
Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Por Valdeana Lopes Bibo, Executiva Comercial na Linx
Muito se fala da necessidade de se adaptar ao “novo normal”, desde que fomos surpreendidos pela pandemia do Covid-19 no início de 2020. Por uma questão de segurança pública, as pessoas se recolherem dentro de suas casas impedindo assim o contato presencial, mas sem anular suas necessidades de consumo. Pelo contrário, aumentando.
Por isso, clientes buscaram meios de continuarem sendo atendidos, porém com outros critérios: segurança, delivery, negociações e transações por meios de pagamentos digitais.
A comunicação pessoal passou a ser através de ligações, WhatsApp e chamadas de vídeo, e a vida profissional migrou para as plataformas digitais, com o novo ambiente de trabalho invadindo o cantinho de nossa casa. Ou seja, um verdadeiro divisor de águas que atingiu diretamente a maneira como vivíamos e nos relacionávamos. Consequentemente, houve uma brusca mudança nos hábitos, perfis e comportamentos dos consumidores.
Sem tempo de planejar a médio e longo prazo, foi preciso improvisar, correr riscos e se reinventar para manter-se no mercado. De portas fechadas os estabelecimentos não tiveram alternativas senão se adaptar ao novo cenário, e coube a cada empresário encontrar soluções de melhorias e inovações para não ser engolido.
A busca por informação na urgência de se adaptar foi crucial para que essa movimentação de físico para digital acontecesse da forma menos dolorosa possível.
Os impactos foram e serão muitos e as consequências serão sentidas por um longo tempo. Com certeza o hábito e a constância tornarão essa evolução digital abrupta em um processo simples e natural, porém, antes, será preciso sobreviver a ela.
O desafio de lidar com o desconhecido em meio a tantas incertezas fez com que algumas empresas encerrassem suas atividades, em contrapartida, fez com que muitas encontrassem valiosas oportunidades de expandir e crescer em meio ao caos.
A resposta que chego é que a pandemia trouxe consigo a urgência de buscar informações sobre o mundo digital, que passou a assumir o controle do delicado momento em que vivemos, mas principalmente trouxe a necessidade de conhecer profundamente o próprio negócio, que para qualquer segmento é fundamental, mas para o segmento farmacêutico é primordial.
Convido o leitor a pensar a respeito, analisando alguns pontos de sua empresa antes da pandemia:
Após essa análise, será mesmo que podemos responsabilizar a pandemia por absolutamente todo contexto negativo que muitos empresários veem enfrentando? A conclusão que chego é simples. Não é e nunca será fácil empreender e os desafios serão muitos!
Administrar requer conhecimento de múltiplas áreas e muitos empresários descobriram o quão valioso é estar de mãos dadas com um parceiro solido, que ofereça uma gama de opções de soluções para atender a individualidade de cada cliente e principalmente a busca por inovação.
A pandemia impactou o cenário comercial e financeiro a nível mundo, mas uma gestão sem qualidade traz, por si, diversos problemas.
Atrevo-me a dizer que agora o concorrente mais desleal do seu negócio é você mesmo.
Então, como posso te ajudar? Vamos evoluir juntos?
Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.