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Como fazer uma boa gestão de lojas de conveniência? Confira

Como fazer uma boa gestão de lojas de conveniência? Confira

Foi-se o tempo em que as lojas de conveniência eram apenas um serviço extra oferecido pelos postos de gasolina. Hoje, estruturas arrojadas e produtos gourmetizados — como doces finos e pratos quentes — dividem o ambiente com os freezers de bebida e snacks.

Mais que cliente dos postos, o consumidor é fiel a esses negócios. Seja para comprar uma água, seja para fazer um lanche rápido em meio à correria, o perfil de consumo nesses locais mudou. Pensando nisso, reunimos alguns dados e dicas importantes para uma boa gestão de conveniência. Saiba mais!

O papel das lojas de conveniência no sucesso dos postos de combustíveis

De acordo com matéria publicada no portal Mercado e Consumo, as lojas de conveniência têm conquistado a preferência dos consumidores na hora de efetuar algumas compras, relaxar aos finais de semana ou após um dia de trabalho em níveis mundiais. Só na Rússia, o crescimento foi em mais de 20%.

Ao redor do globo, as expectativas para 2020 é que as lojas de conveniência estejam entre as 3 categorias do varejo que mais vão crescer, especialmente no cenário pós-pandemia. A tendência é que o consumidor procure lojas próximas e façam compras fragmentada.

Ter uma loja de conveniência bem estruturada não só atende a esse novo perfil, como também pode aumentar o faturamento do posto de combustível, já que ocorre a atração de clientes para o local e sua posterior fidelização.

Dicas para a boa gestão da loja de conveniência

Para que a loja de conveniência possa fazer a diferença nos resultados do posto, é necessário ficar atento a alguns pontos.

Bom gerenciamento de estoque

O controle de estoque é um dos pilares do sucesso do varejo. Consumidores que não encontram os produtos desejados em uma determinada loja dificilmente voltam para realizar uma nova compra.

Nesse sentido, contar com um bom sistema de gerenciamento pode ajudar a manter as prateleiras sempre abastecidas e controlar detalhes importantes sobre os produtos à venda, como a data de validade.

Mais que pensar na quantidade, é fundamental optar pela variedade. Quanto melhor e mais amplo for o catálogo, maiores serão as chances de fidelizar clientes.

Treinamento do pessoal

Um dos ingredientes básicos para o sucesso de um negócio são os profissionais que trabalham nele — tanto aqueles da parte administrativa, como os que estão em contato com os clientes.

Esse time precisa ser bem treinado e estar atualizado sobre os novos processos implementados na loja de conveniência. Uma educação corporativa de qualidade permite que a equipe opere com mais autonomia, realizando de maneira eficiente a abertura e o fechamento de caixa e pedidos de mercadorias, por exemplo.

Tecnologia para os clientes

A tecnologia não chegou apenas para a gestão da loja de conveniência. Ela também trouxe ferramentas que melhoram o atendimento ao cliente. Veja os sistemas que podem ser adotados para oferecer uma experiência mais satisfatória ao consumidor:

  • aplicativos que permitem a compra online de produtos e entregas via delivery;
  • carteira digital da própria loja de conveniência;
  • pagamento via QR code;
  • pagamento de produtos por meio de links enviados para os smartphones, extinguindo o uso de máquinas de cartão;
  • terminais de autoatendimento, que evitam as filas que se formam nos caixas.

Uso de um bom sistema

Quando o assunto é eficiência na gestão, a tecnologia é um dos requisitos básicos para otimizar o tempo, diminuir custos e erros e aumentar a produtividade. Sistemas inteligentes mantêm os processos integrados e funções importantes sob controle — o já citado gerenciamento de estoque é um exemplo.

Além disso, o uso de um bom software permite que a loja ofereça outros serviços, como o delivery. Todas essas ações têm um impacto positivo na qualidade do atendimento e, consequentemente, no faturamento do negócio.

É preciso lembrar que, ainda que tenham funções diferentes, a loja de conveniência e o posto de gasolina dividem o mesmo espaço. Para que as ações sejam mais precisas, é importante que os sistemas escolhidos permitam o acesso a um panorama do negócio como um todo.

Dessa forma, o empreendedor pode acompanhar se o crescimento está acontecendo de maneira proporcional e agir o mais rapidamente possível ao identificar qualquer discrepância nos resultados.

Planejamento alinhado às propostas do posto

O planejamento é outro pilar para o sucesso de um negócio. Empresas que sabem onde estão e aonde querem chegar conseguem estruturar melhor os seus serviços, desenvolver estratégias mais adequadas e realizar os investimentos certos, evitando o desperdício de recursos ou problemas financeiros.

Negócios que se planejam estão mais bem preparados para enfrentar qualquer tipo de situação, seja boa ou ruim. Para isso, eles antecipam tendências, direcionam recursos, expandem suas operações e controlam e interpretam o fluxo de caixa de maneira realista e segura.

No caso das lojas de conveniência, é importante que esse planejamento esteja alinhado às propostas do posto. Por exemplo, se o empreendedor identificou que é hora de fazer uma reforma, é importante que contemple o negócio como um todo.

Outra questão central está relacionada às ferramentas adotadas para o pagamento. Caso o gestor resolva implementar um novo método, ele deve incluir tanto o abastecimento como as compras das lojas. Tudo deve estar sincronizado.

A importância de se manter antenado às tendências para realizar a gestão de conveniência

O mercado vem mudando em alta velocidade para todos os segmentos de atuação. Com isso, exige que as empresas estejam atentas às novas possibilidades. Dessa forma, podem oferecer melhores produtos e serviços, promovendo a satisfação dos clientes e saindo à frente da concorrência.

Ficar de olho nas tendências para a gestão de conveniência permite que todas as dicas apontadas no tópico anterior possam se transformar em realidade.

Novos recursos são implementados e desenvolvidos o tempo todo, e aqueles que conseguem identificar as melhores oportunidades para o seu negócio e o momento certo para agir tendem a se destacar, mesmo em meio a um mercado altamente competitivo.

E não é só a gestão das lojas de conveniência que evolui. O próprio formato comercial tende a mudar. Entre as promessas para o futuro, destacam-se:

  • a transformação para espaços multifuncionais, que agregam outras lojas, produtos e prestação de serviços, como farmácias, lavanderias e pet shops;
  • programas de pontos e fidelidade exclusivo para as lojas de conveniência;
  • lojas totalmente autônomas ou hibridas, sem funcionários em período integral ou no período, operam no formato de autosserviço e autopagamento por meio de totens apps — inclusive lojas tradicionais também podem contar com esse formato de serviço.
  • possibilidade de adquirir os produtos da loja em sistema drive-thru;
  • sistemas que conectam o posto e a loja aos carros, indicando os produtos disponíveis sem que o motorista precisa sair do seu veículo.

Os novos formatos de lojas de conveniência

Já é percebido um fluxo de varejistas tradicionais que se renderam ao modelo de conveniência. Gigantes como Carrefour, Lojas Americanas, Pão de Açúcar e Telhanorte aderiram as tendências e hoje já se apresentam como Carrefour Express, Americanas Express, Minuto Pão de Açucar e Telhanorte Já.

Também já existe um movimento das conveniências saindo de postos. A Oxxo conta com um plano agressivo de expansão junto à Raizen. Algumas lojas da AmPm da Ipiranga também são encontradas fora dos postos.

Gerir lojas de conveniência é como qualquer outro processo gerencial. Considerando suas particularidades e adotando as tecnologias necessárias, a tendência é que o empresário consiga se destacar tanto pela estrutura, como pelo atendimento.

Para estar à frente da concorrência, saiba mais sobre o sistema ideal para sua loja de conveniência!

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