
Estética e saúde
Lembretes de consultas médicas para redução de faltas
As faltas em consultas médicas representam um desafio significativo para a eficiência do sistema de saúde, afetando tanto pacientes quanto
Para o mercado de estética, a chegada do verão oferece grandes oportunidades para reconquistar clientes e atrair novos público. Saiba como se preparar.
Um mercado que cresceu 567% no Brasil nos cinco anos antes da pandemia ainda tem espaço para crescer? Sem dúvida! Tanto que o segmento de estética conta hoje com mais de 700 mil profissionais atuando em todo o país e é um mercado que tem uma grande demanda represada. Afinal de contas, muita gente adiou tratamentos para depois da pandemia.
Pois bem: para o segmento de estética e beleza, a hora de crescer é agora. O fim do isolamento social, a vacinação avançada na maior parte do país e a redução do número de casos criam um ambiente positivo para este verão. E, com o otimismo, vem o desejo de se cuidar e de estar pronta para aproveitar os meses de férias e de calor.
Para as clínicas de estética e beleza, é a hora da verdade. O final do ano e o primeiro trimestre de 2022 devem ser encarados como o momento de deixar de vez a crise para trás. Para reforçar o relacionamento com os clientes, identificar novas oportunidades e entregar soluções para o público, as clínicas precisam estar atentas a estes pontos:
A cada ano, um novo leque de tratamentos é colocado à disposição dos clientes. A busca constante pela juventude, o desenvolvimento de tratamentos não-invasivos e novas tecnologias em procedimentos e produtos abrem um leque de oportunidades.
No setor de estética e beleza, é preciso estar sempre atento às novidades, pois elas permitem oferecer serviços com maior valor agregado. Em 2021, dos tratamentos estéticos para homens ao microagulhamento, chegando até mesmo à estética íntima, o mercado se expandiu. É hora de aproveitar as novas possibilidades.
Todo cliente deseja praticidade e inovação. E todo o negócio de estética e beleza precisa acompanhar esse movimento – mas não apenas nos serviços oferecidos. Toda a experiência, da marcação da consulta ao pagamento, precisa incorporar praticidade e tecnologia.
Por isso, sua clínica precisa adotar recursos como:
Estética e beleza costumam ser considerados um território feminino e jovem. Mas não precisa necessariamente ser assim. O IBGE estima que, até 2060, a população com mais de 65 anos será equivalente a mais de um quarto dos brasileiros. Além disso, o segmento masculino praticamente dobrou nos últimos 5 anos e os homens estão se cuidando cada vez mais.
Quanto mais o mercado brasileiro se sofistica, mais se torna possível encontrar novas possibilidades de segmentação. Tratamentos e procedimentos mais especializados poderão passar a responder por uma parcela importante do seu faturamento. Por isso, esteja atento aos sinais que os clientes deixam pelo caminho.
Com o uso de tecnologia, a gestão das clínicas vem avançando muito rápido. É hora de substituir anotações em blocos de papel e informatizar o agendamento, as consultas e o relacionamento com os clientes. O uso de um sistema especializado oferece recursos importantes, como o acesso online à agenda de atendimentos, consultas ao histórico e perfil dos clientes, a gestão financeira do negócio e dashboards que mostram em tempo real o desempenho das operações.
Salões de beleza e clínicas estéticas podem adotar tecnologia para resolver 4 grandes “dores” do negócio:
Sistemas 100% web, atuando em cloud, permitem que o gestor acesse as informações importantes do negócio – a partir de qualquer lugar. Com isso, o dono da clínica pode, por exemplo, identificar quais serviços estão sendo mais procurados, reconhecer os profissionais com melhor nível de avaliação, gerenciar as comissões, ter todo o controle financeiro do negócio e planejar o orçamento das próximas ações. Tanto para redes de franquias quanto para operadores independentes, é a possibilidade de controlar o negócio 100% do tempo.
Plataformas tecnológicas de captação e relacionamento com o cliente apresentam recursos como cadastro de usuários, histórico de procedimentos / consultas, gestão de preferências, serviços personalizados e segmentação por comportamento. Esses recursos permitem criar réguas de relacionamento diferentes e tratar cada cliente de forma individualizada.
Em um setor em que boa parte da mão de obra é autônoma, reter profissionais qualificados e que sejam queridos pelo público é muito importante para o negócio. Afinal de contas, não é raro que a saída de um profissional também signifique a perda de uma parte dos clientes. Por isso, sua plataforma tecnológica precisa lidar com questões importantes de gestão de talentos, como o controle de atendimentos de cada profissional, visibilidade total dos procedimentos adotados e programas de incentivo e premiação.
Dentro da clínica ou do salão, certamente existem oportunidades de negócio ainda pouco exploradas. A cliente poderia, por exemplo, comprar o xampu e o condicionador ali mesmo no salão, ou então o creme que mantém o procedimento estético ativo por mais tempo. Sempre que o varejo oferece um one stop shop e entrega praticidade e conveniência, ele fatura mais, com margens mais elevadas, e estimula a fidelidade do consumidor. As vendas sobem e os lucros avançam.
A tecnologia precisa ser usada a favor da expansão do seu negócio e da fidelidade do consumidor. Estética e beleza são segmentos baseados em confiança – e uma plataforma tecnológica atualizada e pronta para entender em detalhes o comportamento do cliente ajuda você a construir essa confiança.
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