E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Saiba como aproveitar e ampliar suas vendas pelos marketplaces na Black Friday 2023!
Desde o início da pandemia, os marketplaces consolidaram sua posição como o motor do e-commerce brasileiro. De acordo com números da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 99 das 300 maiores varejistas do país têm marketplaces ou atuam em plataformas de terceiros.
Nos mais variados segmentos do varejo, empresas com capacidade de atração de público vêm desenvolvendo suas plataformas de vendas, para agregar outros sellers e consolidar o mercado. Para os participantes das plataformas, é uma forma de ampliar a presença digital, reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e chegar a mais consumidores.
Entre os clientes Linx Digital, a as vendas nos e-commerces e marketplaces na Black Friday 2022 movimentou o faturamento das lojas. No ano passado, divulgamos alguns dados que tivemos através das nossas plataformas, como:
A explicação para o forte crescimento dos marketplaces ao longo de 2020 é a digitalização acelerada do varejo durante a pandemia. Com as lojas físicas fechadas, varejistas de todos os tamanhos e segmentos perceberam que os canais online seriam o caminho para manter os negócios na ativa. Os consumidores também aceleraram sua digitalização e aumentaram suas compras online, mudando a dinâmica dos negócios.
Tudo indica que as vendas nos marketplaces na Black Friday continuarão sendo intensas no varejo online. Por mais que o comércio tenha reaberto as portas, continua existindo a preocupação com a Covid-19 e os hábitos de consumo foram transformados nos últimos 18 meses. Por isso, estar integrado aos principais marketplaces do mercado é um recurso importante para alcançar um público mais amplo e aumentar as vendas.
Ter uma estratégia de venda nos marketplaces na Black Friday é essencial, mas não é sucesso garantido. Afinal, a concorrência é cada vez mais intensa: players internacionais, como Shoppee e AliExpress, reforçaram sua presença no mercado brasileiro e ampliaram a disputa no e-commerce. Cada vez mais, é preciso garantir um bom posicionamento nas vitrines e nos algoritmos de busca das plataformas.
Para vender mais durante a Black Friday, os varejistas precisam estar atentos a alguns pontos importantes da estratégia de vendas em marketplaces:
Nenhum marketplace é igual ao outro. Existem aqueles especializados em determinadas categorias de produtos, outros são mais generalistas. Também há diferenças no perfil de público que visita e no posicionamento de preços. Tudo isso influencia em sua estratégia de mercado.
Sua marca precisa estar presente em marketplaces que façam sentido para seu posicionamento, presença de mercado e capacidade competitiva. Não adianta estar em um marketplaces na Black Friday que não alcança seu cliente ou que não é competitivo no prazo de entrega, por exemplo. Por isso, seja seletivo em sua presença online.
Na Black Friday 2020, o investimento em publicidade saltou 58% em relação a 2019, quando já havia saltado 44,5% sobre o ano anterior. Somente 20% do investimento total, porém, foi realizado pelos sellers, o que mostra que continua sendo possível se diferenciar da concorrência a partir da publicidade online nos marketplaces.
Promover bem os produtos gera mais destaque nas páginas dos marketplaces, leva a vendas adicionais e cria um ciclo positivo, em que mais vendas levam a mais destaque nos algoritmos de busca dos marketplaces e geram mais vendas. Por isso, criar uma boa estratégia de ads leva a vários outros benefícios, inclusive de longo prazo, para o negócio.
Tanto para as buscas orgânicas dentro do marketplace, quanto para aumentar a conversão dos clientes que chegam às páginas de produto, é preciso caprichar na descrição do seu catálogo de produtos. Uma boa ideia é criar uma descrição diferente para cada marketplace em que a loja esteja presente. Embora os detalhes técnicos e as características do produto sejam semelhantes, é possível criar alguma personalização para adaptar a linguagem ao perfil do público.
Para melhorar o posicionamento nas buscas, apresente, sempre que possível, o nome do produto e a categoria no título. Seguir as melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO), como o uso das palavras-chave em cerca de 1% do conteúdo, é sempre importante para aumentar as chances de visualização do seu produto. Também esteja atento às características do seu público e seus hábitos de busca: pode ser que ele procure seu produto de uma forma diferente daquela como você costuma cadastrá-lo nos marketplaces.
Isso também vale para as imagens. Atributos como a descrição e alt image nem sempre são levados a sério como deveriam pelos concorrentes, e essa é uma oportunidade a mais para você se destacar. Como o SEO também leva em conta as descrições das imagens, cuidar bem desse ponto dá mais destaque a seus produtos.
Um dos fatores mais importantes para a decisão de compra dos consumidores é a reputação da marca. Nos marketplaces, o número de reclamações e a qualidade dos reviews são fatores relevantes. Por isso, estimule que seus clientes deem notas para o atendimento e escrevam reviews comentando a experiência que tiveram com você. O público é, no fim das contas, seu maior aval de qualidade.
Da mesma forma, esteja atento às reclamações. Procure solucionar os problemas o mais rápido possível e, sempre que possível, seja proativo: se você percebeu que o pedido irá atrasar, antecipe-se e avise o cliente, em vez de esperar que ele entre em contato. Lembre-se que o relacionamento com o consumidor conta pontos importantes na comunidade do marketplace.
Estar em um marketplace pode te dar acesso a milhões de consumidores, mas você precisa ser capaz de lidar com o crescimento do número de pedidos. Toda a sua operação de retaguarda, indo da gestão de estoques até a logística e o pós-venda, precisa estar apta a lidar com o aumento da demanda. Especialmente na Black Friday, em que o fator tempo se torna ainda mais estratégico.
Especialmente nos itens mais vendidos (a Curva A), garanta ter os produtos em estoque. Gerencie seu mix em cada marketplace para evitar rupturas. Dependendo do perfil de produtos e de cada marketplace onde sua marca estiver, pode fazer sentido oferecer produtos diferentes em cada plataforma. O objetivo, na Black Friday, é ser mais assertivo no mix para vender mais. Por isso, não estique demais a sua capacidade operacional.
Os marketplaces na Black Friday podem ser uma plataforma importante para que você aumente as vendas. Atue nesse canal de forma inteligente e estratégica para reforçar seu posicionamento e conquistar melhores resultados.
Você sabia que a Linx Commerce tem o hub de marketplace mais completo do mercado?
A Plugg.to é um plataforma que o lojista consegue gerenciar de forma simplificada as vendas dentro dos marketplaces. Além de aumentar o faturamento, ainda é possível aumentar a visibilidade da sua marca em diversas páginas que têm alto tráfego de visualizações.
Os números da plataforma entrega o sucesso que ela é:
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