Mercado de calçados: veja as principais tendências da área
Calçados

Mercado de calçados: veja as principais tendências da área

Todos os setores da economia passam por constantes transformações, e com o mercado de calçados não seria diferente. Entre as novas tendências, estão mudanças sobre a forma de consumo, que traça um novo perfil de público, cada vez mais preocupado com aquilo que compra e calça.

Acompanhar as novas fases desse tipo de varejo é importante para que os lojistas consigam manter sua relevância e, dessa forma, continuar suas atividades de maneira lucrativa. É preciso ter em mente que a adaptação deve ser imediata, pois a busca do público por novas experiências já começou.

Quer conhecer as principais tendências da área? Continue a leitura e veja quais são e como aplicá-las em sua loja de calçados!

Como está o mercado de calçados atualmente ?

A palavra do momento é integração, entre o físico e o digital e os canais de vendas representam as maiores mudanças. Hoje o consumidor toma sua decisão de compra antes de chegar até o vendedor, e é por esse motivo que oferecer uma experiência inovadora tornou-se tão importante.

Tenha em mente, também, que o consumidor tem comprado calçados por necessidade e não mais para seguir as tendências da moda. Por isso estão sendo mais procurados tênis que ofereçam durabilidade e conforto, bem como chinelos, pantufas e rasteirinhas, que são atemporais.

Como será a loja de calçados no futuro?

Por trás dos desafios criados pela necessidade de mudança, estão boas oportunidades, como o olhar mais atento para a gestão. Isso também não significa que o varejo físico esteja condenado ao fechamento, e sim que sua existência será complementar e mais inovadora

No futuro, o desafio do varejo como um todo é que o cliente volte para a loja – que investirá em mais experiência do cliente e em inovação, para se destacar perante a concorrência e trazer de volta o público para o ponto de venda.

Como o uso da tecnologia pode ganhar espaço nesse segmento?

A mencionada complementação se dará, por exemplo, por meio de uma estratégia omnichannel. Essa é uma tendência que aposta na convergência entre os diversos canais de uma empresa e faz com que o consumidor não perceba uma grande diferença entre a experiência virtual e a física.

Por exemplo, ela possibilita que o cliente faça a compra em um canal virtual e retire o produto em uma loja física, sem perder tempo com cadastros e filas. Essa forma de consumo também melhora a experiência ao permitir a praticidade do virtual para a escolha e ainda a possibilidade de experimentar o produto antes de levá-lo para casa.

Outro ponto de destaque é a utilização de meios de pagamentos aliados a tecnologias, como o QR Code e Pix. São novas formas que possibilitam que o cliente pague sem contato, o que traz segurança em meio às incertezas (tempo de pandemia) e faz com que o varejista se destaque em meio a concorrência por oferecer outras possibilidades para o cliente fechar a compra.

Banner CTA_Infográfico PIX

Como escolher a melhor tecnologia para uma loja de calçados?

Para que as inovações possam ser implementadas facilmente na loja de calçados do futuro, é importante avaliar a estrutura atual da loja, começando pelo seu ERP e para os dados do seu negócio.

Algumas soluções são simples de serem implementadas, desde que permitam a integração com soluções complementares, como a ampliação das formas de pagamento citadas anteriormente

Apostar em plataformas de vendas também é uma boa pedida para começar a ter uma presença digital e ampliar o público para além dos limites do seu município.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo com uma solução especialista em lojas de calçados.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente