E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
A digitalização dos negócios também é uma realidade no B2B – por isso, é fundamental adotar as principais ferramentas de marketing digital para indústrias.
O consumidor está cada vez mais digitalizado e, no varejo, 93% das jornadas de compra começam em meios online (mesmo que as transações terminem na loja física), de acordo com o estudo 2023 Omnichannel Experience Index. O que nem sempre as empresas se dão conta, porém, é que, assim como as pessoas físicas se conectam com marcas por meio do digital, esse também é um caminho importante para conquistar novos clientes B2B.
Dessa forma, o marketing digital para indústrias se tornou uma ferramenta importante para se conectar com prospects, gerar leads e realizar vendas. Evidentemente, os processos são diferentes daqueles de um relacionamento com o consumidor final (B2C), mas o fato é que por trás de cada CNPJ existe um CPF. Relacionamentos entre empresas são relacionamentos entre pessoas.
Por isso, uma indústria que queira se destacar na internet precisa estar antenada nas principais estratégias e técnicas de marketing digital. Assim, fique atento a estes 5 temas para promover sua marca de forma inteligente nos meios digitais em relacionamentos B2B:
Assim como acontece no B2C, a indústria pode (e deve) utilizar bem suas propriedades digitais para desenvolver um bom relacionamento com os clientes pessoa jurídica. E isso começa pelo seu site.
Um site de vendas B2B não é diferente, na sua estrutura, de um e-commerce. Ele precisa, porém, levar em conta uma série de recursos que podem ser muito relevantes para o cliente pessoa jurídica. Um exemplo é a possibilidade de utilizar um pedido anterior como base para um novo pedido: é comum que, com o tempo, o varejista saiba o que precisa comprar de seu fornecedor, e resgatar um pedido anterior para mudar as quantidades economiza tempo.
Além desses cuidados, o site B2B precisa levar em conta as questões de “encontrabilidade” na internet. Em alguns casos, incluir uma área para clientes PJ no site principal, acessado apenas via login e senha, é suficiente. Em outros casos, pode ser necessário construir um novo site. E, nesse caso, os 8 passos para aumentar as visitas da sua loja virtual continuam valendo.
Conheça muito bem quem são os seus clientes, como eles se comportam e quais são suas necessidades e desejos. Defina personas que representem seus principais clusters de clientes e desenhe jornadas de compra de cada um desses públicos em seu site. Dessa forma, aumenta a possibilidade de que seu e-commerce B2B tenha bons índices de conversão.
Nesse processo de entender a jornada dos clientes, leve em conta o conhecimento de sua equipe comercial. Lembre-se que ela precisa ser envolvida em todo esse processo e tem que entender que o e-commerce, longe de representar um concorrente, pode ser visto como uma ferramenta para automatizar o atendimento aos clientes. Dessa forma, cada vendedor poderá atender mais clientes e faturar mais.
Não se vende apenas durante a venda. No B2B, tudo contribui para construir uma imagem de liderança e conhecimento sobre os produtos e serviços. O marketing de conteúdo tem uma grande importância nesse processo.
Ele é ainda mais relevante quando os produtos vendidos são muito técnicos, mas o conceito se aplica para qualquer negócio. Todo business tem algo a contar sobre seu processo produtivo, sobre o tratamento/processamento de produtos e particularidades sobre eles ou sobre a fabricação. Desenvolva conteúdo que mostre como você faz o que faz.
Seu site pode ter um blog, é possível desenvolver vídeos que contem sua história e a dos parceiros de negócios, e podcasts também funcionam como uma boa ferramenta de comunicação. Lembre-se de desenvolver guias informativos, e-books que expliquem seu negócio e seu mercado, e materiais que ressaltem os pontos positivos dos seus produtos. Assim, há mais argumento para seu time de vendas e também para os clientes comprarem de você.
A presença nas redes sociais é muito importante, desde que alguns cuidados sejam tomados. Em primeiro lugar, é preciso separar a comunicação com os clientes B2B e a comunicação com o consumidor final. A segunda reforça a primeira, mas elas precisam trafegar em canais diferentes, com objetivos diferentes.
Lembre-se que cada rede social tem um objetivo e uma personalidade, que atrai tipos diferentes de usuários. Se os seus clientes B2B estão majoritariamente no LinkedIn, por exemplo, faz sentido estar lá – mas pode não fazer sentido estar no TikTok, por exemplo. Tudo depende do comportamento dos seus clientes.
Sua equipe de desenvolvimento de conteúdo precisa estar preparada para lidar com esses diferentes universos, que costumam exigir formatos de conteúdo e linguagens diferentes. O maior erro é tentar pasteurizar a comunicação – essa é uma receita para o fracasso.
A automação de marketing usa softwares para segmentar os leads e gerar mais oportunidades de venda. Boas ferramentas facilitam a nutrição dos leads e trazem mais produtividade. Uma campanha promocional ou de incentivos, por exemplo, pode ser personalizada de acordo com dados do seu sistema de gestão, para dar a cada cliente o incentivo mais adequado.
Sistemas de automação de marketing digital para indústrias permitem criar réguas de relacionamento personalizadas, com fluxos de e-mail diferentes para cada perfil de cliente ou persona. Esses e-mails podem trazer mais detalhes sobre seus produtos e serviços (aproveitando o conteúdo gerado para o blog) e criar novas oportunidades de venda.
Também é possível criar fluxos de automação para reativar clientes inativos ou estimular a recorrência em clientes com mais probabilidade de trocar de fornecedor. As oportunidades são imensas, e devem ser trabalhadas de forma estratégica para gerar mais negócios.
Não utilizar recursos digitais no relacionamento com seus clientes B2B é uma grande oportunidade para perder espaço no mercado. Se você quer aproveitar o conhecimento que tem de seus clientes, acelerar a jornada de compras, gerar vendas adicionais e captar novos negócios a custo mais baixo que o de mídias tradicionais, utilizar o marketing digital para indústrias é essencial.
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