Metas de vendas: veja como definir para a equipe de sua loja

Metas de vendas: veja como definir para a  equipe de sua loja

A definição das metas de vendas de uma loja precisa ser objetiva e realista com o negócio. Entenda como definir esse processo de forma certa. 

As metas de vendas com certeza é uma definição muito importante para manter a saúde financeira do negócio. Através dela é possível desenvolver os objetivos e potencializar os resultados da marca. Apesar de ser fundamental para o negócio, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como defini-las.

Para ter a loja ter sucesso, as metas de vendas precisam ser claras e objetivas, e precisa estar de acordo com a realidade que o empreendimento está inserido. Afinal, não adianta criar números ilusórios e o time comercial não conseguir atingir. 

Não existe uma fórmula mágica para criação das metas de vendas, pois cada empresa tem suas particularidades. Mas, existem alguns fatores que influenciam as metas. Por isso, separamos algumas boas práticas para definir as metas da sua loja. Confira!

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1. Faça análise do mercado

Antes de começar a vender, estude o mercado e o público-alvo que vai comprar os seus produtos. Não esqueça de analisar os concorrentes e ver como eles trabalham as metas e como isso é repassado para os vendedores. Durante o ano, é muito importante ficar atento às sazonalidades, pois nesses períodos as metas precisam ser adaptadas, já que o desempenho nessas datas é acima da média. 

2. Tenha objetivos claros

O varejista precisa saber de onde ele está partindo e para onde ele deseja chegar, pois assim ele saberá quais são as metas de vendas que o seu negócio precisa para se destacar. Com os objetivos claros, o gestor consegue tomar decisões mais certas e ainda potencializa os seus resultados. 

3. Avalie o histórico de venda da equipe

As metas de vendas precisam ser realistas, e para isso, é preciso analisar o histórico de venda do negócio e entender como foi o desempenho do time comercial. Com essa base, é possível ir aumentando as projeções das metas até alcançar o resultado desejado. 

4. Entenda a capacidade do time

Durante o processo de vendas é imprescindível medir a capacidade do time. Por isso, é importante estar próximo da equipe de vendas fazendo treinamentos, automatizando os processos e acompanhando a rotina, para que melhore a produtividade dos colaboradores e eles consigam ser bonificados por conseguir atingir as metas de vendas. 

5. Veja os indicadores de vendas

As metas de vendas precisam ser fundamentadas em dados e projeções financeiras que esperam para o segmento. Por isso, é tão importante conhecer os indicadores para traçar os objetivos do negócio, como: custo por aquisição de cliente (CAC), ticket médio, taxa de conversão, funil de vendas, e muitos outros KPIS. 

Mas, para ter esses dados em tempo real, é preciso contar um ERP que permita que o lojista consiga ter essas informações para gerir melhor o seu negócio. Com Linx Microvix, a gestão é completa tanto para lojas e franquias, as operações de PDV são automatizadas, e o lojista tem a visão completa de todos os processos de frente de loja, inclusive o acompanhamento das vendas feitas pelos vendedores.

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