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Machine Learning: uma tendência capaz de revolucionar o varejo

Machine Learning: uma tendência capaz de revolucionar o varejo

Quem trabalha no comércio tem na tecnologia um apoio para reduzir custos e conquistar ainda mais clientes.

 

Não é possível falar de Machine Learning sem falar sobre Inteligência Artificial (IA). O chamado “aprendizado de máquina” pode ser entendido como uma espécie de derivação da IA, em que as próprias máquinas, computadores e softwares usam algoritmos para analisar dados e aprender com eles. A ideia é gerar respostas autônomas sobre linguagens e comportamentos a partir de uma leitura precisa de informações.

O Machine Learning tem papel central na geração, coleta e análise qualificada de dados relevantes que permitem conhecer e entender o cenário amplo de um negócio e otimizar a personalização das entregas para estar sempre buscando e entregando o que o cliente final deseja.

Com Machine Learning, é possível ter acesso a informações fundamentais para entender o seu cliente. A tecnologia pode ser usada para conhecer os verdadeiros desejos e necessidades dos consumidores que, de alguma forma, entraram em contato com a sua marca. Assim, você não precisa mais se basear em perfis generalizados, gerados em cima de dados vagos. Com informações valiosas em mãos, você consegue se aprofundar no comportamento do cliente e agir de forma muito mais eficiente.

E as empresas já têm percebido as vantagens de investir na tecnologia: para se encaixar nas novas expectativas do consumidor, somente em 2017, as companhias gastaram US$ 150,8 bilhões em inteligência de dados, um aumento de 12,4% no ano, de acordo com dados da International Data Corporation (IDC).

E todas essas vantagens podem ser usadas a favor da sua marca na hora aumentar as vendas, construir relacionamento com o consumidor, reduzir custos, entres outros benefícios.

Antecipando as vendas

O forecasting (previsão de vendas) é um item fundamental dentro do planejamento de receitas e despesas de uma loja. Sendo baseado na experiência dos vendedores, no perfil dos clientes e nas oportunidades de negócio que estão abertas no funil de vendas, é uma tarefa que está sujeita a erros humanos.

Mas, ao usar o Machine Learning na análise desses dados, é possível antecipar com mais precisão quanto deve entrar e sair de caixa – com reposição de estoque para dar conta da demanda ao longo do ano, por exemplo – e, logo, evitar desequilíbrios nas finanças do seu negócio.

Ou, ainda, imagine poder comparar o perfil dos clientes listados no seu CRM com as informações que você tem sobre os clientes prospectados e prever quem, entre eles, está mais propenso a se tornar um novo cliente.

Além disso, essas análises preditivas se tornam úteis na hora de antecipar anomalias, como uma tendência de queda de vendas no período do Natal, quando você estava esperando vender ainda mais. Tendo a possibilidade de prever esse tipo de situação, você dá à sua equipe de vendas a chance de contornar o problema.

Entendendo o consumidor

Quando bem aplicado, o Machine Learning é capaz de orientar o lojista a respeito dos produtos que os clientes gostariam de ver nas prateleiras e também indicar o quão rentáveis eles serão. Um exemplo vem da Coca-Cola. Em fevereiro de 2017, a empresa lançou a Cherry Sprite no mercado norte-americano. Em vez de ser apenas mais um sabor novo, exótico e temporário, a bebida caiu no gosto do público.

Isso porque a Sprite Cherry foi criada a partir de insights indicados pelas máquinas de autoatendimento da marca, as chamadas Freestyle, que têm como peça fundamental o Machine Learning. Com a Freestyle, foi possível aprender mais sobre os gostos e desejos de consumo das pessoas e detectar que a mistura de Sprite e Cherry era um sucesso entre um grande número de consumidores.

O serviço de streaming Netflix é outro exemplo de plataforma que tem algoritmos de machine learning rodando no sistema. Usando os dados deixados por milhões de usuários, o próprio sistema é capaz de entender o seu perfil e, logo, indicar filmes ou séries que você pode gostar de acordo com o seu histórico e hábitos de visualização.

 

Aumentando a produtividade

Não é novidade que, quando a sua equipe de vendas trabalha bem, os resultados da sua loja só melhoram. Mas você sabia que o Machine Learning também é capaz de ajudá-lo a desenvolver a sua equipe? A tecnologia tem potencial para reunir uma série de dados e, com isso, montar o perfil de um vendedor ideal. Com essa informação em mãos, é possível, por exemplo, comparar esse perfil com a performance real dos seus colaboradores e, assim, trabalhar em pontos de melhoria.

Além disso, no contexto da transformação digital, o Machine Learning funciona como peça-chave para automatizar uma boa parte do expediente dentro de uma empresa, levando à otimização de tarefas que, antes, só eram executadas por pessoas. O resultado é um aumento na produtividade, com processos mais rápidos e eficazes, e a geração de informações mais precisas para embasar as tomadas de decisão estratégicas, seja na hora de implementar grandes mudanças, seja na hora de melhorar os processos.

Reduzindo custos

Ligada ao aumento da produtividade, a redução de custos com o uso do Machine Learning está relacionada à agilidade de processos que, até então, eram manuais, lentos e burocráticos. Com uma solução que pode tornar mais precisa a coleta e a análise de uma série de dados, você consegue reduzir os custos com mão de obra e, principalmente, libera a sua equipe para focar em decisões mais estratégicas e menos operacionais.

Sendo assim, uma menor necessidade de investir em trabalho braçal combinada com o aprimoramento dos processos se torna o cenário ideal para reduzir desperdícios, ganhar em agilidade na hora de identificar problemas e, ainda, ajustar as suas ações de forma a suprir os desejos dos seus clientes.

Enfim, com os padrões criados a partir da análise de grandes montantes de dados feita com o auxílio do Machine Learning, você tem no poder da tecnologia, nos algoritmos de recomendação e nas previsões baseadas em informações mais precisas uma importante vantagem no mercado, antecipando tendências, identificando as expectativas do consumidor e aumentando as suas oportunidades de negócio.

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