Muito além dos medicamentos: 1 realidade e 5 tendências para as farmácias

Muito além dos medicamentos: 1 realidade e 5 tendências para as farmácias

Tendências em farmácias. Do omnichannel à transformação da missão das farmácias, confira como será o futuro do setor. 

O varejo farmacêutico é um dos segmentos mais dinâmicos do varejo – e tem uma presença importante no dia a dia dos consumidores. Com uma vocação de vizinhança e de prestação de serviços, ele conquistou uma posição que vai muito além da venda de medicamentos. De fato, uma das grandes tendências globais envolvendo as farmácias é sua transformação em “centros de bem-estar”. 

Nessa transformação, a farmácia deixa de focar na cura de doenças para se posicionar como um local de promoção do bem-estar das pessoas. Parece uma mudança sutil, mas é na verdade muito profunda: o cliente se relaciona com essas farmácias sempre que queira se sentir ainda melhor, e não quando está doente. E isso muda tudo. 

Para que essa mudança ocorra, o varejo precisa abraçar uma tendência que já virou realidade – e estar atento a outras 5 tendências em farmácias que terão um impacto muito forte no setor nos próximos anos. Vamos saber quais são elas? 

tendências em farmácias

Omnichannel não é tendência – é realidade! 

A tendência que não é mais tendência atende pelo nome de omnichannel. A integração de canais permite que o cliente tenha uma jornada de compras sem ruídos entre digital e físico – o que atende ao desejo dos consumidores, aumenta a eficiência dos negócios e gera mais dados que podem ser usados para fidelizar o público. 

De acordo com um estudo realizado pela empresa americana de fidelidade Comarch, três grandes fatores estão levando cada vez mais varejistas a adotar um modelo omnichannel: 

  • Mudanças no comportamento dos clientes: os consumidores buscam cada vez mais conveniência em tudo o que fazem – e o omnichannel oferece uma alternativa ainda mais prática para conhecer produtos e comprar. 
  • Avanços tecnológicos: o uso de dados, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e outras inovações fazem com que seja possível acompanhar o comportamento dos clientes e coletar informações nas lojas físicas e em todos os pontos de contato digitais. 
  • Modelos de distribuição, como o direct-to-consumer (D2C), que mudam o relacionamento da indústria com o varejo e os consumidores e aceleram a inovação no mercado. 

Essas transformações são sentidas de forma diferente pelas empresas, de acordo com o nível de digitalização da sua cultura e do negócio – e o Brasil já possui casos de sucesso em omnichannel no setor farmacêutico. 

Um bom exemplo é a Raia Drogasil, líder no mercado brasileiro, que fechou o ano de 2022 com um faturamento de R$ 3,2 bilhões no digital, representando 11,8% de todas as vendas da empresa. Apesar da expansão de 52,7% no faturamento online, a empresa manteve o pé no acelerador em sua expansão física, inaugurando 260 farmácias. 

Na empresa, como grande parte das lojas funciona como um hub de distribuição para pedidos online, cada novo ponto de venda aumenta a eficiência de todo o negócio, melhorando a experiência do consumidor e dando mais motivos para que o cliente volte a comprar lá. E essa eficiência vem se tornando a regra no varejo. 

Seis passos para o omnichannel 

O mesmo estudo da Comarch que citamos antes traz um checklist para a jornada omnichannel das empresas. Assim, se você não começou essa trajetória ou está no meio do caminho, esteja atento para entender melhor seus clientes e se conectar com o público por todos os meios possíveis: 

1) Conheça seu cliente e saiba como ele interage com seu negócio. Entenda quando, como e onde ele compra de você; 

2) Desenvolva uma estratégia de coleta de dados e use as informações para melhorar a gestão do seu estoque; 

3) Desenvolva as habilidades tecnológicas necessárias para analisar os dados dos clientes e colocar os insights em prática no seu negócio; 

4) Use os dados dos clientes para personalizar o relacionamento e prever comportamentos; 

5) Repita os passos anteriores sempre, para gerar cada vez mais insights; 

6) Simplifique e automatize seus processos de relacionamento com os clientes para inovar mais rápido. 

Agora vamos falar do futuro! 

Se o omnichannel é o presente que precisa fazer parte do seu negócio hoje, não esqueça de olhar para a frente para identificar tendências em farmácias de todo o Brasil, que estarão muito em breve no cotidiano desse setor.

Por isso, esteja atento a estas 5 tendências em farmácias que farão toda a diferença no seu negócio: 

1. Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial (IA) é um tema inevitável no varejo de hoje. Mas o tema é uma tendência, e não uma realidade, porque seu potencial ainda está sendo arranhado pelas empresas. As possibilidades são imensas – e, felizmente, a base de coleta de dados criada para as operações omnichannel acelera a adoção de IA pelas empresas. 

Embora se fale muito em ChatGPT, a Inteligência Artificial vai muito além disso. Toda área do varejo que lide com uma quantidade enorme de dados e com inúmeras variáveis pode se beneficiar de soluções tecnológicas que consigam processar muitos dados e encontrar correlações e padrões de comportamento. 

2. Comunicação 5G 

A comunicação 5G é outro tema disruptivo no varejo – e que ainda está arranhando a superfície. Não se trata somente de “uma internet mais rápida”: a comunicação 5G viabiliza aplicações como veículos autônomos e monitoramento remoto em tempo real – mas também abre a possibilidade de novas avenidas de inovação que ainda são imprevisíveis. 

Da mesma forma como a comunicação 4G permitiu o desenvolvimento de aplicativos para celular e revolucionou a maneira como nos deslocamos nas cidades, fazemos compras e interagimos com outras pessoas, o 5G transformará os negócios. Só não se sabe ainda o tamanho da transformação. 

3. Fidelização baseada em dados 

Outro campo em que já existem muitas iniciativas, mas onde haverá uma grande transformação nos próximos anos. Com a chegada de dispositivos inteligentes e sensores (Internet das Coisas) e o aumento do uso de wearables, o varejo terá muito mais dados sobre o comportamento dos clientes e sua saúde, podendo agir de forma personalizada. 

Promoções, ofertas, mix de lojas, soluções de entrega e programas de fidelidade serão empoderados com o avanço tecnológico. E o varejo precisa ter um sistema de gestão capaz de lidar com essa imensa quantidade de informações para, em tempo real, propor iniciativas que deem mais eficiência e aumentem a capacidade de responder às mudanças de comportamento dos clientes. 

4. Muito além dos medicamentos 

O varejo farmacêutico já é visto pelos clientes como um local de bem-estar – e não de “comprar remédios”. E isso ficará ainda mais forte nos próximos anos, conforme as farmácias utilizarem os dados dos clientes para entender comportamentos e oferecer mais serviços de saúde. 

O conceito por trás disso é fazer com que o varejo esteja sempre em contato com o cliente. Quanto mais informações a loja tiver sobre os consumidores, maior a possibilidade de criar serviços, oferecer novas alternativas de negócios e sair de um relacionamento baseado em transações para uma interação baseada no conhecimento de hábitos e atitudes. 

5. Serviços virtuais 

Uma consequência direta do reposicionamento das farmácias como hubs de saúde é a oferta de serviços virtuais, que podem incluir atendimentos farmacêuticos à distância e serviços de assinatura de produtos – mas quem sabe o que virá pela frente? 

Como estar preparado para o futuro? 

O futuro do varejo farma é repleto de possibilidades – mas só vai conseguir aproveitar essas oportunidades quem estiver preparado. Negócios que contarem com um sistema de gestão que integre o PDV ao ambiente fiscal, estoque e compras conseguirão lidar com a complexidade dos negócios, entendendo o comportamento dos clientes e oferecendo soluções em tempo real. 

De um e-commerce responsivo e integrado às soluções financeiras, passando pela gestão das vendas via convênios, plataformas de ações de fidelidade e controles de estoques e pedidos em tempo real, as soluções tecnológicas da Linx criam um ambiente ideal para que seu negócio possa crescer sem preocupação. 

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