E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
Hoje é o Dia Nacional da Inovação, comemorado anualmente na data de 19 de outubro com uma finalidade: incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, científico e intelectual de todos os campos de atuação do país. Criada em 2010, a data nasceu para auxiliar no desenvolvimento de uma economia sustentável e competitiva no mercado brasileiro.
Em todo o país, escolas e instituições realizam palestras, workshops e diversas atividades procurando discutir o papel da inovação ao longo dos próximos anos. Para discutir esse tema, separamos algumas dicas de Bruno Garfinkel, membro do Conselho de Administração da Porto Seguro.
O executivo, presente da oitava edição do Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias, realizado pelo Grupo Bittencourt em parceria com a Linx, contou como a empresa, após 45 anos de mercado, encontrou na inovação uma oportunidade de revigorar os seus negócios.
Mesmo líder no segmento de automóvel, idealizadora de mais de 40 produtos diferentes, receita na casa dos R$ 16 bilhões e 30% de market share brasileiro, por que a Porto Seguro decidiu inovar? Segundo Garfinkel, uma empresa que representa a liderança deve se diferenciar por meio da inovação, “fazendo o que os concorrentes não querem fazer”. “A inovação não é só fechar a conta. É sobre fazer logo, errar logo e consertar logo”, afirma.
Confira algumas dicas do executivo abaixo:
1. Pioneirismo é palavra-chave
Bruno Garfinkel tem orgulho em contar como a Porto Seguro, uma empresa com mais de quatro décadas, trabalha há tanto tempo lado a lado com a inovação. Segundo o executivo, pioneirismo é palavra de ordem dentro da empresa. Para ilustrar a importância da inovação no negócio, cita os casos dos “lanchinhos” para os clientes que aguardam o atendimento da Porto e as parcerias com estacionamentos, dando descontos aos clientes e consequentemente diminuindo as chances de roubos. “Parece pouco, mas essas ideias fazem muita diferença para os nossos clientes. E pensar, desenvolver e estruturar isso foi consequência de uma empresa que está aberta à inovação.”
2. Repense o problema
Outro clássico caso citado por Garfinkel é o das luzes de freio. A tecnologia, que hoje nos parece comum e até mundana, foi na verdade inovação há muito tempo atrás. E quem a criou foi a Porto Seguro, buscando diminuir os acidentes na parte traseira dos veículos – em que normalmente a empresa precisava sanar com os custos. “Quanto menor o número de acidentes, melhor para os nossos clientes e melhor para a nossa empresa.”
3. O cliente é seu principal aliado
O cliente, aliás, é quem dita a regra na empresa, de acordo com o executivo. “Fazemos de tudo para ouvir os nossos clientes e as nossas equipes”, diz Garfinkel. Segundo o conselheiro, os próprios escritórios da Porto Seguro não possuem portas ou divisórias. “Sem salas e sem paredes. Queremos os nossos gestores próximos dos problemas que os clientes apontam.”
4. Trabalhe duro
“Acorde antes da concorrência e vá dormir depois”, afirma Garfinkel. Segundo o executivo, uma empresa que emprega mais de 15 mil funcionários não pode deixar de trabalhar duro. Para isso, a equipe de inovação da Porto Seguro trabalha muito, “fazendo o que os concorrentes não querem e não conseguem fazer”. “Inovação não é só fechar a conta. Tem que fazer logo, errar logo e consertar logo”, diz o executivo.
5. Abrace a inovação
Há menos de dois anos atrás a Porto Seguro decidiu inovar radicalmente: englobou sobre seu guarda-chuva uma aceleradora, a Oxigênio. O grande objetivo dessa iniciativa foi estimular o empreendedorismo e oferecer suportes para startups brasileiras. Além de auxiliar empreendedores com negócios embrionários a ter sucesso, a iniciativa se transformou em uma grande oportunidade para revigorar a própria Porto Seguro. “Temos que entender essa ‘cabeça de startup’. Com isso, fica mais fácil aplicar inovação no desenvolvimento dos nossos produtos e serviços, gerando mais negócios e possibilidades para os nossos clientes.”