Mudança nos meios de pagamento: o Pix como uma nova realidade
Meios de pagamento

Mudança nos meios de pagamento: o Pix como uma nova realidade

A pandemia do novo coronavírus causou uma série de transformações em nossa sociedade. Da necessidade do isolamento social até a modernização acelerada do varejo, a mudança nos meios de pagamento se tornou um dos grandes destaques do ano. No Brasil, o lançamento do Pix (em novembro do ano passado) esteve no centro dessa discussão.

Ainda assim, é natural se deparar com algumas dúvidas. Afinal, o que muda? Como funciona o Pix? Quais suas vantagens? De que forma minha loja pode se beneficiar da sua utilização? Como usar o Pix no varejo?

Neste conteúdo especial sobre o tema, você encontrará as respostas que busca para essas e outras perguntas. Confira!

O Pix na prática

O Pix é uma solução criada pelo Banco Central (BC), seguindo modelos já adotados em outros países, para otimizar e facilitar as transações financeiras. Sua premissa é bem simples: trata-se de um sistema de pagamento instantâneo, ou seja, capaz de concretizar uma transferência quando ela é feita, de maneira segura e rápida.

Isso pode ser feito 24 horas por dia, mesmo em finais de semana e feriados. O cadastro no sistema faz com que o usuário possa relacionar o Pix diretamente a uma conta específica, facilitando o processo de transação: para fazer uma transferência, por exemplo, basta inserir o CPF ou o próprio número de telefone do destinatário.

No contexto do varejo, os impactos são grandes. Tendo em vista a importância da experiência do consumidor para quem atua no setor — independentemente do tamanho ou nicho da loja —, o Pix se tornou um aliado poderoso.

Ao contrário do que ocorre com transferências bancárias via DOC e TED, por exemplo, o Pix dispensa a necessidade de esperar um dia útil para confirmar o recebimento do dinheiro. Isso ocorre porque o BC centralizou toda a operação do novo meio de pagamento, adequando os processos e requisitos técnicos para que o Pix seja realizado em segundos! Assim, os primeiros meses de funcionamento da plataforma representaram um momento estratégico para o varejista: quem se adequar mais rapidamente à nova tendência tende a conquistar um diferencial competitivo valioso.

As mudanças nos meios de pagamento

Essa transformação veio para ficar — e foi acelerada pela crise causada pela pandemia. Estamos falando de mais um passo na digitalização do varejo, agora em um ponto central para qualquer empresa: os meios de pagamento. Nesse momento, o varejista deve investir em inovação para profissionalizar cada vez mais seu negócio.

Para entender o que vem pela frente, podemos observar o que já aconteceu em outros países. Na Suécia, por exemplo, a adoção de um sistema similar ao Pix fez com que o dinheiro físico praticamente deixasse de ser usado. Os motivos da alta adesão a esse tipo de solução estão relacionados às vantagens que elas trazem.

Considerando a demanda por isolamento social, um primeiro ponto a ser destacado é a possibilidade de realizar pagamentos sem contato físico. Em vez de entregar o cartão para o varejista no caixa, o cliente pode concluir a compra pelo próprio celular — uma alternativa mais segura e fácil.

Outras vantagens do Pix incluem o recebimento do dinheiro em poucos segundos e a redução das taxas para transferências. Isso gerou alguns impactos na gestão financeira como um todo; estamos diante de um dos principais — se não o principal — meio de pagamento do futuro.

A dica, então, é aproveitar a necessidade de modernização da infraestrutura tecnológica para dar um passo adiante. Ah, você varejista não precisa abrir uma conta específica para isso: o Pix já é acessível na maioria das instituições financeiras, seja um banco tradicional, seja uma Fintech (carteiras digitais/wallets). Mesmo grandes organizações do varejo já oferecem serviços financeiros compatíveis com o Pix.

Como tirar proveito da tecnologia

O Pix pode ser uma ferramenta poderosa para quem almeja oferecer uma experiência ainda melhor para seus clientes e, com isso, melhorar suas vendas. Contudo, não basta investir em uma frente e manter outros métodos e sistemas em sua gestão financeira. É fundamental levar a transformação digital para sua loja e contar com outras tecnologias que otimizem sua rotina de trabalho.

Um bom exemplo disso são as soluções para administrar o negócio em seus diferentes aspectos: estoque, vendas, ticket médio, conversão de clientes, conciliação de vendas etc. São departamentos, processos e indicadores que se relacionam profundamente com o desempenho do varejo. Por isso, é importante ir além dos novos meios de pagamento e garantir que os sistemas por trás da sua empresa facilitem a sua vida.

Se o Pix oferece redução de custos com taxas de transferência, por exemplo, é importante otimizar a gestão do estoque para garantir que um outro gasto não esteja anulando esse benefício. É o que costuma acontecer quando há um produto em falta ou mesmo em excesso. Nem todo mundo percebe que, nesse segundo caso, há dinheiro do varejista ali parado, além do risco de perda por vencimento e o gasto com armazenamento.

Já uma análise do padrão de consumo dos clientes, da eficiência das vendas e do ticket médio é essencial para entender o que pode ser aperfeiçoado no dia a dia. E se uma boa gestão se faz com dados, ela deve ser feita com base em ferramentas confiáveis, seguras e fáceis de usar.

A boa notícia é que, graças à evolução da tecnologia, você pode contar com esse tipo de sistema no seu varejo sem grandes dificuldades. A Linx é especialista em softwares de gestão, pagamento, conectividade e experiência de compra. Nosso propósito é permitir que o varejista possa gerenciar com eficiência sua cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

Com a adoção do Pix, por exemplo, você pode integrar a gestão financeira do seu negócio em tempo real. Então, coloque a tecnologia para trabalhar a seu favor e melhore a experiência do seu cliente. Em pouco tempo, isso se transformará em diferencial competitivo!

Quer entender como essas soluções podem funcionar para o seu negócio? Então, entre em contato com a Linx e tire suas dúvidas com quem mais entende do assunto! entende do assunto!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente