Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Meios de pagamento: conheça as novidades e tendências

Meios de pagamento: conheça as novidades e tendências

As mudanças tecnológicas, cada vez mais velozes, têm causado grandes impactos sobre os modelos de negócio. Com a transformação digital na ordem do dia, as empresas se renovam para atender os novos consumidores e disputar espaço no mundo da transformação digital.

Assim como o e-commerce revolucionou o varejo, a tecnologia segue como base e apoio para iniciativas de aperfeiçoamento contínuo das marcas. E a inovação vem de todos os lados, fazendo-se presente desde o uso crescente dos dispositivos móveis às novas formas de pagamento.

Afinal, tudo que agiliza o processo de compra colabora para que a experiência do consumidor seja a mais favorável possível, o que atende a uma demanda também crescente: ninguém mais quer perder tempo. Para se ter uma ideia, um relatório divulgado pela Ebit/Nielsen aponta que 42,8% das vendas foram finalizadas em dispositivos móveis neste ano, um recorde para o mercado.

Adaptando-se a novos conceitos, como o omnichannel, o varejo necessita que as maneiras de realizar o pagamento também evoluam. Assim, cresce a demanda pela oferta de meios de pagamento que sejam práticos e rápidos para atender o cliente como ele deseja, deixando-o satisfeito e com intenção de voltar a comprar na sua loja.

Vamos, então, listar algumas alternativas de pagamentos que já estão à disposição, assim como tendências para você já ir se acostumando com o futuro.

 

Como pagar suas compras?

 

  • Pagamento via Qr Code

 

Uma solução que já está disponível e cada vez mais deve fazer parte do dia a dia dos consumidores é o pagamento via Qr Code. Essa tecnologia elimina a necessidade do cartão físico ao funcionar por meio de um pequeno código de barras. Na prática, a maquininha de cartão deve emitir esse código e o cliente só tem o trabalho de ativá-lo por meio do seu celular. Para isso, basta apontar a câmera para o código (ou fazer isso com o aplicativo de leitura aberto caso a câmera do seu celular não faça a leitura sozinha) e o pagamento é efetivado.

Além disso, o Qr Code também pode ser usado para fazer transferências instantâneas e, com isso, você abraça cada vez mais a agilidade do digital, deixando de lado o modo tradicional de fazer transferências por meio de TEDs, DOCs e boletos.

 

 

  • Dispositivos móveis

 

Seja para se locomover ou para se alimentar, as transações por aplicativos caíram no gosto dos consumidores. E não é para menos. Conforme a Fundação Getúlio Vargas, o Brasil já tem mais de 220 milhões de smartphones ativos. Isso representa mais de um aparelho por habitante e nos leva a pensar que está cada vez mais fácil o acesso a pedidos e pagamentos feitos diretamente pelo celular – um dispositivo que não sai mais das mãos das pessoas e torna muito mais prático, cômodo e rápido o momento da compra, ou seja, tudo o que os clientes buscam nos dias atuais.

 

 

  • Wearables

 

Você já deve ter visto algum anúncio de relógios, pulseiras e outros acessórios que possibilitam ao usuário pagar suas contas. Os wearables (“vestíveis”, em livre tradução) constituem uma tendência que está se consolidando aos poucos, mas que promete se popularizar num futuro muito breve, estendendo-se a outros dispositivos do cotidiano e ampliando funções. Prometem agilidade e simplicidade ao permitir que você realize suas compras e faça transações utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou wireless, basta ter aproximação física.

 

 

  • Biometria

 

Ainda em desenvolvimento, mas também com a promessa de trazer mais segurança e confiabilidade às compras online, está a tecnologia biométrica. A biometria pode utilizar a íris, a retina, o rosto ou a voz das pessoas para identificá-las. Já temos dispositivos móveis que destravam reconhecendo a impressão digital do usuário, ou sua foto, ou mesmo sua íris. Neste contexto, algumas operadoras de cartão já estão testando essas soluções para oferecer ainda mais conforto aos clientes na hora de pagar suas compras.

 

Omnichannel derruba barreiras

As barreiras e diferenças entre os pagamentos nos varejos físico e online estão desaparecendo em função das novas funcionalidades. É cada vez mais comum que os clientes façam buscas e comprem seus produtos online – mas se dirijam até a loja física mais próxima para receber suas compras – e esperam ter o mesmo atendimento cuidadoso.

Numa época em que estar nos mais variados canais é uma estratégia fundamental para qualquer negócio que pretenda ter sucesso, o omnichannel está despontando no futuro do varejo. O comércio, cada vez mais, vai significar uma mesma loja em todos os lugares: na rua, na mídia social, dentro do carro, no console de videogame, na TV, em quiosques espalhados pelas cidades e muito mais.

Para não perder espaço, seu negócio deve incluir soluções de pagamento que sejam aceitas em qualquer um desses canais. E é preciso estar atento para outras que certamente vão surgir. Afinal, o varejo não para de evoluir e incorporar elementos para que o cliente tenha sempre as melhores experiências possíveis.

Para sua loja acompanhar todas essas novidades, entre em contato com a Linx. Conheça nossas soluções e continue acompanhando nosso blog, sempre com informações importantes que ajudam a apoiar o crescimento da sua empresa.

Ir para
Contato comercial
Envie uma mensagem ou Chat online

Telefone Comercial:

3003-0400

Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.