Mobilidade: a grande vantagem de ter um sistema em nuvem para farmácias
Farmácias e drogarias

Mobilidade: a grande vantagem de ter um sistema em nuvem para farmácias

Ter um sistema em nuvem para farmácias facilita a gestão do varejista e proporciona um atendimento mais eficaz ao cliente.

Principalmente depois da pandemia, a mobilidade se tornou uma necessidade nas empresas, e, com o setor farmacêutico, não é diferente. Para acompanhar as demandas em constante mudança, as farmácias precisam de soluções flexíveis e ágeis que garantam eficiência e inovação para os clientes.  

Nesse contexto, os sistemas em nuvem são ótimos aliados, permitindo que as farmácias acessem seus dados e operem de qualquer lugar, a qualquer hora. 

A adoção de sistemas em nuvem para o setor farmacêutico é, inclusive, uma recomendação de uma pesquisa da PWC. 

Por isso, neste post, vamos ver por que adotar um sistema em nuvem para farmácias e como você pode implementar essa solução para ter melhores resultados. 

sistema em nuvem para farmácias

Mobilidade e outras vantagens de um sistema em nuvem para farmácias 

A transição para um sistema em nuvem traz uma série de benefícios significativos para farmácias, independentemente do tamanho ou do modelo do negócio. A seguir, vamos explorar algumas vantagens dessa ferramenta, com destaque para a flexibilidade que ela oferece. 

1. Evitar perdas de produto

Com funcionalidades para gerenciamento de estoque, os sistemas em nuvem são preparados para evitar perdas por vencimento de produtos, oferecendo descontos e sugestões de itens relacionados, o que otimiza a gestão de estoque.

2. Melhorar a experiência do cliente

Quando falamos em mobilidade, é importante destacar a variedade de meios de pagamento existentes. Se você oferece opções flexíveis aos seus clientes, otimiza a experiência que ele tem na sua farmácia, seja na loja online, seja no estabelecimento físico. 

Um sistema em nuvem permite a integração com diferentes formas de pagamento, incluindo PIX e carteiras digitais, bem como vouchers, cupons de desconto e programas de pontos de fidelidade.

3. Acesso em qualquer lugar, a qualquer hora

Com um sistema em nuvem, a gestão da farmácia não está mais restrita ao estabelecimento físico. Os proprietários e funcionários podem acessar todas as informações e funcionalidades necessárias a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet, seja um computador, tablet ou smartphone. 

Isso significa que a equipe da farmácia pode verificar estoques, fazer pedidos de reposição, gerenciar vendas, controlar datas de validade e muito mais, mesmo quando estão fora da loja. Essa possibilidade proporciona flexibilidade e agilidade para lidar com situações emergenciais ou tomar decisões importantes com urgência.

4. Atendimento personalizado e eficiente

A mobilidade oferecida por um sistema em nuvem permite que os funcionários da farmácia melhorem o atendimento ao cliente. Eles podem usar dispositivos móveis para fornecer informações sobre produtos, verificar a disponibilidade de medicamentos e até mesmo concluir vendas em qualquer lugar da loja. Isso cria uma experiência de compra mais personalizada e eficiente, fazendo com que os clientes fiquem mais satisfeitos e aumentando as vendas. 

Aliás, um atendimento mais humanizado no setor de saúde, que inclui as farmácias, é a busca de 63% dos brasileiros, sendo uma tendência para esse segmento.

5. Gestão multilojas simplificada

Para farmácias com várias filiais, um sistema em nuvem faz toda a diferença. Ele permite que os varejistas monitorem e gerenciem todas as lojas a partir de um único painel de controle, garantindo consistência nas operações e relatórios com insights relevantes para o negócio. Além disso, a mobilidade oferecida pela nuvem facilita a colaboração entre as lojas, que conseguem compartilhar informações, comunicados e diretrizes de maneira eficiente.

6. Economia de tempo e redução de erros

A mobilidade não apenas aumenta a eficiência da gestão da farmácia de forma geral, como também ajuda a evitar erros recorrentes. Os funcionários podem verificar informações em tempo real, minimizando a probabilidade de erros de estoque, vendas equivocadas ou gestão inadequada de datas de validade. Isso economiza tempo e recursos, além de garantir a satisfação dos clientes.

7. Segurança dos dados

Outra grande vantagem de um ERP na nuvem é a segurança dos dados. Essas ferramentas funcionam a partir de medidas de segurança avançadas para proteger informações sensíveis da empresa e dos clientes, garantindo que os dados estejam seguros, independentemente de onde são acessados.

8. Integrar e automatizar processos

Os sistemas em nuvem permitem automatizar processos recorrentes nas farmácias e a integração com sistemas e programas, como PBM (Programa de Benefício em Medicamentos), SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados), convênios médicos e softwares de pagamento de contas, agilizando a operação da loja.

9. Redução de custos com infraestrutura e sem riscos de obsolescência

Para que se obtenha uma boa experiência com qualquer software, é indispensável que se tenha uma infraestrutura tecnológica adequada. Este por sua vez é um dos maiores investimentos pois, além da necessidade de aquisição de equipamentos de alta performance, ainda assim se faz necessário a constante manutenção e atualização dos mesmos; e, ainda assim estes equipamentos ficarão obsoletos em um determinado momento exigindo assim um novo investimento. 

Com uma solução em nuvem, os ambientes garantes escalabilidade e promovem a performance adequada sem que a farmácia precise se preocupar com este tipo de investimento e manutenção. 

Linx Farma: a sua solução para gestão de farmácias e drogarias 

Vimos como a mobilidade oferecida por um sistema em nuvem é uma grande vantagem para as farmácias, permitindo que as operações sejam realizadas de forma mais eficiente e proporcionando um atendimento personalizado.

O sistema em nuvem Linx FarmaCloud oferece todos esses benefícios, permitindo que as farmácias prosperem em um ambiente de negócios em constante evolução. 

A solução oferece uma ampla gama de recursos para aprimorar a gestão e o desempenho de sua farmácia, incluindo: 

  • Integração com SNGPC 
  • Controle de estoque e da validade de medicamentos 
  • Administração multilojas 
  • Gestão de PBM e CMV 
  • Gestão de vendas de convênios 
  • Relatórios amigáveis e intuitivos 
  • Gestão financeira (POS, TEF e adquirência) 
  • Vendas a qualquer hora (mesmo sem internet) 
  • Integração de pedidos e compras 
  • Plataforma de cotação online 
  • Hub de Marketplaces 
  • Conciliador de pagamentos e bancário 
  • Pagamento via Pix 

Por ser 100% baseada em nuvem, a ferramenta elimina a necessidade de backups manuais, além de trazer um painel simples, com acesso rápido e fácil. 

Além disso, a solução conta com uma gestão financeira simplificada, com serviços integrados, incluindo conta digital, gestão de recebíveis e conciliação de meios de pagamento. 

Confie na Linx FarmaCloud para impulsionar o sucesso de sua farmácia com um sistema em nuvem que combina mobilidade, eficiência e inovação. Para saber mais sobre a solução, fale com a gente! 

 

TEM SOLUÇÃO PRA TUDO. TEM LINX PRA TUDO.

A Linx possui soluções para qualquer ponto de fricção em todos os segmentos do varejo. Somos a resposta confiável que você precisa para prosperar. Seja qual for sua necessidade: tem solução pra tudo, tem Linx pra tudo.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!