E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Redução do tempo de espera para os clientes, aumento da eficiência do processo logístico e a melhoria do controle de estoque são alguns dos benefícios para a sua empresa ter um diferencial competitivo através do pedido fracionado. Saiba mais.
Com a crescente demanda por compras online e a busca por praticidade e rapidez, as empresas precisam sempre se reinventar e buscar soluções eficientes e inovadoras para atender às expectativas dos clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust no segundo trimestre de 2022, divulgada pelo E-commerce Brasil, o comécio eletrônico brasileiro apresentou um crescimento de 4,3% no número de pedidos, porém uma queda no faturamento e ticket médio de 3,2% em relação ao segundo trimestre de 2021. Isso demonstra que os consumidores estão realizando compras mais frequentes e em quantidades menores.
Sendo assim, para atender essa demanda crescente de pedidos mais frequentes e quantidades menores, principalmente após a pandemia, diversas operações aderiram a estratégia de Logística de Pedido Fracionado. Assim, as empresas conseguem atender às necessidades de prazo e quantidade de cada cliente, sem grandes impactos em seus custos logísticos e roteirização de entrega, além de influenciar positivamente na experiência do cliente.
A Logística de Pedido Fracionado é um processo logístico que permite atender um grande número de pedidos, mas com quantidade menor de itens em cada um deles. Essa realidade exige um novo padrão de soluções, capaz de automatizar essa demanda com novas técnicas de inteligência de software e de logística.
Pedidos únicos, ou seja, que contém apenas um único item, são separados por onda única e embalados em processos separados, sendo necessário também separar os pedidos por transportadora, pois as coletas acontecem em horários diferentes. Além disso, é importante que todos os documentos necessários estejam disponíveis no packing (momento do empacotamento) e que a velocidade do processo seja compatível para garantir a rapidez na movimentação dos pedidos pela cadeia do armazém.
A implementação de diversas técnicas logísticas em sistemas especializados de WMS pode gerar economia de recursos, aumento significativo na velocidade de processamento e gestão mais completa do frete. Além disso, é importante que a precisão do estoque seja aprimorada, sendo necessário fornecer informações atualizadas em diversos canais e níveis de SKU.
Todo o processo pode ser bastante complexo, já que envolve a separação, coleta e entrega de diversos itens em diferentes quantidades, para diferentes destinos. Requer uma gestão cuidadosa do estoque, do picking (separação e coleta de itens) e da embalagem e etiquetagem, para garantir que cada item seja entregue corretamente.
Vale ressaltar que a Logística de Pedidos Fracionados também envolve o gerenciamento de possíveis devoluções de produtos, incluindo a logística reversa de itens que não foram entregues ou que foram devolvidos pelos clientes.
Segundo pesquisa levantada pelo Capterra, quase 80% dos consumidores consideram que a entrega é um fator importante ou muito importante na decisão de compra, superando até mesmo os fatores preço e atendimento. Ressalta-se também que os marketplaces ranqueiam os sellers pela capacidade logística, dando mais relevância para quem é mais rápido e preciso. Nisso, as técnicas de Logística de Pedido Fracionado podem ajudar a melhorar a experiência de entrega, pois permitem que os produtos sejam entregues de forma mais rápida e flexível.
São muitos os benefícios da logística de pedido fracionado. O principal é a redução dos custos logísticos, sendo um processo mais econômico do que a distribuição de pedidos em grandes volumes, pois pode utilizar a capacidade total dos veículos de transporte e embalagens, sem desperdício de espaço. Além disso, melhora a eficiência do processo, pois a separação dos produtos acontece de forma ágil e rápida.
Outra vantagem importante é a melhoria do controle de estoque. Com um sistema de gestão de estoque eficiente, é possível controlar as quantidades de cada produto disponível e da demanda dos clientes, evitando o excesso de estoque ou a falta de produtos.
A logística de pedidos fracionados também permite que as empresas sejam mais flexíveis em relação às demandas dos clientes. Com a possibilidade de escolha de diferentes produtos em um único pedido, os clientes têm mais opções e as empresas conseguem atender a uma variedade maior de pedidos.
Ao adotar processos eficientes de separação, coleta e embalagem de produtos, as empresas aumentam a eficiência da distribuição de pedidos fracionados. Isso reduz o tempo de entrega e melhora a satisfação do cliente.
Com tantos benefícios, a Logística de Pedidos Fracionados supre com mais facilidade às necessidades dos clientes e pode contribuir significativamente para a fidelização dos mesmos. Isso porque faz com que eles voltem a comprar e fiquem mais suscetíveis às comunicações de pós-venda das empresas.
Para que a Logística de Pedido Fracionado seja bem-sucedida, os negócios precisam contar com um sistema de gestão integrada, capaz de gerenciar todo o processo de forma automatizada e eficiente.
Uma solução como o Linx E-Millenium é fundamental, pois, além dos principais recursos, como gestão de pedidos, controle de estoque, gestão de transportes e devoluções, integração com marketplaces e sistemas de pagamento, ele também oferece funcionalidades avançadas de automação. É o caso da separação de pedidos por tipo de produto, etiquetagem automática de mercadorias, mensagem de NF-e e integração com transportadoras.
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