Mix de produtos para lojas de conveniência: veja as melhores ações
Lojas de conveniência

Mix de produtos para lojas de conveniência: veja as melhores ações

Cada vez mais os consumidores demandam praticidade e eficiência na hora da compra. Desse modo, os empreendimentos que atenderem mais às necessidades de seus clientes em um único espaço, conseguem sair na frente por meio de investimentos na experiência e inovação.

Para os postos de combustível, as lojas de conveniência cumprem muito bem esse papel. Quando essas lojas conseguem montar um mix de produtos úteis, ela agrega valor e obtém melhores lucros provenientes do seu serviço diferenciado.

Mesmo as lojas independentes podem ser um bom negócio quando bem gerida e administrada. A escolha de quais itens podem ser ofertados determinam o sucesso desse empreendimento. A questão agora é, quais produtos escolher? Se você quer melhorar essas escolhas em sua loja, continue a leitura e aprenda como definir as melhores opções!

Qual é a importância do mix de produtos?

O termo mix é derivado da palavra mistura e a ideia por trás de um mix de produtos é exatamente a construção de uma oferta diversificada de bens que atendem aos diversos tipos de consumidores. O modo como essa diversificação será feita depende diretamente do planejamento estratégico da empresa, baseado nas percepções de demanda do seu público.

Com isso é possível atrair mais clientes, aumentar o número de vendas e construir uma boa reputação no mercado. Para os estabelecimentos que visam apostar em conveniência, a criação desse tipo de oferta é ainda mais importante, pois normalmente se espera que sejam atendidas muitas necessidades em um mesmo local. Se, por exemplo, o posto de combustível tem uma loja de souvenir e uma lanchonete junto, é possível encontrar muito do que se precisa em um mesmo local.

Quais são as melhores práticas de gestão de mix de produtos para uma loja de conveniência?

Pense em um consumidor que ao chegar na loja não encontra o que desejava, normalmente ele agradece ao vendedor e busca em um outro estabelecimento que tenha o que ele queria comprar. Assim, não basta ter uma boa equipe de vendas, um espaço bonito e artigos de qualidade, é a diversidade que permite que você atenda mais pessoas e tenha uma melhor gestão da loja de produtos. Na hora de montar seu mix é importante estar atento a alguns aspectos em particular.

Profundidade

Esse conceito está ligado à quantidade de opções disponíveis de um mesmo produto, como a venda de peças de roupas que estão disponíveis em diversos tamanhos, cores e também opções de estampas diferentes.

Extensão

A ideia por trás desse caso se refere a quantidade de produtos disponíveis. Para as lojas de conveniência esse é o ponto mais importante. Não é necessário inúmeras opções de um único item, mas é fundamental que caso um cliente busque por algo, ele consiga encontrar, mesmo que sejam poucas opções disponíveis.

Abrangência

Esse termo se refere à quantidade de linhas de produtos que são oferecidas. Esse fator não é tão importante para pequenos e médios negócios, contudo, se a ideia é construir uma grande loja, vale a pena investir tempo nas escolhas das linhas de mercadorias.

Como fazer a análise de mercado e estudo do público-alvo?

Você já sabe que a diversificação é fundamental para o sucesso da sua empresa, mas isso não quer dizer que sua loja vai buscar atender a demanda por produtos de bebês até itens para a terceira idade. Deve-se conhecer qual o público-alvo que terá sua atenção e ampliar as opções de oferta para essa demanda.

Não adianta diversificar seu mix de mercadorias se isso significa lotar a loja com itens que seu público não procura. Em vez de estimular mais vendas e estreitar o relacionamento com os consumidores, isso só fará com que sintam que seu negócio não é útil para eles. Por isso, é essencial fazer pesquisas de mercado e um levantamento do público-alvo ideal antes de iniciar a compra dos itens para a loja.

É possível usar uma Matriz BCG para o portfólio?

Essa matriz é responsável por identificar dentre seu mix de produtos, quais os que precisam receber mais investimento. Seu nome é proveniente da empresa de consultoria que o desenvolveu, a Boston Consulting Group. Em sua estrutura, a matriz é dividida em quatro quadrantes e seus produtos são classificados com base no seu custo e lucro, sendo que realizar esse tipo de classificação permite compreender mais sobre a dinâmica de vendas do negócio.

Vender produtos essenciais ou complementares?

Há vários tipos de bens que uma loja pode oferecer, tais como: itens essenciais, produtos sazonais, complementares, entre outros. Para otimizar o fluxo de vendas é importante apostar em produtos essenciais como bebidas, lanches e gelo, que serão responsáveis por atrair os clientes.

Posteriormente identifica-se quais itens são complementares aos apresentados anteriormente, como salgadinhos, carvão e doces. Esse tipo de arranjo vai permitir que o ticket médio seja maior que se planejava quando o cliente entrou em seu estabelecimento.

Como gerir os estoques?

Considere quais as melhores opções em relação às limitações de espaço e recursos. Não vale a pena investir em um estoque de meses de um único produto, se sua loja é restrita a um espaço menor.

Caso seja necessário trabalhar com uma margem mais estreita de estoques, é essencial contar com fornecedores confiáveis para evitar ficar com as prateleiras vazias. Deste modo, ao expandir o mix de produtos, uma boa gestão de fornecedores é imprescindível para garantir o abastecimento, entregas dentro do prazo e produtos de qualidade.

Ao seguir todos estes pontos você garante que seu mix de produtos será bem recebido e vai conduzir a um bom relacionamento com os clientes, gerando um fluxo de faturamento constante.

Entretanto, gerenciar uma ampla gama de ofertas de modo eficiente só é possível se for aliado a um bom uso da tecnologia. Nesse sentido, é indispensável um sistema integrado que realize cadastros de produtos e que permita um melhor controle de entradas e saídas, otimizando a gestão de compras da empresa.

Agora que você já sabe como escolher produtos, que tal conhecer a solução que otimiza processos de compra com o uso intensivo de inteligência artificial?

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Receba nossas novidades