Marketplace para home centers: quais são as vantagens?
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Marketplace para home centers: quais são as vantagens?

Pandemia é sinônimo de baixo faturamento para você? Então, saiba que isso não é realidade para muitos varejistas. Segundo dados divulgados pela Abcomm, as vendas online tiveram um crescimento exponencial neste período.

Os marketplaces foram os grandes responsáveis por esse sucesso, visto que 95% dos consumidores virtuais utilizam essas plataformas para a compra. É por isso que investir em marketplace para home centers é visto como uma grande oportunidade.

Daniel Mayo, diretor-executivo na área de Big Retail na Linx, também tem uma visão positiva sobre isso. Inclusive, acrescenta que o varejo sentiu dois grandes impactos nos últimos meses: “a necessidade da digitalização dos negócios e a mudança para uma mentalidade ágil. Hoje, estar presente apenas no mundo físico é uma grande limitação”, considera.

Neste texto, explicamos melhor as vantagens de um marketplace para home centers!

Quais são as diferenças entre ser e estar em um marketplace?

Um lojista está em um marketplace quando se registra nele. Aliás, pode se registrar, simultaneamente, em vários. Com isso, tem chances de ser encontrado por diversos consumidores. Por outro lado, lida diretamente com a concorrência, já que nessas plataformas também há outros vendedores, compartilhando o mesmo espaço e estratégias semelhantes.

Ser um marketplace é abrir espaço para outras lojas (Sellers como são chamados) se cadastrarem e venderem junto os produtos. É, ainda, facilitar a vida dos consumidores, que podem encontrar em um mesmo local tudo o que precisam. Com isso, você se torna o próprio shopping virtual. Nesse caso, os ganhos são para todos os lados, mas em especial para o marketplace, que obtem um percentual em cima das vendas realizadas pelos sellers.

É por isso que “os maiores varejistas não querem apenas estar em marketplaces, mas sim construir seus próprios ecossistemas. Querem ser “o marketplace”. Querem se transformar em uma plataforma de compras e ampliar o oferecimento de produtos, assim como uma empresa one-stop-shop”, afirma Daniel.

Por que usar marketplace para home centers?

Agora que você começou a entender o tema, conheça mais a fundo algumas vantagens de um marketplace para home centers!

Poder de alcance

Uma das principais vantagens é o poder de alcance. Há grande concentração de vendedores e produtos, então as plataformas recebem uma enorme quantidade de tráfego. Não é à toa que muitas marcas afirmam que dá para vender mais pelos marketplaces do que por lojas físicas.

Estar em um marketplace — e, principalmente, ser ele próprio — possibilita receber milhares de visitas, que se transformam em clientes. Com isso, dá para criar diversos pontos de depósito, o que facilita logística, além de reduzir o custo de envio e o prazo de entrega ao cliente

Diversificação de canais

Um e-commerce também tem suas vantagens, claro. Uma delas é a possibilidade de customizar o layout das páginas. Inclusive, não é raro se deparar com a recomendação de investir nesses dois canais ao mesmo tempo.

Para Mayo, essa estratégia é válida: “a diversificação de canais é uma questão de sobrevivência para o varejo. Ter uma operação omnichannel é necessário para alcançar o cliente em todos os pontos de contato. Não importa o segmento varejista: hipermercado, eletromóveis ou home center, o marketplace é importante e veio para ficar”.

Escalabilidade

É possível atender a diversos perfis de consumidores, sejam B2B ou B2C. Dessa forma, as relações se tornam fluidas e dinâmicas, e a experiência de compra, otimizada. Além das vendas aumentarem, a marca adquire renome, ganhando destaque e autoridade no mercado. Assim, as oportunidades de crescer e lucrar são progressivas.

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Como iniciar o processo de ter um marketplace para o home center?

Como primeiro passo, vale entender a importância do omnichannel. Depois disso, buscar uma boa ferramenta de integração.

“O omnichannel é focado na experiência do cliente, por meio na unificação de canais e compartilhamento de informações. O consumidor de hoje não vê canais, mas sim a marca. Ele quer uma experiência fluida, além de ser entendido como único em sua jornada, no físico, no digital, onde estiver. E para conseguir isso, os home centers precisam de sistemas especializados”, explica Daniel Mayo.

Como a solução da Linx pode auxiliar nesse processo?

As demandas do consumidor mudam rapidamente, assim como as estratégias para alcançá-lo. Quem quer sobreviver precisa acompanhar as transformações do mercado, por isso a importância de contar com uma solução robusta. Saiba o que torna o software da Linx tão diferenciado!

Otimização na logística

“Desenvolvemos soluções de vendas e de relacionamento com o consumidor, que são pensadas nas necessidades específicas de cada segmento. Os sistemas Linx permitem ao varejista gerenciar o home center de maneira ampla e totalmente integrada, evitando, por exemplo, ruptura de estoque, podendo manter as margens saudáveis”, evidencia o diretor-executivo.

“Nossas soluções nasceram prontas para atender às demandas da omnicanalidade e os principais fluxos como retira em loja, showrooming ou entregas em domicílio a partir da loja física”, ter opções de teleatendimento e delivery, além de atender o consumidor usando serviços de entrega sob demanda com empresas parceiras”, completa Mayo.

Experiência de compra ainda melhor

Os consumidores de home centers dispõem de características peculiares. Por exemplo: realizam aquisições totalmente planejadas e tendem a fazer pedidos complexos, com múltiplos itens e diversas datas de entrega. Lote e cor são outros fatores importantes para gestão de estoque.

Também é comum haver uma abrangência de perfis — como designer de interiores, engenheiro civil, mestre de obras, empresas orçamentistas, ou mesmo aquele consumidor que só precisa de uma furadeira.

Com as soluções Linx, é possível satisfazer todos esses requisitos e proporcionar uma jornada mais atrativa. “Nossas soluções controlam desde a operação de backoffice, passando pela gestão de mercadorias, até a frente de caixa. Isso garante uma experiência sem atritos, mais efetiva”, garante Daniel.

Dentro disso, a tecnologia ainda oferece:

●       recomendações inteligentes e complementares;

●       recuperação de carrinhos abandonados;

●       personalização e guarda de orçamentos;

●       análise de histórico e hábitos de compra;

●       possibilidade de autosserviço e mais autonomia no autoatendimento e no autocheckout, na loja física.

Um marketplace para home centers possibilita ganhos crescentes, como você percebeu. No entanto, é necessário investir em soluções inteligentes e capazes de proporcionar tudo o que os consumidores procuram: algo moderno, intuitivo e que solucione problemas específicos. E é aí que a Linx entra como um bom investimento!

Achou interessante entender as vantagens de um marketplace para home centers? Então, conheça mais sobre o sistema de gestão e integração de home centers!

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