Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
As mudanças tecnológicas, cada vez mais velozes, têm causado grandes impactos sobre os modelos de negócio. Com a transformação digital na ordem do dia, as empresas se renovam para atender os consumidores e disputar espaço no novo mundo.
Assim como o e-commerce revolucionou o varejo, a tecnologia segue como base e apoio para iniciativas de aperfeiçoamento contínuo das marcas. E a inovação vem de todos os lados, fazendo-se presente desde o uso crescente dos dispositivos móveis até os novos meios de pagamento digital.
Afinal, tudo que agiliza o processo de compra colabora para que a experiência do consumidor seja a mais favorável possível, o que atende a uma demanda também crescente: ninguém mais quer perder tempo. Para se ter uma ideia, um relatório divulgado pela Ebit/Nielsen aponta que 42,8% das vendas foram finalizadas em dispositivos móveis neste ano, um recorde para o mercado.
Adaptando-se a novos conceitos, como o omnichannel, o varejo necessita que as maneiras de realizar o pagamento também evoluam. Assim, cresce a demanda pela oferta de meios de pagamento que sejam práticos e rápidos, permitindo atender o cliente como ele deseja, de modo a deixá-lo satisfeito e com intenção de voltar a comprar na sua loja.
Vamos, então, listar algumas alternativas de pagamento que já estão à disposição, assim como tendências para você já ir se acostumando com o futuro.
Mas, na prática, quais são as principais novidades e tendências nos meios de pagamento, os seus benefícios e como cada um deles pode ser útil para potencializar as vendas e entregar uma experiência cada vez mais completa para os seus clientes? Confira a nossa lista!
Uma solução que já está disponível e cada vez mais deve fazer parte do dia a dia dos consumidores é o pagamento via QR Code. Essa tecnologia elimina a necessidade do cartão físico ao funcionar por meio de um pequeno código de barras. Na prática, a maquininha de cartão deve emitir esse código, e o cliente só tem o trabalho de ativá-lo por meio da câmera do seu celular.
Para tanto, basta apontar a câmera para o código (ou fazer isso com o aplicativo de leitura aberto, caso o seu celular não tenha essa funcionalidade de fábrica), e o pagamento é efetivado. Assim, sem nenhum tipo de enrolação ou contato, a transação é confirmada. Um formato que contribui para uma experiência otimizada do cliente na sua loja, ganhando tempo e praticidade para comprar.
Além disso, o QR Code pode ser usado para fazer transferências instantâneas. Dessa forma, você cada vez mais abraça a agilidade do digital, deixando de lado o modo tradicional de fazer transferências por meio de TEDs, DOCs e boletos. Mais importante, ele é mais uma alternativa para que os seus clientes finalizem a compra.
Seja para se locomover, seja para se alimentar, as transações por aplicativos caíram no gosto dos consumidores. E não é para menos. Conforme a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Brasil já tem mais de 220 milhões de smartphones ativos. Isso representa mais de um aparelho por habitante e nos leva a pensar que está cada vez mais fácil o acesso a pedidos e pagamentos feitos pelo celular.
Considerando que esse é um dispositivo que já faz parte da rotina das pessoas, nada melhor do que utilizá-lo para otimizar a experiência de compra. O cliente entrou na sua loja, mas esqueceu a carteira? Fique tranquilo, ele não vai deixar de finalizar a transação, pois o smartphone pode ser utilizado para permitir que a transferência se concretize, por exemplo.
Você já deve ter visto algum anúncio de relógios, pulseiras e outros acessórios que são conectados à internet, certo? Mais do que uma ferramenta para realizar atividades físicas e acompanhar sinais vitais, os wearables — termo que pode ser traduzido como “vestíveis” — também se tornaram uma grande tendência entre os meios de pagamento, juntando praticidade e segurança.
A partir do uso de tecnologia como o NFC (Near Field Communication), é possível realizar a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou wireless, bastando ter aproximação física. Imagine que o cliente tenha ido caminhar na praia e, na volta, decidido fazer uma compra. Mesmo sem os seus cartões ou dinheiro físico, ele pode fechar o negócio apenas ao se aproximar.
Ainda em desenvolvimento, mas também com a promessa de trazer maior segurança e confiança para as compras online, temos a tecnologia biométrica. Ela pode utilizar a íris, a retina, o rosto ou a voz das pessoas para identificá-las. Atualmente, existem smartphones que destravam as suas telas a partir do reconhecimento da impressão digital do usuário, por exemplo.
Apesar de ainda ser um desafio fazer com que esse procedimento seja seguro na hora de se realizar uma transação, a biometria pode, em breve, se tornar um recurso para autorizar pagamentos. Não à toa, algumas das operadoras de cartão já estão testando essas soluções para oferecer ainda mais conforto aos clientes na hora de pagar suas compras, garantindo conforto e segurança para as transações.
Criado em fevereiro de 2020 e válido a partir de novembro do mesmo ano, o Pix é o novo método de pagamento chancelado pelo Banco Central. O grande atrativo que ele oferece é a instantaneidade do processo. Com apenas uma informação em mãos, pessoas físicas e jurídicas podem realizar transferências entre si sem nenhum tipo de limite ou restrição.
Isso mesmo: a ideia do Pix é justamente acabar com as esperas e os famosos “dias úteis”. Não à toa, o método é um forte candidato para iniciar a derrocada de opções como TED e DOC. Afinal, não existe, por exemplo, nenhuma restrição de horário ou financeira para fazer uma transferência. Não importa se você está realizando o pagamento de manhã em uma segunda-feira ou na madrugada de sábado.
O sistema funciona 24 horas em todos os dias da semana. Assim, em apenas 10 segundos, é possível fazer e receber pagamentos. Para uma loja, isso pode se tornar um grande atrativo, gerando maior eficiência na dinâmica do dia a dia, agilizando o processo de pagamentos, por exemplo. Além disso, outro benefício é o valor mais baixo das taxas cobradas.
Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes em sua base devem oferecer o Pix, que não exige nada além do próprio aplicativo da instituição.
As barreiras e diferenças entre os pagamentos nos varejos físico e online estão desaparecendo em função das novas tecnologias. É cada vez mais comum que os clientes façam buscas e adquiram seus produtos online, mas se dirijam até a loja física mais próxima para receber suas compras, e eles esperam ter o mesmo atendimento cuidadoso em toda a jornada.
Numa época em que estar nos mais variados canais é uma estratégia fundamental para qualquer negócio que pretenda ter sucesso, o omnichannel está despontando no futuro do varejo. Logo, o comércio vai significar uma mesma loja em todos os lugares: na rua, na mídia social, dentro do carro, no console de videogame, na TV, em quiosques espalhados pelas cidades.
Mais do que estar presente em diferentes canais, porém, é fundamental saber se posicionar em cada um deles e, assim, potencializar os seus resultados. E isso tem ligação direta com a forma como você escolhe os métodos utilizados para finalizar as compras. Conhecer essas inovações, portanto, é o primeiro passo para sempre posicionar o seu negócio na vanguarda em seu segmento.
Para não perder espaço, o seu empreendimento deve incluir soluções de pagamento que sejam aceitas em qualquer desses canais. E é preciso estar atento para outras que certamente vão surgir. Afinal, o varejo não para de evoluir e incorporar elementos para que o cliente tenha sempre as melhores experiências possíveis, e isso passa diretamente pela variedade de meios de pagamento.
Gostou de saber sobre os meios de pagamento e como a maior oferta deles pode convencer seus clientes a comprar de você? Um caminho complementar para isso é melhorar a comunicação. Veja como captar dados de qualidade pode ajudar!