Fonte: E-Commerce Brasil
Por Flavio Inacio, Gerente de E-commerce da Eletrônica Santana*
Que segurança é um dos principais pontos necessários no e-commerce todo mundo já está cansado de saber. Certificado SSL, EV, anti-malware, blindagem contra hackers, entre vários outros termos ajudam o lojista e o cliente a manter os dados da loja em segurança. Porém, o que muitos não fazem é trabalhar o aspecto de segurança no aumento de conversão. O que quero dizer é que o varejista não explora o potencial de marketing de um certificado digital para aumentar a taxa de conversão.
Os certificados de segurança, conhecidos como Certificados Digitais EV SSL ou SSL de Validação Avançada, são documentos qualificados que se apresentam aos usuários da Internet de forma distinta, transmitindo alta segurança por serem analisados em auditoria. SSL é a sigla para “Secure Socket Layer”, em que a tradução seria similar a “Camada de Conexão Segura”.
O objetivo de uma loja possuí-lo é a necessidade de que em uma transmissão de formulário com os dados do cliente, incluindo dados de cartão de crédito, sejam encriptadas e decriptadas somente no servidor, evitando a exposição de informações durante o envio. O serviço é capaz de criptografar dados que trafegam em servidores, laptops ou desktops, seja dentro de uma rede interna de uma empresa ou externa. O SSL é responsável em alterar o endereço de “http” para “https”, em que esse “s” significa “segurança”. Colocar o certificado em toda a loja virtual é uma boa opção para gerar credibilidade logo no primeiro acesso do visitante.
Ao utilizar o SSL, o navegador da loja irá dispor de um ícone que o indica. Costuma ser representado por um ícone em formato de cadeado, localizado na parte inferior da janela ou sob a barra de endereços. Ao fazer um duplo clique sobre a imagem, é possível verificar o certificado digital de servidor. Com o SSL, é possível garantir uma alta segurança no comercio eletrônico, além ganhar a confiança aos clientes. Por isso é importante o conhecimento sobre os selos e os tipos de certificados para que os consumidores tenham a certeza de que o negócio utiliza sistemas de segurança. Com esse certificado, o comércio online aumenta a confiança dos usuários, legitima sites e reduz significativamente os ataques de fraude e roubo de senha.
Existem no mercado diversas marcas e tipos de certificados de segurança SSL, oferecendo muitas vezes o mesmo tipo de encriptação de dados, a mesma qualidade, mas com preços que podem variar de US$ 49 até US$ 2 mil. O que muda na maioria dos casos é simplesmente a marca. Certificados de boa procedência ajudam no aumento da taxa conversão, em alguns casos chega a aumentar mais 8%. Vale calcular se esse aumento justifica o investimento. Outro ponto importante é que os com valores mais baixos geralmente não incluem um suporte técnico no caso de problemas na instalação no servidor.
Outro ponto que pode ajudar a aumentar ainda mais a taxa de conversão é o certificado SSL com EV (Extended Validation), que quando ativo deixa a barra de endereço do navegador na cor verde, indicando que o site está seguro e o certificado é válido. Certificados com EV são mais trabalhosos para comprar, mas vale a pena, se considerado o resultado na conversão.
Vale lembrar que somente a certificação SSL com EV não garante toda a segurança de um site, e sim as informações em trânsito na rede. Uma invasão ao servidor pode possibilitar roubos de informações de todo o banco de dados do site e não vai adiantar trafegar a informação de forma criptografada pela rede. Para ter a segurança completa do sistema, é necessária também a blindagem do site. Essa prática de roubo de informações em trânsito é chamada de “sniffing”, e tem ocorrido em grande escala. A cada dia, as fraudes estão cada vez mais rápidas e apuradas. Uma certificação SSL simples elimina o “sniffing”, mas não combate o “phishing” (roubo de informações
através de páginas falsas).
Uma dica básica, mas que muitos não fazem, é colocar um cadeado fechado no processo de checkout da loja junto com o selo fornecido pela certificadora, em que o cliente pode verificar a validade do certificado. Esse processo da sua loja deve fazer parte da estratégia de conversão. Pelo menos 75% dos clientes potenciais abandonam o carrinho de compras antes de finalizar o pedido. Por isso, além do cadeado, é importante que o site disponibilize contato, endereço, política de devolução, prazo de entrega, entre outras informações sobre a compra. Quanto mais informações o cliente obtiver, maior será a chance de finalização do pedido sem nenhum tipo de receio.
Não se esqueça de perguntar para o fornecedor da plataforma, ou sua equipe de TI, se o certificado SSL que você pretende comprar é possível instalar no servidor antes de fechar o negócio.
Se preocupar com a segurança e a credibilidade da loja virtual é cada vez mais importante para contribuir com o aumento das vendas. A desconfiança dos consumidores em sites está aumentando e, assim, internautas deixam de fazer transações online por receio de terem seus dados divulgados e/ou não confiarem na qualidade do produto. Por isso, os varejistas devem se atentar para as estratégias e as ferramentas capazes de transmitir ao cliente segurança, qualidade e eficiência no atendimento. Com todas essas dicas, é possível ter um aumento na taxa de conversão de até 15%.
*Flavio Inacio
Gerente de E-commerce da Eletrônica Santana
flavio.inacio@eletronicasantana.com.br