Marketplace In e Out: qual a diferença entre esses modelos?
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Marketplace In e Out: qual a diferença entre esses modelos?

Para começar a vender online em diversos canais é preciso entender as diferenças, como no caso do marketplace in e out. Entenda qual é a melhor opção para o seu negócio! 

O marketplace é um tipo de negócio digital que vem se tornando cada vez mais popular entre as pessoas. Além da praticidade, o marketplace funciona como um shopping center digital, onde muitos lojistas utilizam o espaço que é altamente frequentado para comercializar os seus produtos.  

Segundo a pesquisa ‘Tendências do Varejo 2023’, realizada pela Dito e Opinion Box, 89% dos consumidores têm o costume de comprar em marketplaces, sendo que 51% já utilizam essas plataformas com frequência.  

Se você está pensando em vender seus produtos em um marketplace é importante saber as diferenças entre as modalidades: marketplace in e out. Assim, você vai identificar qual modelo se encaixa no seu negócio.  

marketplace in e  out

O que é marketplace out? 

No marketplace out, os vendedores se cadastram em uma plataforma externa para vender seus produtos em troca de uma comissão de vendas. Normalmente, esses canais terceirizados já contam com uma alta visibilidade. Dessa forma, os vendedores se beneficiam do investimento em mídias que já são feitas pelo próprio marketplace para atrair novos leads.  

Além disso, quem utilizar do marketplace out não precisa se preocupar com uma infraestrutura tecnológica, pois a plataforma de marketplace já oferece tudo pronto, e tem algumas que já oferecem serviços de fulfillment, que é uma operação logística que começa do centro de controle até a expedição para o envio.  

Esse modelo de marketplace é uma opção para varejistas que estão começando e não conseguem investir o valor necessário para abrir um e-commerce próprio. Mas, também é útil para os lojistas que querem diversificar seus canais de vendas.  

Contudo, é importante ficar atento se o marketplace está voltado para o público-alvo do seu negócio, e claro, verificar se a concorrência está alta.  

O que é marketplace in? 

O marketplace in é quando uma empresa disponibiliza o espaço da sua plataforma para outros lojistas venderem seus produtos. Essa modalidade vem sendo popularizada por empresas que já tem uma base de clientes no digital e que desejam aumentar a variedade de produtos oferecidos, sem precisar gastar com um estoque próprio. 

Dessa forma, as empresas que disponibilizam espaço dentro seu e-commerce acabam atraindo mais clientes, aumentando o ticket médio e criando uma nova receita, através das comissões desses vendedores que utilizam do espaço. 

Para criar o seu próprio marketplace é preciso estruturar a plataforma, fazer a captação dos vendedores e investir em marketing, para poder gerar engajamento, e consequentemente, tráfego para página. Lembre-se, o pagamento dos pedidos faturados é dividido entre os vendedores e o marketplace através do split de pagamento.  

Qual escolher? 

Agora, você já conhece a diferença entre marketplace in e out, mas você sabe qual modelo é o melhor para o seu negócio? 

Como vimos, as duas modalidades atendem diferentes necessidades. Se você deseja diversificar os seus canais de vendas e ampliar novas possibilidades comerciais, o marketplace out é o ideal.  

Se você é uma empresa consolidada no mercado digital, o marketplace in é o mais indicado, pois será uma oportunidade de aumentar a receita do seu negócio e expandir os produtos que já eram oferecidos. Porém, é necessário um planejamento para captar os vendedores que fazem sentido para o seu site.  

O mais importante é conhecer a fundo as necessidades do negócio e as dores do seu cliente, antes de escolher entre marketplace in e out.  

Para acompanhar essa tendência que veio para ficar, quem já é cliente Linx Commerce, já consegue integrar ou ativar o módulo de marketplace.  

Dentro da nossa plataforma de e-commerce, existe um módulo que se chama Marketplace que possibilita expandir a estratégia para um marketplace e ainda aproveitando a rede de sellers para expandir o volume transacionado. 

Além disso, a plataforma Linx Commerce também tem a integração com o hub de marketplace, Plugg.to. Atualmente, essa plataforma conta com mais de 70 marketplaces em sua base e permite a sincronização em tempo real de preço e estoque, customização de cadastro por canal, painel informativo com dados sobre faturamento e total de vendas, e muito mais.  

Se você tem interesse em colocar sua marca em algum marketplace, entre em contato com nosso time, que vamos te direcionar a melhor solução para o seu negócio.  

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