Markup: como calcular e aumentar a lucratividade do seu negócio
Calçados

Markup: como calcular e aumentar a lucratividade do seu negócio

Por Eber Fernando Gomes Pereira, Analista de Suporte na Linx.

Se eu te perguntasse agora, você saberia me responder como é formado o preço de venda do seu produto? Ou melhor, saberia me dizer se o preço dos seus produtos cobre todos os seus custos de operação (fixos e variáveis), impostos e ainda garante uma boa margem de lucro?

Bom, para entender melhor essas questões e respondê-las de forma segura é importante conhecer um índice fundamental na precificação de produtos, que se chama Markup.

Então, se você quer saber mais sobre esse assunto e como ele pode fazer a diferença no dia a dia da sua operação, continue sua leitura!

O que é Markup?

De forma resumida, Markup é um índice multiplicador que, quando aplicado sobre o custo do produto, tem o objetivo de gerar um preço de venda vantajoso para o seu negócio. Para que fique mais claro, quando falamos em custo do produto nos referimos ao CMV (custo da mercadoria vendida) e isso engloba o preço de custo do produto, impostos e custo de transporte (frete).

Após definido, caso o valor médio desse índice (Markup) se mostre divergente a média de mercado, isso pode indicar que algo está errado em sua operação. Um exemplo claro disso é o custo com fornecedores ou demais gastos obtidos com a operação da loja.

É importante lembrar que o cálculo do markup deve ser feito de forma que o lojista consiga cobrir os custos fixos e variáveis da empresa e ainda ter uma boa margem de lucro para praticar descontos e promoções em sua loja sem que haja qualquer impacto.

A importância de um markup bem-feito

O markup é imprescindível para conduzir seu negócio da maneira certa, assim como comprar bem e vender com preço justo. Em um mercado tão concorrido quanto o calçadista, a precificação correta do produto pode elevar o volume das vendas e, consequentemente, do ticket médio por cliente, aumentando assim o faturamento e acelerando o giro de estoque.

Falando em lucratividade, Markup e margem de lucro são assuntos que estão relacionados, tanto é que a margem de lucro é completamente fundamental para o cálculo desse índice. Veremos isso de forma mais detalhada no próximo tópico.

Como Calcular um markup de sucesso

Além de levar em consideração os custos fixos e variáveis da operação da loja, impostos e o lucro desejado sobre o produto, é importante ter conhecimento de quem são seus clientes e o público-alvo que você deseja atingir, pois aplicando uma margem muito grande sobre o produto, é possível chegar a um preço de venda que, ao invés de atrair o cliente poderá afastá-lo.

Baseia-se sempre no seu próprio histórico da empresa para chegar ao seu markup, caso isso não seja possível o ideal é que procure um índice médio praticado pelo seu segmento.

Antes de realizarmos o cálculo é importante revisarmos o que é cada uma das variáveis usadas:

Despesas variáveis:  São todas os gastos que ocorrem com a realização da venda, um exemplo são as comissões pagas aos vendedores, os impostos sobre as vendas, as taxas de cartão etc.

Despesas fixas: São todos os gastos não ligados diretamente ao custo do produto, como por exemplo, despesas financeiras, despesas administrativas, despesas comerciais etc. Em resumo, são os gastos com a operação da loja.

Custo do produto: Valor desembolsado para aquisição da mercadoria, exemplo: custo bruto + imposto + frete.

Margem de lucro ou lucro desejado: É o percentual de lucro que se pretende ter sobre cada venda do produto, essa margem pode ser adotada de forma igualitária, ou seja, um percentual fixo para todos os produtos, ou então pode se trabalhar uma margem diferente para cada produto, fazendo com que dessa forma a negociação sobre as vendas sejam mais flexíveis e permita preços mais agressivos em alguns produtos.

Então vamos lá, considerando que os percentuais de despesas fixas de variáveis já estejam na ponta do lápis, a formula a ser aplicada será:

Markup = 100 /[100-(DV+DF+ LP)]

Aonde:

100 equivale ao meu preço total de venda em percentual

DV= Percentual de Despesas Variáveis

DF= Percentual de Despesas Fixas

LP= Meu lucro desejado/pretendido sobre o produto.

Exemplo:

Digamos que você tenha um produto que custou 50 reais e possua os seguintes índices percentuais:

10% de despesas variáveis

15% de despesas fixas

E seu desejo inicial seja ter um lucro de 20% sobre a venda.

Então:

Markup= 100/[100-(10+15+20)]

Markup=100/[100-45]

Markup=100/55

Markup=1,8181

Sendo assim, para se obter o preço de venda, basta multiplicar o custo do produto pelo índice de markup encontrado:

Preço de venda= 50 * 1,8181

Preço de venda=  90,90

Newsletter varejo

Conclusão

Como vimos formar o preço de venda dos seus produtos utilizando o índice markup traz uma padronização e um nível de gestão mais ágil e estratégica para seu negócio, sem contar que ele garante um bom retorno financeiro e um preço justo aos seus clientes quando calculado da forma correta.

E aí, você já trabalha a formação de preço utilizando o índice markup?

Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente