Lojas de conveniência
Gestão Comércio Local: 3 dicas para gerenciar seu negócio
Um sistema de gestão de comércio local é uma ótima alternativa para garantir o sucesso do mercado de proximidade e
Entre aumentar o ticket médio e estimular o cliente a voltar mais vezes, é possível adotar diversas estratégias para aumentar a margem de lucro das lojas de conveniência. Confira!
Aumentar as vendas e a margem de lucro é o objetivo de todo varejista – inclusive para as lojas de conveniência. Nesse segmento, que costuma se basear em conceitos como proximidade, sortimento e horários estendidos, aumentar a cesta de produtos vendidos, o ticket médio e o faturamento são estratégias que caminham lado a lado. E, juntas, levam ao aumento da margem de lucro das lojas de conveniência.
Existem diversos caminhos para aumentar a margem de lucro das lojas de conveniência. Confira a seguir quais são as mais importantes para o seu negócio e repasse cada um deles para aumentar seus resultados.
Antes de falarmos do aumento da margem de lucro, é importante lembrar que o conceito de conveniência hoje em dia vai muito além das tradicionais lojas dentro de postos de combustíveis. Embora esse seja o formato que mostrou para os consumidores as vantagens de poder comprar um mix de produtos bem definido em horários estendidos e localizações privilegiadas, hoje a mesma ideia está presente em outros modelos de varejo:
Para todos esses – e vários outros – formatos de varejo voltados a atender às necessidades imediatas dos consumidores, o caminho para o aumento da margem de lucro se divide em três grandes grupos.
A estratégia de aumentar os lucros das lojas de conveniência a partir do aumento do ticket médio parte da ideia de que o cliente fiel tende a comprar mais itens e a resolver mais momentos de consumo em sua marca preferida. Para aumentar o tíquete médio, o lojista pode investir em duas frentes:
Ampliar a cesta de compras eleva o tíquete médio. Para isso, a loja de conveniência pode se valer de várias estratégias:
Outro caminho para aumentar o ticket médio da loja de conveniência (e com isso aumentar sua margem de lucro) é estimular o upselling, ou a compra de produtos de maior valor do que o originalmente pretendido. Isso pode ser feito de diversas maneiras:
Outra forma de aumentar o faturamento do negócio e gerar lucros maiores é aumentar o número de transações na loja de conveniência. Para isso, é preciso trazer mais clientes e/ou fazer com que os clientes atuais retornem mais vezes. Existem diversos caminhos para aumentar o número de transações na loja:
O aumento dos resultados pode se dar pelo aumento do ticket médio, do número de tickets ou da venda de produtos que oferecem uma margem de lucro mais elevada para a loja de conveniência. Trabalhe estrategicamente a venda de itens que oferecem mais margem, a partir de táticas como:
Você deve ter notado que as principais estratégias de aumento da lucratividade das lojas de conveniência passam pela venda de itens específicos ou realizações de promoções personalizadas. Para que essas opções tenham mais sucesso, é preciso entender que produtos, preços e momentos impactam seu público. E isso só acontece quando seu negócio coleta e analisa os dados de compra dos clientes para entender cada vez melhor o comportamento de cada indivíduo.
Pessoas gostam de ser tratadas como únicas. Por isso, estudar as particularidades de comportamento é um recurso essencial para ganhar competitividade e investir corretamente seus recursos de marketing. Sua plataforma de gestão de loja precisa estar preparada para coletar e analisar os dados dos consumidores, gerando mais vendas e margem de lucro da sua loja de conveniência.
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