E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
O uso de ferramentas de retargeting e de Ads ajuda o varejo a melhorar suas vendas na época mais importante do ano. Saiba como aproveitar o Natal com as estratégias de Retargeting e Ads.
Depois de uma Black Friday com desempenho “tímido”, uma dúvida ronda a cabeça dos empresários, executivos e gestores do setor: como vender mais neste Natal? A expectativa era que o bimestre novembro/dezembro ajudasse o varejo a assumir de vez um compasso de retomada, mas com uma Black Friday que foi positiva, mas não foi espetacular, a pressão aumenta.
A boa notícia é que ainda dá tempo de revisar os planos e buscar novos caminhos para impulsionar as vendas no período de Natal. Falta pouco tempo, mas o uso estratégico de soluções tecnológicas abre possibilidades para varejistas dos mais variados segmentos.
Para que isso aconteça, a estratégia promocional neste fim de ano precisa focar em dois pontos:
Trazer o cliente de volta costuma ser uma alternativa mais lucrativa do que conquistar novos clientes. Isso acontece em primeiro lugar porque o investimento necessário para trazer de volta quem já comprou é menor do que o investimento para convencer um cliente a sair da concorrência e comprar na sua loja. Como se não bastasse, quanto mais o cliente compra em sua loja e gosta da experiência, maior tende a ser o ticket médio.
O retargeting é uma ferramenta estratégica para trazer de volta o cliente da Black Friday. Campanhas de marketing e retargeting baseadas na intenção do consumidor conseguem gerar vendas de uma maneira menos invasiva, alinhando o que o cliente deseja e o que o varejista está oferecendo. Por isso, o retargeting é a chave para o aumento das vendas.
Não é à toa que essa forma de trabalhar campanhas de marketing foi considerada uma das 5 grandes tendências digitais do varejo para este ano. E o retorno dos clientes para as lojas físicas aumenta ainda mais a importância do retargeting: em um ambiente omnichannel, reconhecer a movimentação do consumidor em toda a jornada de compra aumenta a possibilidade de oferecer o item que o cliente deseja, no momento correto.
Ao recuperar clientes por meio de segmentações, recomendações e personalizações, o lojista passa a ter a capacidade de impactar o consumidor de diversas maneiras: pelo aplicativo, e-mail marketing, publicidade em sites de terceiros e até mesmo em mensagens, chatbots e atendimento pessoal. Com o retargeting, o lojista aumenta a possibilidade de se relacionar de forma certeira com o cliente, o que contribui para aumentar as vendas para o Natal.
Tanto a indústria quanto o varejo têm um grande desafio, que se torna ainda maior em períodos de intensas ações promocionais (como é o caso do Natal): dar visibilidade aos seus produtos. Especialmente em setores com um sortimento muito amplo, em que muitos itens podem atender à necessidade do consumidor, estar visível é essencial para impulsionar as vendas.
No varejo digital, quem não aparece não vende. Mas não basta investir em publicidade: é preciso investir corretamente. O consumidor não gosta de ser impactado por spam, mas ama receber uma boa indicação do produto que ele está buscando. Não importa se é um vinho ou uma televisão de 60 polegadas: a publicidade no contexto do consumidor, no formato correto, faz toda a diferença.
Para isso, é essencial contar com uma solução de Ads que permita segmentar a comunicação por produto, categoria e perfil de comportamento do consumidor. A nova realidade do relacionamento com o cliente se baseia no uso estratégico dos dados para desenvolver diferentes caminhos de engajamento, que respeitem os interesses do consumidor e sejam consultivos – em vez de invasivos.
Plataformas de Ads que gerenciam em tempo real a performance das campanhas e permitem ajustar rapidamente o que é apresentado para cada cliente impulsionam a taxa de conversão, trazem mais público e aumentam o ticket médio. É por isso que o lojista que quer vender mais neste Natal precisa atrair, engajar e reengajar clientes de forma personalizada, tanto nos marketplaces quanto nos resultados de busca.
Para vender mais, todo lojista precisa dar mais visibilidade e alcance para seu catálogo. O uso de tecnologia para analisar dados de comportamento do consumidor faz com que o varejo aumente seu entendimento do que o cliente deseja em cada momento e possa ser mais relevante em cada interação.
A adoção de soluções plug and play, que podem ser implementadas rapidamente, dá ao varejo digital a capacidade de, em questão de dias, mudar sua perspectiva de resultados para as vendas de Natal. Neste mês de dezembro, ainda é possível compreender o comportamento dos clientes, estimular o retorno dos clientes e o aumento do ticket médio. E, com isso, superar as metas para o final de ano.
Conte com as soluções Linx Digital de retargeting e Ads para ajudar você a vender mais no Natal. Ganhe o poder de competir com os maiores varejistas digitais brasileiros e use a inteligência dos dados e do entendimento do comportamento do cliente para gerar mais conversão, ticket médio e volume de pedidos. Fale com a gente e saiba mais!