Lojas de conveniência
Gestão Comércio Local: 3 dicas para gerenciar seu negócio
Um sistema de gestão de comércio local é uma ótima alternativa para garantir o sucesso do mercado de proximidade e
A inauguração é um momento importante no relacionamento com o cliente. Saiba como aproveitar ao máximo esta ocasião para fidelizar os consumidores com dicas de marketing no varejo de proximidade.
A inauguração de um ponto de venda é um momento mágico, muito aguardado pelo empreendedor. É um sinal claro de progresso e de planos que se transformam em realidade. Mas também é o primeiro passo em uma longa jornada de relacionamento com os clientes. Abrir o comércio é o começo: a partir daí, tem início o trabalho diário de atrair, conquistar e fidelizar o público.
Isso não significa que a inauguração do PDV não deva ter destaque na sua estratégia de marketing. Muito pelo contrário: esse é um momento importante para chamar a atenção dos clientes, estimular visitas para conhecer o local e encantar o público com um espaço brilhando de tão novo.
No varejo de proximidade, em especial, as ações de inauguração são ainda mais importantes. Afinal de contas, o público acompanhou a construção ou reforma do espaço, o que cria uma curiosidade natural sobre qual será a cara do comércio. É possível aproveitar essa curiosidade para dar ainda mais destaque ao primeiro dia de funcionamento do PDV.
Para destacar ainda mais a inauguração do seu comércio, impulsionar suas vendas e reforçar a vocação do local como um espaço de conveniência e convivência para a vizinhança, avalie a possibilidade de adotar estas 5 ações de marketing no varejo de proximidade:
Sozinha, a abertura do comércio representa pouco para um PDV que ficará aberto praticamente todos os dias do ano. Mas esse momento é importante para tornar sua marca mais conhecida. Por isso, crie expectativa antes do dia da inauguração. Isso pode ser feito de diversas maneiras:
Veja também: Exposição de produtos: 7 dicas para o seu comércio.
O relacionamento com os clientes da vizinhança irá se consolidar com a abertura do PDV e as primeiras experiências positivas dos consumidores. Mas é possível acelerar essa curva de atração de clientes com várias ações pré-inauguração:
Sempre há um jornal de bairro, um blog da região ou um influencer que possa falar sobre a inauguração do seu comércio. Envie um press release com os detalhes da abertura e convide esses meios de comunicação para uma visita na véspera do grande dia. Isso fará com que você tenha mais visibilidade na inauguração. O relacionamento com a imprensa e com influencers deveria ser uma parte importante da sua estratégia de marketing no varejo de proximidade.
Na véspera da abertura para o público, faça um evento para convidados. Chame seus melhores clientes, fornecedores, parceiros de negócios e influenciadores da região para conhecer seu novo negócio. Aproveite para expor seus produtos de uma forma diferenciada e fazer degustação de itens premium. Este pode ser um bom momento para uma adega promover os vinhos da estação, por exemplo.
Um evento para VIPs é interessante tanto para reforçar o relacionamento com os convidados quanto para gerar uma curiosidade extra em quem está passando em frente ao PDV. Certamente, o burburinho se torna um motivo a mais para conhecer o comércio nos dias seguintes.
Finalmente chegou o dia de abrir oficialmente as portas. É quando a loja deve estar mais bonita, sem nenhum desgaste. Nova em folha. A inauguração é a oportunidade de causar uma belíssima primeira impressão. Por isso, lembre-se de:
Mesmo em tempos mais digitais, a abertura de um novo PDV é um sinal de saúde do seu negócio. Aproveite esse momento a seu favor e atraia mais clientes. Quem trabalha bem a inauguração ganha pontos no relacionamento com o consumidor. É claro que a boa primeira impressão precisará ser confirmada ao longo do tempo, nas visitas frequentes que o cliente fará ao comércio. Mas o primeiro passo já terá sido dado.
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