Como funciona o ecossistema no mercado de meios de pagamento?
Meios de pagamento

Como funciona o ecossistema no mercado de meios de pagamento?

O acesso à tecnologia fez com que diversos hábitos de consumo passassem por mudanças consideráveis, impondo transformações em diversos setores. Diante desse cenário, observamos também um aumento na diversidade de meios de pagamentos.

Quem trabalha no varejo precisa acompanhar constantemente todas essas tendências e novidades, para identificar e aproveitar as ferramentas que podem ajudar o negócio. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar você a entender como funciona o ecossistema no mercado de meios de pagamentos.

Vamos conferir mais um texto da Linx Pay Hub? Então, acompanhe o artigo!

O que é o mercado de meios de pagamento?

Com o aumento dos meios de pagamento, o mercado viu a oportunidade de dar espaço às empresas que desenvolvem facilidades para o pagamento de compras, realizando um intermédio entre o cliente e o lojista, o que é benéfico para ambos os lados.

Desse modo, o mercado de meios de pagamentos é um setor que atua na aplicação e regulamentação de estruturas que ajudam a realizar transações econômicas, fundamentais para o comércio dos mais variados portes.

Quais são os principais agentes e como funcionam?

Ao longo do tempo, esse mercado formou um ecossistema complexo, composto por diversos agentes necessários para manter essa variedade na forma de pagamento. A seguir, entenda como funcionam cada um dos seus componentes!

Adquirente

O adquirente é quem participa da interação entre o comércio e o banco durante os pagamentos. Desse modo, é a parte que transmite os dados de venda às instituições financeiras e repassa o valor para os vendedores.

As máquinas de cartão são exemplos de adquirentes. Diversas empresas conhecidas nessa área são responsáveis por fazer a conciliação de cartões de débito e crédito e por comunicar a bandeira e o emissor, enquanto também fazem a entrega dos valores que os comerciantes venderam por esse meio de pagamento.

Subadquirente

É possível ter mais um intermediador no processo de pagamento de uma compra. Esse é o papel do agente subadquirente. Esses são os famosos gateways, que fazem a aprovação das compras, estando em contato com os bancos e os comércios.

Nesse caso, o lojista se beneficia da redução das burocracias e taxas cobradas pela maquininha, ao mesmo tempo em que os clientes têm também acesso a uma transação segura e descomplicada.

Bandeira

A bandeira é o agente responsável por administrar as normas de um meio de pagamento eletrônico, como os cartões. As organizações que estão presentes no cartão têm um grande compromisso com o Banco Central de manter esse sistema de pagamentos em funcionamento.

Emissor

O emissor é quem recebe a licença das bandeiras e pode emitir os cartões. Tratam-se dos bancos e das instituições financeiras que entram em contato com os clientes para a oferta de produtos que são utilizados por meio dos adquirentes e subadquirentes.

Esse agente tem a responsabilidade de realizar a análise e liberação de crédito dos seus clientes, assim como também deve manter a segurança dos dados financeiros e pessoais dos consumidores.

Cliente

O cliente é quem utiliza os cartões dos emissores e as bandeiras aceitas no local, por meio dos adquirentes e subadquirentes, de modo a realizar o pagamento de uma compra. Em outras palavras, trata-se de todo consumidor que usufrui de uma forma de pagamento para comprar nos mais variados estabelecimentos.

Lojista

O lojista é o agente que tem contato com o cliente e com os adquirentes ou subadquirentes. É quem realiza as vendas e escolhe os meios de pagamento mais viáveis para o seu negócio.

mercado de meios de pagamento

Por que vale a pena diversificar os meios de pagamento?

Como visto, esse mercado de meios de pagamentos ocorre devido à variedade de opções que os clientes podem ter para fazer as suas compras. Aos lojistas, é muito interessante diversificar as formas de pagamento aceitas para atrair um maior público e garantir uma boa lucratividade.

Desse modo, diversificar os meios de pagamentos em uma loja significa utilizar uma das principais estratégias para aumentar as vendas do negócio. Não sabe como garantir essa facilidade aos clientes? Então, confira as formas de pagamento mais utilizadas atualmente!

Crédito

O crédito, apesar de apresentar as maiores taxas dos adquirentes, oferece várias facilidades aos clientes, permitindo que tenham um prazo maior para concluir o pagamento das compras e a possibilidade de fazer um parcelamento fácil e sem juros. Sem mencionar que esse é um dos preferidos dos consumidores.

Desse modo, um dos meios de pagamento eletrônico indispensável para um negócio atualmente é o crédito. Além disso, é possível encontrar alternativas para reduzir as taxas das maquininhas sobre as vendas, como os próprios gateways.

Boleto

O boleto é outro dos mais utilizados, principalmente no e-commerce. Muitos clientes optam por esse meio por apresentar maior segurança dos dados financeiros. Aos lojistas, essa opção também oferece praticidade, sobretudo se o negócio contar com um intermediador e a possibilidade de melhorar o fluxo de caixa.

Débito

O débito, assim como o crédito, é muito utilizado pelos clientes tanto nas compras online quanto presenciais. No entanto, o prazo para que o lojista receba o valor vendido costuma ser menor que as outras opções, oferecendo uma maior vantagem.

Pix e transferências

Com a chegada do Pix, muitos negócios puderam inovar nas vendas, oferecendo um novo meio de pagamento para os clientes. Por ser uma transferência bancária, esse é outro método bastante seguro para receber pelas suas vendas, além de o retorno ser instantâneo.

Banner CTA_Ebook Pix

e-Wallets

Há ainda as carteiras digitais, conhecidas como e-Wallets, que tornam a relação de compra e venda ainda mais prática, tanto ao cliente quanto ao lojista. Uma das principais vantagens desse meio de pagamento é o armazenamento de dados financeiros dos clientes, o que simplifica as transações e as tornam mais seguras.

Como visto, existem diversas opções que o mercado de meios de pagamento oferece para trazer benefícios aos clientes e aos lojistas. Por esse motivo, acompanhar as tendências e buscar um serviço diversificado é uma ótima ideia para o desenvolvimento do negócio e aumento das vendas.

Achou este artigo interessante? Então, continue se informando sobre o assunto. Leia também as 5 principais tendências para os meios de pagamento do momento!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente