Melhor forma de pagamento para postos: veja 6 opções para oferecer aos clientes

Melhor forma de pagamento para postos: veja 6 opções para oferecer aos clientes

Para fidelizar clientes no posto de combustível, é essencial oferecer sempre a melhor forma de pagamento. Isso significa que o consumidor deve ter diversas opções que facilitem sua vida.

Os clientes querem praticidade para pagar suas compras e, quando uma empresa não oferece meios de pagamentos diferenciados, perde uma fatia no mercado, o que traz riscos para seu negócio.

Neste post, vamos falar sobre as melhores formas de pagamento e quais as opções devem ser oferecidas aos clientes de seu posto de gasolina e da loja de conveniência. Confira!

Evolução dos meios de pagamento dos postos de combustível

Ao longo dos anos, os meios de pagamento em postos de gasolina e lojas de conveniência evoluíram bastante. Se, antes, o cliente só tinha a opção de pagar em cheque, dinheiro ou usar alguns cartões de crédito de bandeiras específicas, hoje há uma gama de opções.

As novas tecnologias estabeleceram um novo perfil de consumidor. O cliente está cada vez mais exigente e escolhe empresas que oferecem comodidade, inclusive na hora de pagar suas compras. Então, quem deseja se manter competitivo no mercado deve acompanhar essas mudanças.

Melhores formas de pagamento para oferecer em postos de combustível

Não há como dizer qual é a melhor forma de pagamento para um posto de gasolina, pois cada consumidor escolhe pagar sua compra com o meio que é melhor para ele. Por isso, o estabelecimento deve dispor de diversas opções para não perder clientes e vendas.

A seguir, vamos citar as opções que não devem faltar em seu posto de gasolina. Veja só!

1. Pagamento em dinheiro

Esta é a forma mais tradicional e conhecida utilizada para o pagamento de compras. Embora o uso da moeda física esteja perdendo espaço para outros meios, como cartão de crédito, ainda há um grande número de consumidores que prefere pagar suas compras em dinheiro, principalmente pessoas mais velhas.

Apesar de não oferecer tanta segurança no quesito armazenamento, aceitar pagamentos em dinheiro facilita a vida de consumidores que não usam cartão de crédito e são avessos à tecnologia.

2. Cartão de crédito e débito

Utilizar cartões de crédito e débito na hora das compras tem se tornado cada vez mais comum. Por isso, podem ser considerados uma excelente forma de pagamento para o posto de gasolina. Claro que a empresa deve oferecer outros meios para cliente pagar suas compras, mas esta não deve faltar.

A vantagem de receber via cartão de crédito e débito é que diversas pessoas utilizam exclusivamente esses meios de pagamento. Além disso, não ter dinheiro físico no estabelecimento é mais seguro para a empresa.

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3. Pagamento via transferência bancária

Atualmente, fazer um pagamento via transferência bancária é muito fácil. Isso porque todos os bancos disponibilizam aplicativos para smartphones, o que permite ao consumidor fazer uma transferência online na hora de abastecer o carro.

A única desvantagem desse meio de pagamento é que, dependendo do banco em que o cliente tem conta, ele terá que pagar uma taxa alta para fazer a transferência. Para o posto, essa forma de pagamento é bastante vantajosa, mas tem a questão da demora no processo. Pessoas com dificuldade em utilizar a tecnologia podem demorar mais do que o habitual para concluir a transação.

4. Pagamento via Pix

O Pix é uma novidade, mas já pode entrar na lista de melhores formas de pagamento para postos de gasolina e lojas de combustível. A vantagem do Pix é que ele é simples de usar e o pagamento cai na hora. Qualquer pessoa que tenha conta em banco pode cadastrar uma chave Pix para fazer pagamentos e transferências.

Como as transações são gratuitas para os clientes e o processo muito rápido, é interessante disponibilizar esse meio de pagamento para seus clientes. Enquanto o frentista enche o tanque, o cliente faz o pagamento e envia o comprovante por aplicativos de mensagem.

Como outros gateways de pagamento, a empresa paga uma taxa para transação, mas a praticidade da tecnologia torna o Pix para postos uma ferramenta muito útil.

5. Pagamento móvel

Essa é uma novidade que tem tudo para virar tendência, principalmente em épocas como esta, na qual as pessoas evitam proximidade. O pagamento móvel é feito por meio dispositivos como smartphones e tablets.

Então, o posto pode deixar tablets disponíveis para que o cliente faça o pagamento enquanto abastece. Na loja, o processo também agiliza o atendimento e ainda evita o contato entre cliente e vendedor.

Utilizar link de pagamento é outra estratégia interessante e que vem ganhado espaço porque, além de evitar o contato, é um método bem rápido, seguro e eficiente.

6. QR Code

Esse método também se enquadra em meio de pagamento móvel, já que o cliente utiliza seu smartphone para pagar as compras. Nesse caso, basta apontar a câmara do celular para escanear o código e realizar o pagamento.

A vantagem desse método é que a taxa de transação é barata e o processo bastante rápido. Além disso, receber as vendas via QR Code é mais seguro do que em dinheiro.

Por que oferecer diversas opções aos seus clientes

Há clientes que preferem pagar o abastecimento de seu carro em dinheiro, outros no cartão de crédito e ainda tem aqueles que gostam de usar as novidades que a tecnologia oferece. Por isso, o estabelecimento deve oferecer diversas opções para seus clientes.

Dessa forma, sua empresa não perde vendas, melhora a experiência do cliente e aumenta o faturamento do negócio.

Como a Linx pode ajudar

Se você procura a melhor forma de pagamento, a Linx pode ajudar. Por meio de nosso sistema SmartPOS você pode melhorar a experiência do cliente e ainda aumentar os lucros de seu negócio.

A tecnologia consiste em um ponto de venda (PDV) móvel que possibilita o gerenciamento do negócio, mesmo que você não esteja presente no estabelecimento.

O SmartPOS tem funcionalidades como ponto de venda, catálogo online, pagamentos e emissão de nota fiscal — tudo para facilitar sua vida e melhorar a gestão de seu negócio.

Para concluir, podemos dizer que a melhor forma de pagamento para um posto de gasolina e loja de conveniência é aquela que atende às necessidades de seus clientes. Então, estude o perfil de seu público para oferecer a solução mais adequada.

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