Como vender mais pelos marketplaces na Black Friday
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Como vender mais pelos marketplaces na Black Friday

Essenciais para o e-commerce, saiba como aproveitar e ampliar suas vendas pelos marketplaces na Black Friday 2021!

Desde o início da pandemia, os marketplaces consolidaram sua posição como o motor do e-commerce brasileiro. De acordo com números da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 99 das 300 maiores varejistas do País têm marketplaces ou atuam em plataformas de terceiros.

Nos mais variados segmentos do varejo, empresas com capacidade de atração de público vêm desenvolvendo suas plataformas de vendas, para agregar outros sellers e consolidar o mercado. Para os participantes das plataformas, é uma forma de ampliar a presença digital, reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e chegar a mais consumidores.

Entre os clientes Linx Digital, a Black Friday 2020 viu a consolidação dos marketplaces como canal de venda: os investimentos em mídia nas plataformas saltaram 58% em relação à mesma data no ano anterior e R$ 140 milhões em vendas passaram pela solução de Ads durante a data promocional.

O crescimento dos marketplaces

A explicação para o forte crescimento dos marketplaces ao longo de 2020 é a digitalização acelerada do varejo durante a pandemia. Com as lojas físicas fechadas, varejistas de todos os tamanhos e segmentos perceberam que os canais online seriam o caminho para manter os negócios na ativa. Os consumidores também aceleraram sua digitalização e aumentaram suas compras online, mudando a dinâmica dos negócios.

Tudo indica que nesta Black Friday o movimento continuará sendo intenso no varejo online. Por mais que o comércio tenha reaberto as portas, continua existindo a preocupação com a Covid-19 e os hábitos de consumo foram transformados nos últimos 18 meses. por isso, estar integrado aos principais marketplaces do mercado é um recurso importante para alcançar um público mais amplo e aumentar as vendas.

Ter uma estratégia de vendas em marketplaces é essencial, mas não é sucesso garantido. Afinal, a concorrência é cada vez mais intensa: players internacionais, como Shoppee e AliExpress, reforçaram sua presença no mercado brasileiro e ampliaram a disputa no e-commerce. Cada vez mais, é preciso garantir um bom posicionamento nas vitrines e nos algoritmos de busca das plataformas.

marketplaces na Black Friday

Para vender mais durante a Black Friday, os varejistas precisam estar atentos a alguns pontos importantes da estratégia de vendas em marketplaces:

1) Saiba quem é o público de cada marketplace

Nenhum marketplace é igual ao outro. Existem aqueles especializados em determinadas categorias de produtos, outros são mais generalistas. Também há diferenças no perfil de público que visita e no posicionamento de preços. Tudo isso influencia em sua estratégia de mercado.

Sua marca precisa estar presente em marketplaces que façam sentido para seu posicionamento, presença de mercado e capacidade competitiva. Não adianta estar em um marketplace que não alcança seu cliente ou que não é competitivo no prazo de entrega, por exemplo. Por isso, seja seletivo em sua presença online.

2) Tenha uma estratégia consistente de ads

Na Black Friday 2020, o investimento em publicidade saltou 58% em relação a 2019, quando já havia saltado 44,5% sobre o ano anterior. Somente 20% do investimento total, porém, foi realizado pelos sellers, o que mostra que continua sendo possível se diferenciar da concorrência a partir da publicidade online nos marketplaces.

Promover bem os produtos gera mais destaque nas páginas dos marketplaces, leva a vendas adicionais e cria um ciclo positivo, em que mais vendas levam a mais destaque nos algoritmos de busca dos marketplaces e geram mais vendas. Por isso, criar uma boa estratégia de ads leva a vários outros benefícios, inclusive de longo prazo, para o negócio.

Tudo o que você precisa saber para investir melhor e ter resultados acima das expectativas

3) Cuide muito bem do seu catálogo de produtos

Tanto para as buscas orgânicas dentro do marketplace, quanto para aumentar a conversão dos clientes que chegam às páginas de produto, é preciso caprichar na descrição do seu catálogo de produtos. Uma boa ideia é criar uma descrição diferente para cada marketplace em que a loja esteja presente. Embora os detalhes técnicos e as características do produto sejam semelhantes, é possível criar alguma personalização para adaptar a linguagem ao perfil do público.

Para melhorar o posicionamento nas buscas, apresente, sempre que possível, o nome do produto e a categoria no título. Seguir as melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO), como o uso das palavras-chave em cerca de 1% do conteúdo, é sempre importante para aumentar as chances de visualização do seu produto. Também esteja atento às características do seu público e seus hábitos de busca: pode ser que ele procure seu produto de uma forma diferente daquela como você costuma cadastrá-lo nos marketplaces.

Isso também vale para as imagens. Atributos como a descrição e alt image nem sempre são levados a sério como deveriam pelos concorrentes, e essa é uma oportunidade a mais para você se destacar. Como o SEO também leva em conta as descrições das imagens, cuidar bem desse ponto dá mais destaque a seus produtos.

4) Esteja atento à sua reputação dentro do marketplace

Um dos fatores mais importantes para a decisão de compra dos consumidores é a reputação da marca. Nos marketplaces, o número de reclamações e a qualidade dos reviews são fatores relevantes. Por isso, estimule que seus clientes deem notas para o atendimento e escrevam reviews comentando a experiência que tiveram com você. O público é, no fim das contas, seu maior aval de qualidade.

Da mesma forma, esteja atento às reclamações. Procure solucionar os problemas o mais rápido possível e, sempre que possível, seja proativo: se você percebeu que o pedido irá atrasar, antecipe-se e avise o cliente, em vez de esperar que ele entre em contato. Lembre-se que o relacionamento com o consumidor conta pontos importantes na comunidade do marketplace.

5) Leve em conta sua capacidade operacional

Estar em um marketplace pode te dar acesso a milhões de consumidores, mas você precisa ser capaz de lidar com o crescimento do número de pedidos. Toda a sua operação de retaguarda, indo da gestão de estoques até a logística e o pós-venda, precisa estar apta a lidar com o aumento da demanda. Especialmente na Black Friday, em que o fator tempo se torna ainda mais estratégico.

Especialmente nos itens mais vendidos (a Curva A), garanta ter os produtos em estoque. Gerencie seu mix em cada marketplace para evitar rupturas. Dependendo do perfil de produtos e de cada marketplace onde sua marca estiver, pode fazer sentido oferecer produtos diferentes em cada plataforma. O objetivo, na Black Friday, é ser mais assertivo no mix para vender mais. Por isso, não estique demais a sua capacidade operacional.

Os marketplaces podem ser uma plataforma importante para que você aumente as vendas durante a Black Friday. Atue nesse canal de forma inteligente e estratégica para reforçar seu posicionamento e conquistar melhores resultados.

A Linx Digital possui soluções para ecommerce e marketplaces que te ajudam a criar experiências de compra relevantes para seus clientes e impulsionar a performance de seu negócio.

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