Como adotar a metodologia ágil para RH?
Recursos humanos

Como adotar a metodologia ágil para RH?

Será que vale a pena adotar a metodologia ágil para RH? Já podemos adiantar, desde já, que sim! Os resultados de otimizar processos e criar uma rotina de trabalho ainda mais produtiva são positivos em todos os setores do mercado, e não seria diferente com os Recursos Humanos.

No entanto, para isso, é preciso conhecer as melhores práticas e criar um planejamento estratégico para adotar o conceito de metodologia ágil no departamento de Recursos Humanos da empresa. E é com isso que queremos ajudar você.

Neste post, veja as principais iniciativas necessárias para adotar a metodologia ágil para RH e conheça as vantagens de investir nessas medidas!

O que é a metodologia ágil para RH?

A metodologia ágil é um conceito que surgiu a partir dos princípios do manifesto ágil, promovido por profissionais da área de desenvolvimento de sistemas. De início, a ideia é praticada para a otimização dos processos produtivos na Tecnologia. No entanto, a premissa é tão inovadora que pode ser aplicada também em outros setores.

Com o desenvolvimento do método ágil, foi possível perceber como esse pensamento também se manifesta positivamente quando o assunto é a gestão de pessoas dentro de uma empresa. Desse modo, a metodologia começou a ganhar espaço também no RH.

Na prática, a metodologia ágil parte da ideia de criar ciclos de entregas com etapas bem definidas. Assim, os projetos seguem uma ordem de ações, a fim de que as próximas tarefas sejam iniciadas apenas quando as anteriores forem concluídas.

Por meio disso, é possível engajar os colaboradores, de modo que tenham uma participação mais significativa no processo de tomada de decisões e nas atividades diárias do ambiente de trabalho. Além disso, as medidas adotadas na empresa se tornam mais transparentes, tanto para os clientes como para toda a equipe, ajudando a desenvolver um trabalho mais integrado e produtivo.

A aplicação da metodologia ágil no RH também promove um maior foco no alcance de metas, tendo em vista que todo o time conhece melhor o trabalho da empresa e se sente parte do desenvolvimento geral do negócio. A longo prazo, isso resulta em um crescimento sustentável, não apenas do setor, como de toda a organização.

metodologia ágil para rh

Como adotar a metodologia ágil?

Viu só como a ideia é criativa e tem potencial para gerar resultados incríveis dentro de uma empresa? A seguir, veja como o setor de Recursos Humanos pode trabalhar para adotar a metodologia ágil na rotina de trabalho!

Faça um bom planejamento

A melhor saída para ver uma boa ideia ganhar forma é um planejamento bem detalhado. Ao definir os passos necessários para colocar em prática um conceito, como o da metodologia ágil, é possível levantar tudo o que precisa ser feito antes por meio da definição das metas para, em seguida, ter um maior controle da aplicação dos planos.

Defina as metas

Como parte do planejamento estratégico, a definição de metas é indispensável para a metodologia ágil. Afinal, são elas que definirão cada etapa que precisa ser realizada na rotina de trabalho, oferecendo uma orientação mais precisa e adequada para toda a equipe.

A definição de metas, na metodologia ágil, parte da ideia de dividir um problema em pequenas partes. Desse modo, é preciso ter um objetivo inicial bem estabelecido. A partir disso, é possível identificar cada passo que precisa ser dado.

Analise os fluxos

O acompanhamento dos fluxos de produção é essencial para verificar a aplicação da metodologia ágil. Desse modo, é preciso utilizar indicadores de desempenho para analisar os resultados gerados em cada uma das equipes.

Reuniões periódicas para conversar sobre as metas alcançadas e para revisar o planejamento são fundamentais. Assim, é possível manter toda a equipe engajada e o RH atualizado sobre os processos que estão ocorrendo no dia a dia.

Dê treinamento

Para que os colaboradores saibam como colocar em prática as novas metas, é fundamental que haja um treinamento. É assim que as técnicas da metodologia ágil poderão ser aplicadas de forma produtiva e de acordo com o planejado.

Além do mais, incentivar a proatividade dentro das equipes também faz toda a diferença. Dessa forma, os colaboradores se sentirão motivados a buscar o desenvolvimento profissional e pessoal, com uma participação mais produtiva no treinamento.

Engaje a liderança

A liderança das equipes será a principal responsável pelo acompanhamento dos resultados e pela aplicação efetiva da metodologia ágil dentro dos setores de uma empresa. Isso vale para organizações de grande porte, assim como para a gestão de pequenos e médios negócios.

Sendo assim, é preciso que os líderes sejam os primeiros a serem engajados nas mudanças e na definição de novas metas. Incentivar a participação ativa na tomada de decisões é uma ação que pode ajudar a alcançar esse objetivo.

Infográfico eSocial Simplificado

Quais são as vantagens que a metodologia ágil pode gerar?

São várias as vantagens que um negócio pode conquistar por meio da adoção da metodologia ágil. A seguir, veja alguns dos principais benefícios obtidos!

Autonomia das equipes

Ter profissionais que conhecem as atividades que precisam realizar promove o aumento da autonomia das equipes. Na prática, isso reduz os gargalos, aumenta a produtividade e melhora a participação individual de cada colaborador.

Otimização de tempo

Ter um processo produtivo mais rápido e eficiente também é uma grande vantagem para as empresas. Isso surte efeito no faturamento, na redução de gastos e, principalmente, no desempenho dos profissionais, tendo em vista que é possível investir, inclusive, na melhora do bem-estar dos colaboradores.

Diferencial do negócio

Empresas que investem em práticas inovadoras e nas tendências do mercado conseguem se destacar com mais facilidade. A aplicação da metodologia ágil para RH é um exemplo de inovação que traz resultados nos mais variados objetivos de um negócio.

Por esse motivo, é possível ver uma otimização nos processos, aumento da qualidade do serviço ou dos produtos, além de uma maior satisfação dos colaboradores e dos clientes. Todos esses são fatores que melhoram o posicionamento da empresa no mercado.

Viu só como a metodologia ágil para RH pode ser muito vantajosa? Por esse motivo, conhecer as melhores práticas do mercado e adotar as técnicas mais eficientes para a sua empresa podem ser o diferencial que você precisava para ter um crescimento ainda mais sustentável.

Quer saber o que fazer para colocar o conceito em prática? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente