negócio.
A adaptação da sua loja às novas formas de pagamento disponíveis (e aos que serão desenvolvidos nos próximos anos) é importante para aumentar a eficiência operacional, acompanhar a evolução do mercado e fidelizar os clientes. Para que isso aconteça, seu negócio precisa contar com uma infraestrutura sólida de pagamentos, capaz de entregar modernidade e agilidade. E a hora de começar a fazer isso é agora.
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