Saiba quando modernizar as formas de pagamento do seu negócio
Meios de pagamento

Saiba quando modernizar as formas de pagamento do seu negócio

Quais formas de pagamento o seu negócio aceita? Apostar na diversificação dos serviços e do atendimento ao cliente é importante para melhorar a jornada do consumidor e garantir que a sua empresa acompanhe as tendências de mercado.

Atualmente, existem formas variadas de realizar o pagamento de uma compra, e quando o seu negócio oferece diversas dessas opções, é possível alcançar um maior público e garantir a satisfação de mais clientes.

Neste post, vamos explicar mais sobre as diferentes formas de pagamento disponíveis e ajudar você a identificar qual é o melhor momento para começar a modernizar o seu negócio. Acompanhe para saber mais!

Quais as principais formas de pagamento?

Pagamentos à vista ou por parcelamento podem ser feitos de várias maneiras. A seguir, confira quais são as opções mais utilizadas em diversos setores do mercado!

Pix

O Pix trouxe mais praticidade na realização de transferências bancárias, reduzindo as taxas cobradas pelas transações. Por conta disso, traz benefícios tanto aos clientes quanto às empresas, principalmente por funcionar 24 horas por dia, sem exceções, mesmo aos feriados e finais de semana.

Além de ser um pagamento rápido e seguro, o Pix dá um retorno imediato ao negócio, facilitando a gestão financeira. Por conta disso, esse método tem inovado o mercado e conquistado a preferência de todos.

Transferência

Mas calma, não é porque o Pix surgiu que as transferências bancárias tradicionais, como o DOC e o TED, não existem mais. Na verdade, essa forma de pagamento continua sendo utilizada, principalmente por pessoas que não criaram chaves Pix ou que já estão acostumadas com esse tipo de transação.

No entanto, vale ressaltar que essa operação não é muito comum em lojas virtuais, pois é mais difícil de conciliar. Além disso, essa alternativa ocorre mais na informalidade, geralmente associada aos negócios que estão começando.

Crédito

O cartão de crédito é uma forma de pagamento imprescindível para todos os negócios. Essa opção oferece uma maior praticidade e aumenta a possibilidade de o cliente concluir a compra em qualquer momento, tendo em vista que pode ganhar até 30 dias para realizar o pagamento da fatura e, em alguns casos, parcelar o valor total.

Por mais que existam taxas maiores sobre as vendas por crédito, essa ainda é uma forma de pagamento indispensável a todos os negócios, principalmente por ser um método seguro para todos os envolvidos.

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Débito

O débito em conta não fica muito atrás do cartão de crédito, sendo outra das formas de pagamento mais utilizadas pelo público. Essa opção surgiu como uma alternativa ao uso do dinheiro em espécie, tornando-se mais segura aos clientes, e agora também passou a ser muito utilizada em pagamentos online.

QR Code

O pagamento via QR Code é uma das inovações trazidas pelos avanços da tecnologia e que só acrescenta praticidade para as relações de compra e venda. Por ser simples de ser realizada, essa ferramenta também tem ganhado a preferência do público, que precisa apenas direcionar a câmera do smartphone para o código e concluir o pagamento da forma que deseja.

Os negócios também só têm vantagens ao investir no QR Code para receber os pagamentos, uma vez que esse método oferece segurança, custos baixos, eficiência e rápido retorno financeiro.

Por que modernizar as formas de pagamento?

Se você ainda se pergunta se deve ou não modernizar o seu negócio, tenha em mente que o futuro das formas de pagamento tende a se tornar cada vez mais digital.

Como essas ferramentas proporcionam mais versatilidade, praticidade e segurança aos clientes e às empresas, modernizar as opções de pagamento que o seu negócio oferece é uma excelente estratégia para o aumento das vendas e a fidelização dos consumidores.

Afinal, com métodos alternativos de pagamento, é possível também atender mais clientes, criando um público mais amplo e, consequentemente, aumentando as chances de crescer o faturamento. Com a modernização, os consumidores também têm a experiência de compra melhorada e se sentem mais satisfeitos com o seu negócio.

Por que oferecer diversas formas de pagamento no seu negócio?

Não basta modernizar os métodos de pagamento. É preciso oferecer uma boa diversidade para que os clientes tenham mais opções e escolham aquela que é mais viável e traz mais benefícios.

Oferecer diversos meios de pagamento também faz com que o cliente se sinta mais confortável com a compra e perceba que é valorizado pela empresa. Esse é um passo importante para conquistar a preferência do público no mercado e melhorar o posicionamento da marca.

Além disso, a modernização e a diversificação das formas de pagamento são estratégias que ajudam o negócio a acompanhar as tendências e a atender às demandas do momento.

Por exemplo, com a pandemia, aumentou-se a necessidade de reduzir o contato com outras pessoas, a fim de diminuir o contágio pelo coronavírus. Uma alternativa para encontrar novos meios de pagamento foi o aumento do uso da tecnologia contactless das máquinas de cartão, na qual o consumidor não precisaria encostar em objetos manuseados por diversas pessoas.

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Qual é o melhor momento para modernizar as formas de pagamento?

Ao entender a importância de oferecer uma variedade de formas de pagamento e modernizar o processo de venda do seu negócio, é possível notar que o melhor momento para começar a aplicar essas ideias é agora.

Quanto antes a sua empresa começar a modernizar as formas de pagamento, mais fácil será para ficar à frente dos concorrentes e conquistar uma maior quantidade de clientes.

Para escolher as melhores opções de pagamento, é importante identificar a preferência dos clientes. Solicitar feedbacks e fazer uma pesquisa de mercado ajuda muito a saber o que priorizar na hora de fazer esses investimentos e mudanças para garantir a modernização.

Omnicanalidade atrelada à modernização dos pagamentos

Já que estamos falando em tornar o seu negócio mais acessível às demandas de pagamento do consumidor, uma coisa que deve ser levada em consideração é o avanço da omnicanalidade.

No delivery, por exemplo, é comum um cliente fazer o pedido em uma plataforma digital, mas querer fazer o pagamento no ato da entrega. Entender essa movimentação é importante para manter o seu negócio alinhado às expectativas do público. Além disso, tamanho cuidado pode aumentar seu diferencial competitivo, o poder de atração e até a fidelização, resultando em uma melhora da imagem da sua marca.

Assim, ao investir em diferentes formas de pagamento em seu negócio, apostando principalmente nas mais modernas, você pode garantir um maior volume de vendas e mais satisfação de todo o público. Contar com essas estratégias é a chave para fazer com que a empresa acompanhe as tendências e se mantenha competitiva no mercado.

Achou o assunto interessante? Então, continue lendo sobre como funciona o ecossistema no mercado de meios de pagamentos!

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