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Ecossistema completo para o seu negócio automotivo
A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e bem-sucedida de concessionárias e montadoras no setor automotivo. Saiba mais
O maior evento do varejo automotivo no mundo apresenta tendências e mostra que o mercado depende cada vez mais da tecnologia para entender seus clientes
No final de janeiro, o varejo automotivo mundial se encontrou em Dallas, nos Estados Unidos, para o principal evento do setor. A convenção anual da National Auto Dealers Association (NADA) reuniu mais de 10 mil empresas e mostrou como o setor está se preparando para um futuro que se baseia em transformação, digitalização e proximidade com o cliente.
O clima do lado de fora do NADA Show 2023 era gelado (uma tempestade de neve chegou a afetar os voos em um dos principais hubs logísticos dos Estados Unidos), mas os pavilhões fervilharam com insights, ideias e expectativas. Mas o que é possível concluir de tudo o que foi visto nas palestras e nos estandes do evento?
Americanos adoram expressões e trocadilhos. Uma que recentemente povoou as tendências de mercado foi o “carpocalypse” – o apocalipse do setor automotivo. O conceito é que uma série de transformações, como veículos autônomos, serviços de mobilidade, eletrificação das frotas e mudanças nos canais de distribuição, traria uma profunda disrupção no mercado de concessionárias automotivas.
Só faltou “combinar com os russos”, como diria o craque Mané Garrincha. Nada disso apareceu no NADA Show como uma preocupação imediata das empresas – o foco está em questões muito mais imediatas.
Para Glenn Mercer, pesquisador da indústria automotiva e parceiro da NADA, o ponto de atenção mais importante é o equilíbrio entre oferta e demanda. “Essa é a questão mais preocupante, de longe”, afirmou. Enquanto as questões do “carpocalypse” foram contra-atacadas ou absorvidas pelo mercado, o desequilíbrio entre oferta e demanda tem jogado os custos para cima – mas os clientes não estão dispostos a pagar mais.
Tecnologia exerce um papel cada vez mais importante nos negócios do setor automotivo – e das mais diversas formas. Ao mesmo tempo em que um sistema de gestão é capaz de aumentar a eficiência dos processos de negócios e potencializar as vendas, a interação dos consumidores com as marcas acontece mais e mais por meios digitais. As concessionárias precisam acompanhar essa evolução.
Um estudo publicado em janeiro mostra que 93% das jornadas de compra hoje começam por meios digitais. No setor automotivo, os consumidores começam a conhecer seus novos carros muito antes de irem a uma concessionária. Ao mesmo tempo, a coleta e análise de dados dos clientes em toda a jornada de conhecimento, consideração e compra pode ser acompanhada pelas marcas, gerando insights valiosos.
Transações mais rápidas e simplificadas, com processos ágeis, estão transformando o setor e acelerando sua digitalização. Um movimento que continuará forte em 2023.
Quando se pensa em tecnologia aplicada aos negócios, o foco normalmente está em grandes e vistosas soluções. Muitas vezes, porém, a inovação está nos detalhes – como ficou claro durante o NADA Show 2023.
O evento realizou uma competição de startups que apresentaram seus pitches, mostrando soluções para os mais variados aspectos da gestão dos negócios das concessionárias. A vencedora foi a 1Micro, que se dedica a um problema tão comum quanto difícil de solucionar: a gestão das chaves dos automóveis nas concessionárias.
A empresa foca em automatizar o controle dos estoques de chave e o registro de onde elas estão dentro da concessionária. São processos que, no dia a dia da operação, podem gerar uma enorme confusão e minar a experiência do cliente – poucas coisas são mais desagradáveis do que esperar enquanto alguém tenta localizar onde está a chave do carro que ficou para ser revisado ou que está disponível para test drive.
A conclusão é bastante clara: existem oportunidades de melhoria em todas as áreas do negócio da concessionária. Leve em conta o ponto de vista dos clientes e você verá novas possibilidades de melhoria.
Concessionárias de automóveis têm um posicionamento de vizinhança muito forte, já que a confiança no relacionamento é um aspecto essencial na geração de negócios. O NADA Show 2023 mostrou que a criação de laços com as comunidades onde as concessionárias estão presentes é fundamental para gerar benefícios de longo prazo.
O envolvimento com ações de apoio à população do entorno e o foco nas relações humanas ajudam a reter os melhores profissionais, atrair clientes e gerar diferenciação em relação à concorrência. O evento mostrou em diversos cases o poder do envolvimento com a comunidade, algo que é ainda mais forte fora dos grandes centros urbanos. Em um país continental como o Brasil, vale ficar de olho.
A tecnologia também trará impactos relevantes em áreas do negócio que não estão completamente mapeadas. Por isso, é importante estar atento às transformações. A comunicação 5G, o blockchain e a Internet das Coisas, entre outras, poderão promover grandes mudanças na coleta e análise de dados e, com isso, na experiência do cliente.
Está claro que a experiência digital é o presente e o futuro do atendimento ao cliente, mas o impacto da digitalização será ainda maior com a disseminação de carros conectados, que facilitarão atendimentos preditivos e uma abordagem mais focada na prevenção do que na manutenção do veículo. Tudo isso terá impactos importantes no relacionamento com o consumidor e no modelo de venda de automóveis.
O NADA Show 2023 mostrou que o setor de concessionárias automotivas tem um grande futuro pela frente. Sua capacidade de adaptação às grandes tendências de mercado e a resiliência ao enfrentar grandes desafios nos últimos anos mostram que o setor está preparado para lidar com transformações que serão necessárias no futuro para lidar com consumidores cada vez mais exigentes, bem-informados e digitalizados.