Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Tendências em farmácias. Do omnichannel à transformação da missão das farmácias, confira como será o futuro do setor.
O varejo farmacêutico é um dos segmentos mais dinâmicos do varejo – e tem uma presença importante no dia a dia dos consumidores. Com uma vocação de vizinhança e de prestação de serviços, ele conquistou uma posição que vai muito além da venda de medicamentos. De fato, uma das grandes tendências globais envolvendo as farmácias é sua transformação em “centros de bem-estar”.
Nessa transformação, a farmácia deixa de focar na cura de doenças para se posicionar como um local de promoção do bem-estar das pessoas. Parece uma mudança sutil, mas é na verdade muito profunda: o cliente se relaciona com essas farmácias sempre que queira se sentir ainda melhor, e não quando está doente. E isso muda tudo.
Para que essa mudança ocorra, o varejo precisa abraçar uma tendência que já virou realidade – e estar atento a outras 5 tendências em farmácias que terão um impacto muito forte no setor nos próximos anos. Vamos saber quais são elas?
A tendência que não é mais tendência atende pelo nome de omnichannel. A integração de canais permite que o cliente tenha uma jornada de compras sem ruídos entre digital e físico – o que atende ao desejo dos consumidores, aumenta a eficiência dos negócios e gera mais dados que podem ser usados para fidelizar o público.
De acordo com um estudo realizado pela empresa americana de fidelidade Comarch, três grandes fatores estão levando cada vez mais varejistas a adotar um modelo omnichannel:
Essas transformações são sentidas de forma diferente pelas empresas, de acordo com o nível de digitalização da sua cultura e do negócio – e o Brasil já possui casos de sucesso em omnichannel no setor farmacêutico.
Um bom exemplo é a Raia Drogasil, líder no mercado brasileiro, que fechou o ano de 2022 com um faturamento de R$ 3,2 bilhões no digital, representando 11,8% de todas as vendas da empresa. Apesar da expansão de 52,7% no faturamento online, a empresa manteve o pé no acelerador em sua expansão física, inaugurando 260 farmácias.
Na empresa, como grande parte das lojas funciona como um hub de distribuição para pedidos online, cada novo ponto de venda aumenta a eficiência de todo o negócio, melhorando a experiência do consumidor e dando mais motivos para que o cliente volte a comprar lá. E essa eficiência vem se tornando a regra no varejo.
O mesmo estudo da Comarch que citamos antes traz um checklist para a jornada omnichannel das empresas. Assim, se você não começou essa trajetória ou está no meio do caminho, esteja atento para entender melhor seus clientes e se conectar com o público por todos os meios possíveis:
1) Conheça seu cliente e saiba como ele interage com seu negócio. Entenda quando, como e onde ele compra de você;
2) Desenvolva uma estratégia de coleta de dados e use as informações para melhorar a gestão do seu estoque;
3) Desenvolva as habilidades tecnológicas necessárias para analisar os dados dos clientes e colocar os insights em prática no seu negócio;
4) Use os dados dos clientes para personalizar o relacionamento e prever comportamentos;
5) Repita os passos anteriores sempre, para gerar cada vez mais insights;
6) Simplifique e automatize seus processos de relacionamento com os clientes para inovar mais rápido.
Se o omnichannel é o presente que precisa fazer parte do seu negócio hoje, não esqueça de olhar para a frente para identificar tendências em farmácias de todo o Brasil, que estarão muito em breve no cotidiano desse setor.
Por isso, esteja atento a estas 5 tendências em farmácias que farão toda a diferença no seu negócio:
A Inteligência Artificial (IA) é um tema inevitável no varejo de hoje. Mas o tema é uma tendência, e não uma realidade, porque seu potencial ainda está sendo arranhado pelas empresas. As possibilidades são imensas – e, felizmente, a base de coleta de dados criada para as operações omnichannel acelera a adoção de IA pelas empresas.
Embora se fale muito em ChatGPT, a Inteligência Artificial vai muito além disso. Toda área do varejo que lide com uma quantidade enorme de dados e com inúmeras variáveis pode se beneficiar de soluções tecnológicas que consigam processar muitos dados e encontrar correlações e padrões de comportamento.
A comunicação 5G é outro tema disruptivo no varejo – e que ainda está arranhando a superfície. Não se trata somente de “uma internet mais rápida”: a comunicação 5G viabiliza aplicações como veículos autônomos e monitoramento remoto em tempo real – mas também abre a possibilidade de novas avenidas de inovação que ainda são imprevisíveis.
Da mesma forma como a comunicação 4G permitiu o desenvolvimento de aplicativos para celular e revolucionou a maneira como nos deslocamos nas cidades, fazemos compras e interagimos com outras pessoas, o 5G transformará os negócios. Só não se sabe ainda o tamanho da transformação.
Outro campo em que já existem muitas iniciativas, mas onde haverá uma grande transformação nos próximos anos. Com a chegada de dispositivos inteligentes e sensores (Internet das Coisas) e o aumento do uso de wearables, o varejo terá muito mais dados sobre o comportamento dos clientes e sua saúde, podendo agir de forma personalizada.
Promoções, ofertas, mix de lojas, soluções de entrega e programas de fidelidade serão empoderados com o avanço tecnológico. E o varejo precisa ter um sistema de gestão capaz de lidar com essa imensa quantidade de informações para, em tempo real, propor iniciativas que deem mais eficiência e aumentem a capacidade de responder às mudanças de comportamento dos clientes.
O varejo farmacêutico já é visto pelos clientes como um local de bem-estar – e não de “comprar remédios”. E isso ficará ainda mais forte nos próximos anos, conforme as farmácias utilizarem os dados dos clientes para entender comportamentos e oferecer mais serviços de saúde.
O conceito por trás disso é fazer com que o varejo esteja sempre em contato com o cliente. Quanto mais informações a loja tiver sobre os consumidores, maior a possibilidade de criar serviços, oferecer novas alternativas de negócios e sair de um relacionamento baseado em transações para uma interação baseada no conhecimento de hábitos e atitudes.
Uma consequência direta do reposicionamento das farmácias como hubs de saúde é a oferta de serviços virtuais, que podem incluir atendimentos farmacêuticos à distância e serviços de assinatura de produtos – mas quem sabe o que virá pela frente?
O futuro do varejo farma é repleto de possibilidades – mas só vai conseguir aproveitar essas oportunidades quem estiver preparado. Negócios que contarem com um sistema de gestão que integre o PDV ao ambiente fiscal, estoque e compras conseguirão lidar com a complexidade dos negócios, entendendo o comportamento dos clientes e oferecendo soluções em tempo real.
De um e-commerce responsivo e integrado às soluções financeiras, passando pela gestão das vendas via convênios, plataformas de ações de fidelidade e controles de estoques e pedidos em tempo real, as soluções tecnológicas da Linx criam um ambiente ideal para que seu negócio possa crescer sem preocupação.
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