Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Levar a loja multimarcas para a estratégia omnichannel das marcas traz grandes vantagens, mas é preciso estar atento para superar os principais desafios dessa estratégia
No varejo de moda, a loja multimarcas costuma ter um papel muito importante. Complementando a estratégia de mercado, elas ampliam a presença das bandeiras fashion em regiões onde lojas próprias ou franquias nem sempre conseguem ter volume de vendas suficiente para viabilizar o negócio. No mundo omnichannel, elas são ainda mais importantes.
Um lado nem sempre percebido no varejo de moda omnichannel é a possibilidade de marcar presença junto ao cliente com ainda mais força por meio das multimarcas. Embora não sejam negócios exclusivos das marcas, bons parceiros ampliam suas vendas e oferecem serviços extras que fidelizam os consumidores, em uma relação que é positiva para todos os envolvidos.
Empresas de moda que adotaram uma estratégia focada no consumidor e focaram naquilo que é mais importante para seus clientes na jornada omnichannel têm tido um aumento significativo das vendas. Mais ainda, consumidores omnichannel tendem a usar meios que dão mais liberdade para eles e geram menos custos para o lojista. Segundo a consultoria McKinsey, é possível obter um aumento de até 20% na interação dos consumidores com sistemas de voz, e-commerce ou chatbots, o que aumenta a velocidade e a produtividade dos negócios.
Isso faz com que o lojista consiga usar os dados para oferecer experiências personalizadas e criar momentos mais interessantes nas interações nas lojas físicas. Assim, as equipes de venda podem se concentrar nos relacionamentos com os clientes, já que têm a certeza de que se o produto não estiver disponível na loja, será possível enviá-lo para a casa do cliente em questão de horas.
No varejo de moda omnichannel, o mais importante é entender como o cliente quer se relacionar com a marca – e então criar os caminhos para que a venda aconteça. Em grande parte do país, o grande ponto de relacionamento do consumidor com as marcas é a loja multimarcas, e as marcas de moda precisam aproveitar a força desse canal para impulsionar suas vendas e fidelizar os clientes.
Embora se fale muito da loja multimarcas como um canal para que a indústria aumente suas vendas, também é possível pensar nessas lojas como hubs de distribuição para acelerar a logística de última milha. Não importa onde o cliente esteja, ele quer ser atendido rapidamente. Na logística omnichannel, ter um ponto de distribuição de produtos próximo do consumidor, para entregar os pedidos em questão de horas, faz toda a diferença.
Com o uso de soluções tecnológicas focadas no varejo omnichannel, o setor de moda pode integrar as lojas multimarcas à sua logística, assim como acontece com pontos de venda próprios e franqueados.
Para integrar a loja multimarcas em uma estratégia omnichannel, sem canibalizar as vendas das lojas próprias ou franqueadas, o setor de moda precisa levar em conta três aspectos essenciais:
Omnichannel não significa a mesma coisa para todas as marcas, nem para todos os clientes. Na realidade, como cada consumidor interage de maneira diferente com cada ponto de contato, é preciso saber o que priorizar. No caso das lojas multimarcas, é preciso primeiro que as marcas de moda entendam o papel desse canal na estratégia de negócios, sua importância para impulsionar as vendas e aumentar a fidelidade do consumidor, e então trabalhar em parceria para gerar resultados.
No varejo multimarcas, não é possível impor a adoção de recursos como o “clique e retire” ou o “ship from store” (envio de pedidos online a partir das lojas físicas). É preciso mostrar para o lojista o quanto essas estratégias aumentam as vendas do PDV e geram mais fidelidade dos clientes.
Saber o que priorizar faz com que as marcas e o varejo multimarcas utilizem melhor seus recursos. Dessa forma, elas conseguem oferecer uma melhor experiência para os clientes, com mais produtos que chegam mais rápido.
Na ânsia de mostrar que são inovadores, muitos varejistas implementam tecnologias que não são aquilo que o consumidor espera. A melhor inovação, na realidade, é aquilo que faz o cliente comprar mais e com mais frequência. Quando o foco está na tecnologia, é comum colocar na loja uma série de recursos chamativos, mas que funcionam apenas como distrações no dia a dia e logo caem no esquecimento.
Isso é ainda mais complicado quando se lida com um parceiro, como uma loja multimarcas, que tem um orçamento bastante limitado e nem sempre entende qual é a estratégia por trás de uma determinada ferramenta. Quando o foco está no cliente, porém, fica muito claro por que uma certa tecnologia é necessária: para aumentar a satisfação do consumidor, fazer com que ele compre mais vezes ou que ele compre mais a cada visita. São objetivos que o lojista multimarcas entende facilmente – e que fazem sentido para a estratégia de negócios dele.
Omnichannel pode ser complexo, mas não precisa ser caro. É preciso avançar um passo por vez, identificando o que é preciso fazer para alcançar os objetivos estratégicos. Em vez de investir pesadamente para, digamos, oferecer a possibilidade de entrega em 30 minutos, é preciso primeiro entender se o consumidor deseja esse recurso e o quanto ele está distante do atual momento do lojista multimarcas.
Um erro muito comum é tentar implementar uma ferramenta omnichannel só porque um concorrente está fazendo. Não é preciso ser o primeiro, e sim ser o melhor no que se faz. Com frequência, isso significa fazer testes, entender como uma tecnologia funciona e quais as dificuldades que o lojista multimarcas enfrenta, fazer os ajustes e, somente depois que estiver funcionando “redondo”, expandir para mais lojas. Dessa maneira, a marca e as lojas investem somente o necessário e conseguem usar os resultados desses investimentos para financiar seu crescimento.
A loja multimarcas é uma parceira valiosa no setor de moda, pois conhece os clientes em regiões onde é difícil, caro ou não compensa ter lojas próprias. Fazer parcerias em que os dois lados saiam ganhando e aumentem a fidelidade dos consumidores é o caminho para integrar as multimarcas em uma estratégia omnichannel.
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