Monitoramento como aliado para diminuir perdas financeiras e indisponibilidade

Monitoramento como aliado para diminuir perdas financeiras e indisponibilidade

O dia a dia de um estabelecimento depende cada vez mais de tecnologia e acesso à Internet, seja para transacionar emissão de notas fiscais, uso de alguns sistemas, transações com cartões, prover Wi-Fi para clientes, entre outras coisas. Qualquer falha ou queda de comunicação causa uma série de problemas e pode, inclusive, acarretar perdas financeiras.

 

Imagine um cliente querendo adquirir um produto ou efetuar um pagamento, e isso não ser possível devido à falta de conectividade? É um cenário muito desvantajoso. Agora, imagine se isso pudesse ter sido detectado antes?

 

Antecipar as dificuldades e tomar decisões rápidas para contorná-las só é possível tomando medidas como o acompanhamento proativo do funcionamento de cada serviço e equipamento disponível na rede.

 

Para isso, é necessária uma plataforma de monitoramento e equipe especializada, que verifiquem se tudo está funcionando corretamente e, no caso de alguma falha, façam ações antes que o time seja acionado pelo usuário final. A monitoria também permite criar rotinas para checar a disponibilidade de cada um dos pontos da sua rede. Ou seja, quanto antes o problema for detectado mais rápido uma ação poderá ser tomada.

 

Um dashboard pode antecipar problemas para que o restabelecimento ocorra o mais breve possível. Por vezes, a criticidade pode ser leve, como um equipamento desconectado da tomada, uma falha elétrica ou um cabo mal conectado. Tudo isso pode ser rapidamente sanado pelo time de TI responsável pela gestão do estabelecimento.

 

Minha experiência de mais de 15 anos no suporte de Conectividade Linx mostra que, em média, conseguimos resolver aproximadamente 50% dos problemas de indisponibilidade em um primeiro contato, sem a necessidade de realizar nenhuma configuração ou acionar provedores de Telecom ou técnicos especializados. É o que chamamos de FCR ou first call resolution,ou seja, os falhas decorrentes de algum problema in loco facilmente resolvidos com a ajuda de uma pessoa ainda que leiga que esteja no local. Reforço que isso é possível, pois muitas vezes os problemas estão relacionados a mal contato, cabos desconectados, fontes de energia desconectada da tomada entre outros.

 

Em outros casos, a solução é mais complexa, sendo necessário abrir um chamado para que ações sejam tomadas pelo provedor da conectividade. Quanto mais rápido esse provedor for acionado, mais agilidade ele tem para que ações sejam tomadas e a conectividade restabelecida. Alguns problemas de comunicação não podem ser evitados ou prevenidos, pois dependem de manutenção de infraestrutura, recuperação de cabos rompidos, falhas em um ponto do circuito ou até mesmo troca de equipamentos. Nessas situações, o monitoramento é um grande aliado para que a falha não se torne ainda mais grave, pois quanto antes as tratativas iniciarem, mais rápida a resolução, garantindo a melhor experiência não só para o seu consumidor, mas também para o time que trabalha no seu negócio.

 

Portanto, não só prevenir é o melhor remédio. Monitorar também!

 

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