Lojas de conveniência
Gestão Comércio Local: 3 dicas para gerenciar seu negócio
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Lojas de conveniência em condomínios e lojas de bairro podem fazer muito para atrair e conquistar clientes. Veja o que você deve fazer para aumentar suas vendas com uma loja de conveniência 24 horas.
Durante bastante tempo, o conceito de conveniência 24 horas foi sinônimo de lojas de conveniência em postos de combustíveis. E com muita razão: esses eram os únicos comércios a funcionar em horários alternativos. Quem estava na rua durante a madrugada sempre encontrou um porto seguro nos postos de combustíveis, que tinham um pequeno espaço onde oferecer um mix de lanchonete e produtos rápidos. Mas a dinâmica das grandes cidades ampliou os limites da conveniência no varejo.
Hoje, a loja de conveniência 24 horas se tornou independente dos postos, ganhou os bairros e se transformou em uma vertente de posicionamento estratégico das marcas. Como tantos outros movimentos, esse também foi acelerado pela pandemia: durante a crise, houve um aumento de 20% na procura dos consumidores por comércios perto de casa.
Em agosto de 2020, na primeira onda da pandemia, a Accenture mostrou que 56% das pessoas passaram a comprar mais de comércios locais e 79% planejavam comprar ainda mais nessas lojas após o fim do isolamento social. A vida em “home office” aproximou as lojas da casa dos clientes, enquanto a digitalização acelerou a jornada de consumo. O resultado de tudo isso? O cliente passa a considerar a comodidade e a rapidez como pontos essenciais na escolha de onde comprar.
Essa tendência já vinha sendo percebida pelas redes de supermercados mesmo antes da pandemia: dados da Nielsen mostram que, em 2019, mercados de vizinhança / conveniência pertencentes a redes de super e hipermercados já somavam mais de 3 mil pontos de venda no Brasil – um crescimento de 35% em três anos.
O conceito de loja de conveniência 24 horas saiu dos postos e ganhou outros contornos:
Embora o conceito de conveniência 24 horas seja simples de explicar, na realidade ele engloba uma série de jornadas de compra diferentes. Por isso, é importante que o varejista entenda muito bem seu público para oferecer um mix de produtos relevante. Lojas de conveniência são, por definição, pequenas e convenientes, tanto na localização quanto no sortimento. Elas precisam ter o que o cliente quer, na hora que ele quer.
É por isso que, segundo a GfK Brasil, em 2020 quase 40% dos pequenos estabelecimentos mudaram seu mix de produtos. Entender o comportamento do cliente e suas necessidades e desejos está na raiz do sucesso de uma loja de conveniência.
Em um país do tamanho do Brasil, é até natural que as lojas de conveniência desempenhem vários papéis na jornada de consumo dos clientes. Entre esses papéis estão:
Para atrair e conquistar os consumidores, as lojas de conveniência 24h precisam se posicionar em alguns atributos muito valorizados pelo público. Entre eles estão:
As lojas de conveniência vivem um momento muito positivo, pois trazem exatamente o que o cliente busca: velocidade, praticidade, proximidade. É hora de aproveitar essa oportunidade para atrair o consumidor, garantir sua fidelidade e impulsionar seus resultados! Fale com a gente e saiba mais!