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Como escolher o melhor sistema para restaurante? Descubra!

Como escolher o melhor sistema para restaurante? Descubra!

As atividades do dia a dia de um food service são intensas e demandam muita organização. Na prática, se não existem recursos com o objetivo de estruturar a produção, mensurar o ritmo de entrega e ordenar os envios, a operação pode ficar caótica. Por conta disso, o uso de um sistema para restaurante está se tornando cada vez mais comum, até mesmo em pequenos negócios.

O setor de alimentação fora do lar sofreu grandes transformações por conta do surgimento de novas tecnologias de gestão, produção e distribuição de seus produtos. É tarefa do empreendedor buscar as soluções que cabem ao seu negócio e tem potencial para contribuir nas suas atividades.

Se você quer saber como escolher o melhor sistema para a sua empresa, continue a leitura e confira!

Qual é a importância de ter um sistema para restaurante?

Um bom sistema auxilia a equipe de produção, pois torna todas as entradas de pedido mais organizadas e cria uma hierarquia de trabalho. Já para os clientes, há ganhos quanto a eficiência e qualidade das refeições servidas. Confira, a seguir, alguns aspectos significativos da inclusão de um sistema.

Melhora o atendimento

Com um sistema de gestão para o restaurante, há grandes ganhos em termos de atendimento e qualidade. Nesse caso, a equipe pode retirar os pedidos na chegada dos clientes e essa informação é enviada automaticamente para a cozinha, agilizando o processo e reduzindo desperdícios.

Otimiza o controle da operação

Os recursos eletrônicos adequados permitem que o restaurante consiga melhorar seu controle de estoque, verificar o fluxo de pedidos e acompanhar as entregas. Assim, um sistema específico para esse tipo de estabelecimento pode contribuir para previsão de demanda e diminuição de desperdícios.

Minimiza os erros

Já por meio da automatização do atendimento, existe uma grande redução nos pedidos errados ou incompletos que são enviados ao cliente. Além disso, o sistema ordena e prioriza os pedidos conforme chegam, de modo que nenhum consumidor espere demais pela entrega.

O que é essencial na escolha de um sistema para restaurante?

Alguns aspectos são indispensáveis ao se fazer a escolha de sistema que esteja alinhado com suas necessidades. Confira, a seguir, quais são os pontos mais importantes na hora de avaliar uma boa definição de contratação.

Controle de franquias e loja própria

O sistema deve oferecer um bom controle sobre as muitas variáveis envolvidas no processo produtivo de um restaurante. Recursos como acompanhamento de estoques e métricas de venda são indispensáveis para que você consiga estimar sua demanda, provisionar a compra de insumos e precificar bem seus produtos para ter uma operação lucrativa.

Gestão total da operação fiscal

As atividades fiscais e tributárias fazem parte da rotina de qualquer negócio. Para simplificar aspectos referentes à emissão de notas fiscais e cálculo de tributos, é importante contar com um sistema que automatize tais etapas e minimize os erros, reduzindo assim o custo com mão de obra.

Controle de demanda

O sistema deve comportar facilmente e sem contratempos um alto volume de registro e fluxo de pedidos. Imagine, por exemplo, que você está com seu restaurante lotado e recebendo um grande volume de pedidos. Além disso, existem muitas solicitações de entrega pelo delivery e retirada take away.

Se o software causa lentidão por causa do fluxo intenso de dados, há atrasos nos pedidos, clientes insatisfeitos e perda de receita para o negócio. Portanto, você precisa de um sistema que suporte com segurança diversos fluxos de dados, estando tudo na nuvem.

Usabilidade

De nada adianta ter um sistema que oferece diversas funcionalidades interessantes se você não sabe como extrair o máximo da ferramenta. Por isso, optar por um sistema fácil de usar, intuitivo e que pode ser acessado de qualquer dispositivo é essencial para dar maior dinamismo à sua gestão e possibilitar tomadas de decisões mais ágeis e assertivas, permitindo que seu negócio esteja sempre um passo à frente da concorrência.

Suporte 24/7

O ritmo de trabalho no Food Service é intenso e, em boa parte dos casos, tem expediente todos os dias da semana e até tarde da noite. Por isso, não há margem de tempo para erros e falhas do sistema.

De modo que você não tenha problemas no atendimento do público e perca vendas, é importante contar com um suporte disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e que resolve a maior parte dos problemas no primeiro contato. Assim, quando houver algum erro, ele será corrigido imediatamente.

Integração com meios de pagamentos

Existem outros artifícios digitais que a empresa precisa no seu dia a dia, os quais devem ter uma boa integração com o seu software de gestão para restaurantes. Recursos modernos de meios de pagamento, como por aproximação ou carteiras digitais (via QR Code), necessitam ter uma boa integração com o sistema, visando além de oferecer uma excelente experiência de compra ao consumidor, ter as informações fiscais repassadas sem equívocos.

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Quais são os ganhos esperados?

Os ganhos esperados podem ser entendidos como de curto e longo prazo. Tais benefícios são capazes de serem determinantes para que seu restaurante tenha crescimento e melhore seus resultados.

Curto prazo

Ao implantar um sistema de qualidade há ganhos imediatos que impactam a equipe de trabalho, os consumidores e o próprio custo do restaurante. Aos colaboradores, há grande otimização em todas as atividades, do atendimento à entrega dos pedidos, minimizando erros e dando mais tempo para que foquem no que é mais essencial, encantar o consumidor.

Para os clientes, o ganho passa por poder realizar pedidos de forma rápida e eficiente e também a garantia de recebê-los sem erros e com qualidade. Além disso, sistemas mais modernos permitem uma gestão completa de programas de fidelidade e mecânicas promocionais, permitindo premiar os consumidores mais assíduos, que tendem a estreitar sua relação com a marca, gerando maior fidelização. É uma relação de ganha ganha.

Já em relação aos custos do negócio, há forte minimização dos desperdícios. Isso ocorre por conta da integração com a cozinha, preservando as informações contidas no pedido, sem risco de confusão em momentos que a equipe está mais sobrecarregada.

Longo prazo

Em longo prazo, há o crescimento das vendas, aumentando o faturamento do restaurante. Quanto aos clientes, podemos destacar a melhoria na taxa de fidelização, o que vai elevar o ticket médio, pois clientes fidelizados gastam mais.

Com uma produção otimizada pela redução de custos em curto prazo, a empresa consegue maximizar seus lucros e, consequentemente, investir mais, criando um caminho de expansão consistente.

Por que melhorias e inovações constantes são essenciais?

Inovações contínuas no sistema aliadas a um suporte eficiente são tudo o que seu negócio necessita para otimizar seu desempenho, permitindo que você esteja sempre com a melhor tecnologia em mãos e em perfeito funcionamento. É por isso que o suporte da Linx funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.

Já as melhorias e inovações criam soluções simples e eficientes que transformam toda a dinâmica dos restaurantes, pois, com elas, você tem acesso a mais dados mais essenciais à saúde do seu negócio, levando sua tomada de decisão a outro patamar.

Considere todas as nossas recomendações na hora de escolher um bom sistema para restaurante. A partir delas, você conseguirá levar o seu negócio para o caminho do sucesso, de modo a melhorar o desempenho do seu negócio. Buscar soluções tecnológicas é o primeiro passo para iniciar a transformação digital do seu restaurante.

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