Margem de lucro em farmácia: como a tecnologia pode impulsionar?

Margem de lucro em farmácia: como a tecnologia pode impulsionar?

A margem de lucro em farmácia é uma das métricas mais relevantes de se acompanhar. Afinal, apenas analisar o número de transações não basta, já que os custos também têm um impacto fundamental na saúde da empresa.

Portanto, para ter sucesso a longo prazo, é importante pensar em ações maiores do que simplesmente tentar aumentar as vendas — desde a redução de desperdícios nas operações e processos internos até as estratégias mais eficientes para fidelização. É preciso, assim, analisar todo o panorama da sua farmácia para, então, conseguir uma maior lucratividade. Mas, na prática, como fazer isso?

Em primeiro lugar, é preciso entender a importância de acompanhar a margem de lucro da sua farmácia e, é claro, como calculá-la. Que tal, então, esclarecer todas essas dúvidas e descobrir como a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental para aumentar a lucratividade do seu negócio? Continue a leitura deste artigo e potencialize os seus resultados!

Qual é a importância da margem de lucro da farmácia?

Sem organização ou uma gestão eficiente, nenhuma estratégia vai gerar resultados. Quando falamos nas questões administrativas e financeiras, isso se torna ainda mais relevante.

Tal preocupação vai do controle do fluxo de caixa até a definição de orçamentos que respeitem a saúde financeira do seu negócio e possibilitem os investimentos necessários. Claro, ela também passa pela avaliação da lucratividade.

Essa é uma métrica fundamental, já que se pode ter um desempenho ruim mesmo quando o número de vendas é elevado na sua farmácia, por exemplo. Essa situação levaria você a achar que os resultados são positivos, quando, na verdade, os números não eram tão precisos assim. A definição desse valor, portanto, pode significar o sucesso a longo prazo do seu estabelecimento.

De nada adianta ter uma grande clientela, superar os números dos concorrentes e, na prática, ter uma lucratividade baixa. Esse é o primeiro indício de que talvez não seja possível alcançar a sustentabilidade do negócio. Afinal, a falta de uma margem de lucro adequada vai acarretar uma série de eventos que vão prejudicar a sua empresa, como atraso no pagamento de fornecedores.

Como calcular margem de lucro?

Calcular a margem de lucro na sua farmácia é fundamental. Mas como essa conta é feita na prática? O princípio é simples: a diferença entre o custo da mercadoria vendida e o faturamento obtido com aquela venda. Apesar disso, existem inúmeras variáveis que devem ser levadas em consideração para um cálculo preciso.

Afinal, em muitos casos, existem detalhes como a prestação de serviço para a confirmação de uma venda e o cálculo dos impostos. Portanto, você deve adicionar fatores como os custos, despesas e o lucro para chegar ao preço de venda mais adequado para cada um dos seus produtos.

Essa é uma forma de reforçar que os resultados da sua farmácia sejam duradouros. Colocando todos esses detalhes no cálculo, a margem de lucro do seu negócio se torna mais fácil de ser definida e, mais importante, vai configurar a diferença necessária para a saúde financeira e o sucesso a longo prazo.

A conta básica para a margem de lucro é a seguinte:

Receita total – Custos = Lucro.

Margem de lucro = Lucro / Receita total x 100.

Nada melhor do que um exemplo prático, certo? Imagine que a sua farmácia tenha faturado R$ 10 mil no período avaliado e teve custos de R$ 6 mil. Ou seja, um lucro de R$ 4 mil. Jogando na fórmula, chegamos à lucratividade:

4.000 / 10.000 = 0,4 x 100 = 40%.

Como manter a lucratividade em alta na farmácia?

Agora que você já sabe como é importante acompanhar a margem de lucro na sua farmácia, que tal conferir dicas para manter a lucratividade alta?

Definição de indicadores de desempenho

O primeiro passo para ter o controle da margem de lucro da sua farmácia é a definição de métricas e indicadores de desempenho. Ou seja, quais são as metas e os objetivos que a sua empresa quer alcançar dentro de um determinado período? A partir dessa escolha, se torna possível entender quais são os números e estratégias a serem seguidos para atingir essas metas.

Relacionamento com o cliente

Para ter lucratividade, também é preciso investir em um relacionamento saudável e natural com o seu cliente. Não se trata apenas de conseguir mais uma venda, mas, sim, de criar uma relação que seja mais duradoura. Na busca pela fidelização dos consumidores, entender mais sobre o comportamento do usuário vai permitir a estruturação de um contato ainda mais próximo.

Atendimento digital

De acordo com um relatório do Google, 49% dos brasileiros deve adotar uma jornada cada vez mais digital nos próximos meses. O atendimento nesses canais, portanto, deve ser uma prioridade para a sua farmácia, permitindo que o cliente tenha a experiência da forma que melhor desejar.

Ampliação do mix de produtos

A oferta de produtos também deve ser priorizada, entregando mais opções para que o seu público possa retornar sempre. Além disso, estratégias como cross selling podem ser facilitadas, entregando um mix de produtos mais atrativo.

Para aumentar a margem de lucro, é fundamental contar com um sistema eficiente de gestão e controle de todos os dados e informações financeiros. A partir dessa ferramenta, é possível ter os insights necessários para aprimorar as suas estratégias com regularidade e eficiência. Dessa forma, você pode otimizar as tarefas mais burocráticas e se concentrar nas atividades estratégicas.

A margem de lucro da empresa, portanto, pode ser otimizada com o auxílio da tecnologia, inclusive com a possibilidade de criar uma loja virtual para a farmácia. Existem soluções voltadas para essa necessidade, como o Linx Commerce, que oferece todos os recursos para você oferecer uma jornada de compra 100% online, rápida e segura aos clientes, monitorando de perto o desempenho da sua empresa e com o controle da lucratividade.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal dar o próximo passo e contar com a tecnologia para aumentar a margem de lucro na sua farmácia? Entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e descubra como podemos ajudar o seu negócio a conseguir resultados ainda melhores!

 

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