Mobilidade nos processos de vendas: 6 dicas para a sua loja
Varejo

Mobilidade nos processos de vendas: 6 dicas para a sua loja

Para reduzir filas, aumentar a eficiência do atendimento e gerar mais oportunidades de venda, o varejo precisa adotar soluções de mobilidade. Conheça as vantagens desses sistemas

Os acontecimentos dos últimos meses aceleraram tendências que vinham maturando lentamente no varejo. Um bom exemplo é uma revolução nos processos de pagamento. Desde o início da pandemia, o contactless retail ganhou força e impulsionou a adoção de pagamentos digitais em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a crise aumentou a impaciência dos consumidores com filas longas, agora agravadas pelas questões de saúde. Tudo isso gera uma imensa transformação no relacionamento do varejo com os clientes.

Lojas estáticas, que não se adaptam às necessidades do momento, simplesmente não combinam mais com o mundo atual. Imagine como teria sido a adaptação dos pontos de venda aos padrões de distanciamento social se fosse possível eliminar os checkouts, por exemplo. A mobilidade nos processos de venda dá ao varejo esse tipo de flexibilidade, além de manter por mais tempo a interação do vendedor com o cliente – a transação é realizada inteiramente por uma única pessoa.

A pioneira nesse tipo de abordagem – e no uso de dispositivos móveis para o fechamento das vendas – foi a Apple, em suas Apple Stores. Não à toa, é a empresa com maior volume de vendas por metro quadrado do varejo americano e revolucionou o conceito de experiência de consumo de eletrônicos. A ideia é simples: ser customer centric significa levar o pagamento ao cliente, e não fazer o cliente ir ao caixa pagar.

O uso de sistemas móveis nas lojas físicas era, mesmo antes da pandemia, uma das grandes tendências de negócios: no fim de 2019, dados da Juniper Research indicavam que, em 2024, vendas por meio de terminais móveis movimentariam US$ 1,9 trilhão em todo o mundo, mais que dobrando em relação a 2019. A adoção da tecnologia em novas aplicações de varejo, como lojas pop up e até mesmo vendedores ambulantes, impulsiona esses números.

No Brasil, sistemas de vendas móveis aderentes às exigências legais permitem o uso de celulares e tablets para realizar todo o processo de pagamento, gerando mais velocidade e eficiência. Disponíveis para uso dentro ou fora da loja física, aumentam a produtividade e trazem uma série de vantagens adicionais para o negócio:

1) Redução dos investimentos em hardware

Um sistema de pagamentos móveis utiliza um smartphone ou tablet para realizar as funções de terminal PDV de forma remota. Para implementar uma solução, o único hardware necessário é o celular ou tablet, embora seja desejável ter um leitor de cartões de crédito e débito. Outros equipamentos, como impressoras ou caixas registradoras, são opcionais e podem até mesmo ser compartilhados por vários terminais móveis.

Em um terminal PDV tradicional, é preciso ter pelo menos um computador com monitor, impressora e leitor de código de barras. Um custo muito mais elevado, e que se multiplica em lojas maiores, em que é preciso ter um conjunto de equipamentos para cada caixa existente na loja.

2) Otimização do uso dos equipamentos

Um problema que acompanha o uso de terminais PDVs tradicionais é como dimensionar quantas unidades ter na loja. Tenha o suficiente para atender às situações normais e você formará filas em momentos de pico. Tenha mais equipamentos para diminuir a chance de filas e você tem equipamentos parados durante boa parte do dia. Em setores como super e hipermercados, esse dilema fica muito mais claro.

O uso de terminais móveis otimiza o uso dos equipamentos. Os periféricos (impressoras e caixas registradoras) podem ser compartilhados entre várias máquinas e, como o atendimento é mais veloz e pode ser realizado pelos próprios vendedores, as filas diminuem sensivelmente.

3) Redução do custo de software

Sistemas de pagamento móvel também diminuem os investimentos em software. As soluções PDV tradicionais são cobradas por instalação e, com isso, uma máquina parada por falta de movimento significa um investimento sendo desperdiçado. Soluções móveis funcionam na nuvem, conectadas à internet, sendo mais baratas e podendo ser otimizadas para o volume de transações na loja naquele período.

4) Mudança no perfil de atendimento

O uso da mobilidade gera uma mudança na forma de atendimento ao cliente. Tradicionalmente o cliente fica sozinho em uma parte do processo de venda – na fila do caixa. Esse é sempre um momento em que é possível desistir da compra. Com o uso de sistemas móveis, o vendedor pode realizar todo o atendimento, da recepção ao pagamento. Isso elimina filas no caixa e diminui a possibilidade de desistência.

Para usar soluções móveis, os vendedores precisam ser treinados no uso de uma nova plataforma – o que não é um problema, pois as melhores soluções de mercado são bastante amigáveis.

5) Múltiplas funcionalidades

Os sistemas de vendas móveis são desenvolvidos para aproveitar o potencial dos smartphones e, por isso, não são somente soluções de pagamento. O vendedor ganha o poder de consultar a posição de estoques, o preço, o cadastro dos consumidores e até mesmo realizar atendimentos simultâneos. Para atender clientes cada vez mais digitalizados, usar a tecnologia como aliada para dar mais eficiência aos processos de atendimento é fundamental.

6) Relacionamento personalizado

Personalização é, cada vez mais, a regra do jogo no atendimento ao cliente. Afinal, a possibilidade de compra aumenta exponencialmente quando as marcas oferecem produtos e serviços voltados à necessidade do consumidor, em vez de apresentar ofertas genéricas. No ponto de venda, soluções móveis contribuem para essa personalização: o vendedor pode, por exemplo, reconhecer um cliente do programa fidelidade e receber, no smartphone, sugestões de promoções e ofertas de acordo com o comportamento real de compras daquele cliente.

Com o uso de soluções móveis, o atendimento ao cliente se torna personalizado e o vendedor passa a se comportar como um consultor, indicando melhores possibilidades para o cliente com base nas informações que ele recebe no aplicativo de vendas. Nestes tempos em que é preciso ser proativo no atendimento ao cliente, essa é uma forma eficaz de gerar encantamento e personalização.

A Linx conta com duas soluções de atendimento móvel, o Linx Mobile e o Linx Venda Fácil Microvix. Seja qual for a complexidade do seu negócio e o tamanho das suas necessidades de mobilidade no PDV, temos uma solução que funciona para você!

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