Marketing no varejo de proximidade: 5 dicas para a inauguração
Mercado de proximidade

Marketing no varejo de proximidade: 5 dicas para a inauguração

A inauguração é um momento importante no relacionamento com o cliente. Saiba como aproveitar ao máximo esta ocasião para fidelizar os consumidores com dicas de marketing no varejo de proximidade.

A inauguração de um ponto de venda é um momento mágico, muito aguardado pelo empreendedor. É um sinal claro de progresso e de planos que se transformam em realidade. Mas também é o primeiro passo em uma longa jornada de relacionamento com os clientes. Abrir o comércio é o começo: a partir daí, tem início o trabalho diário de atrair, conquistar e fidelizar o público.

Isso não significa que a inauguração do PDV não deva ter destaque na sua estratégia de marketing. Muito pelo contrário: esse é um momento importante para chamar a atenção dos clientes, estimular visitas para conhecer o local e encantar o público com um espaço brilhando de tão novo.

No varejo de proximidade, em especial, as ações de inauguração são ainda mais importantes. Afinal de contas, o público acompanhou a construção ou reforma do espaço, o que cria uma curiosidade natural sobre qual será a cara do comércio. É possível aproveitar essa curiosidade para dar ainda mais destaque ao primeiro dia de funcionamento do PDV.

Para destacar ainda mais a inauguração do seu comércio, impulsionar suas vendas e reforçar a vocação do local como um espaço de conveniência e convivência para a vizinhança, avalie a possibilidade de adotar estas 5 ações de marketing no varejo de proximidade:

1) Crie expectativa

Sozinha, a abertura do comércio representa pouco para um PDV que ficará aberto praticamente todos os dias do ano. Mas esse momento é importante para tornar sua marca mais conhecida. Por isso, crie expectativa antes do dia da inauguração. Isso pode ser feito de diversas maneiras:

  • Coloque uma faixa em frente ao PDV com um “em breve”. Quando a data de inauguração estiver definida, substitua a faixa por outra com a data e horário de estreia.
  • Tenha uma estratégia de comunicação para a vizinhança. Utilize recursos tradicionais, como o caminhão de som e a distribuição de panfletos nas ruas próximas, mas também aproveite recursos digitais, como a publicidade por geolocalização para os moradores da região.
  • Coloque o PDV no Google Meu Negócio, para que os resultados da busca e o mapa de localização apresentem seu novo endereço.
  • Utilize seu site para destacar a data de abertura, o horário de funcionamento e a evolução das obras.
  • Use as redes sociais para mostrar a evolução da construção ou reforma do espaço. Aproveite para falar do posicionamento da marca e destacar características únicas, como produtos exclusivos, marcas diferenciadas e aspectos ligados à sustentabilidade.

Veja também: Exposição de produtos: 7 dicas para o seu comércio.

2) Crie relacionamento

O relacionamento com os clientes da vizinhança irá se consolidar com a abertura do PDV e as primeiras experiências positivas dos consumidores. Mas é possível acelerar essa curva de atração de clientes com várias ações pré-inauguração:

  • Informe os clientes, por e-mail, tablóides, folhetos e redes sociais, sobre as promoções de inauguração. Dessa forma, uma parcela do público poderá decidir segurar um pouco as visitas à concorrência para comprar no seu comércio.
  • Posicione claramente seu negócio, especialmente se for possível ter um diferencial claro em relação aos concorrentes. Comunique bem esses diferenciais.
  • Antes mesmo da inauguração, avise os clientes sobre serviços especiais que seu negócio irá oferecer, como delivery e programa de fidelidade. Caso sua marca esteja nos aplicativos de fidelidade, utilize anúncios para divulgar o lançamento e faça promoções para estimular vendas antecipadas.
  • Contate clientes atuais e antigos que moram perto do novo PDV. Informe sobre a inauguração e ofereça condições promocionais especiais. Essa pode ser uma oportunidade importante de trazer de volta consumidores que deixaram de comprar porque não você estava mais longe.

3) Trabalhe com a mídia local

Sempre há um jornal de bairro, um blog da região ou um influencer que possa falar sobre a inauguração do seu comércio. Envie um press release com os detalhes da abertura e convide esses meios de comunicação para uma visita na véspera do grande dia. Isso fará com que você tenha mais visibilidade na inauguração. O relacionamento com a imprensa e com influencers deveria ser uma parte importante da sua estratégia de marketing no varejo de proximidade.

4) Faça um evento para VIPs

Na véspera da abertura para o público, faça um evento para convidados. Chame seus melhores clientes, fornecedores, parceiros de negócios e influenciadores da região para conhecer seu novo negócio. Aproveite para expor seus produtos de uma forma diferenciada e fazer degustação de itens premium. Este pode ser um bom momento para uma adega promover os vinhos da estação, por exemplo.

Um evento para VIPs é interessante tanto para reforçar o relacionamento com os convidados quanto para gerar uma curiosidade extra em quem está passando em frente ao PDV. Certamente, o burburinho se torna um motivo a mais para conhecer o comércio nos dias seguintes.

Como criar promoções no varejo para conquistar clientes

5) Crie atrativos para a inauguração

Finalmente chegou o dia de abrir oficialmente as portas. É quando a loja deve estar mais bonita, sem nenhum desgaste. Nova em folha. A inauguração é a oportunidade de causar uma belíssima primeira impressão. Por isso, lembre-se de:

  • Caprichar na decoração, com faixas de “bem-vindos” para receber os clientes e uma ambientação especial.
  • Prepare sua equipe para oferecer um atendimento incrível para o público.
  • Apresente ofertas de inauguração, especialmente em produtos capazes de impulsionar o cross selling.
  • Incentive a adesão ao programa de fidelidade, oferecendo, por exemplo, pontos em dobro para os clientes que comprarem nos primeiros dias.
  • Faça parcerias com comerciantes da região (não concorrentes, claro!), para estimular vendas cruzadas e atrair parte do público deles para o seu negócio. Lembre-se que essa será uma via de mão dupla, por isso as parcerias precisam ser boas para todos os envolvidos.

Mesmo em tempos mais digitais, a abertura de um novo PDV é um sinal de saúde do seu negócio. Aproveite esse momento a seu favor e atraia mais clientes. Quem trabalha bem a inauguração ganha pontos no relacionamento com o consumidor. É claro que a boa primeira impressão precisará ser confirmada ao longo do tempo, nas visitas frequentes que o cliente fará ao comércio. Mas o primeiro passo já terá sido dado.

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