Como integrar sua loja física ao live streaming?

Como integrar sua loja física ao live streaming?

O live streaming é uma das maiores tendências do varejo. E ele fica ainda melhor quando sua loja física é o centro da experiência oferecida ao cliente. Saiba como fazer isso e aumentar suas vendas.

Uma das maiores tendências do varejo em 2021 atende pelo nome de live commerce. Também conhecido como live streaming, é um caminho poderoso para apresentar produtos para os clientes, oferecer entretenimento, gerar experiências relevantes fora da loja física, estimular o engajamento e aumentar as vendas.

Para que se tenha uma ideia do poder desse modelo de vendas, o live commerce alcançou 560 milhões de pessoas e gerou US$ 60 bilhões em vendas no ano passado no varejo chinês. Com isso, já responde por 9% das vendas online, ou 5% de todas as vendas no comércio da China.

Conheça as versões de live streaming no mercado, da mais simples à interação total:

  • Por meio de QR Codes inseridos nas lives em sites ou no YouTube ou links nas redes sociais, os clientes têm acesso aos produtos que estão sendo apresentados. Esse método é uma versão repaginada das vendas por telefone dos anos 90, mas têm uma limitação: elas tiram, mesmo que momentaneamente, os clientes do ambiente da live.
  • No varejo chinês, o padrão é o uso de plataformas que permitem a compra no mesmo ambiente da live, sem deslocar o cliente para um outro site. Isso garante uma experiência mais imersiva, mantendo o engajamento do consumidor.

live streamening para a loja física

Loja física: a reinvenção do live streaming

Durante a pandemia, o live streaming se tornou uma alternativa importante para manter o cliente engajado, envolvido com a marca e por dentro do que acontecia no varejo. Em um período de incertezas, as marcas puderam aliar entretenimento, consumo e informação para trazer mais segurança e relacionamento.

O momento, agora, é outro, e muito mais positivo para o varejo. Por isso, é hora de levar o live commerce para um outro nível. Como? Colocando a loja física como o centro da experiência digital. É a integração omnicanal elevada à enésima potência: a loja física não se torna somente um hub de distribuição, um ponto de retirada de produtos e um local de venda, mas também um estúdio digital e um palco para entreter os consumidores. É o varejo digital cada vez mais desenvolvido.

Para fazer bem seu live streaming, siga essas dicas:

1) Transforme a loja em um estúdio

Há muito tempo já se fala em oferecer experiências de compra incríveis para os consumidores. Quando a loja se torna um estúdio de transmissão para o live streaming, automaticamente ela já se posiciona como um lugar mágico, em que experiências incríveis acontecem. Afinal de contas, ela se torna um palco muito bem iluminado, com produtos muito bem expostos, sinalização impecável e um atendimento incrível. Tanto para quem está vendo online quanto para quem está passando pela loja.

O live streaming faz com que a loja física precise estar o tempo todo “enfeitada para aparecer na TV”. Que é exatamente o que deveria acontecer mesmo se as câmeras não estivessem ali. Afinal de contas, todo cliente quer ser tratado como estrela.

2) Faça da loja o centro do relacionamento

Quando a loja se torna o local onde o live commerce acontece, ela contribui de diversas formas para o relacionamento com o cliente. Em primeiro lugar, a possibilidade de trazer convidados ou ter um espaço específico para que o público acompanhe a gravação da live gera um burburinho importante. Ações promocionais como “compre X reais e ganhe um ingresso para assistir à live com o influenciador X aqui na loja” ainda ajudam a impulsionar as vendas físicas.

O segundo aspecto importante na geração de relacionamento é a possibilidade de fazer mais clientes explorarem a loja. O roteiro da live pode levar os consumidores que estão online a entrar em contato com produtos que, de outra forma, eles não veriam. E, mesmo que a compra não seja feita online naquele momento, sempre existe a possibilidade de uma ida à loja para ver, tocar, experimentar.

3) Transforme a loja em um Centro de Orientação

Em praticamente qualquer categoria de produtos, o live commerce pode levar a interação dos clientes com o mix da loja a um novo nível. A ferramenta pode ser usada, por exemplo, para ajudar um cliente que esteja em dúvida sobre qual produto comprar. Em uma loja online de vinhos, por exemplo, um sommelier pode ser acessado por vídeo para ajudar a escolher a garrafa perfeita para cada ocasião.

Assim como acontecia nos clássicos televendas dos anos 90, a demonstração de produtos ganha força no live commerce. Um conjunto de panelas pode ser oferecido com o discurso tradicional de vendas ou por meio de uma live em que um chef prepara pratos deliciosos. Tudo o que tem a ver com culinária se torna um programa agradável quando apresentado dessa maneira. E o conceito pode ser usado em diversos outros setores.

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4) Crie eventos

A ideia da “loja como palco” também faz muito sentido para ações de live commerce em que a loja física se torna o local de um evento. Imagine apresentar sua nova loja-conceito dessa forma ou fazer um desfile de moda para mostrar a coleção primavera-verão e já colocá-la à venda no site. Convidar clientes VIP para assistir ao vivo se torna uma ferramenta importante de relacionamento e fidelização.

Com o live commerce, boas lojas físicas se tornam apaixonantes. E os benefícios se mantêm por bastante tempo, até mesmo em aspectos menos visíveis: a infraestrutura de conectividade montada em uma loja para transmitir a live pode se tornar um recurso importante de atração de clientes (quem nunca entrou em uma loja para usar o WiFi gratuito que atire a primeira pedra). Saber aproveitar com inteligência cada oportunidade gera grandes resultados.

Seja por meio de programas gravados, seja por meio de transmissões ao vivo, o varejo pode gerar mais interatividade e conversão com soluções de live commerce que usam as lojas físicas como o palco onde tudo acontece, e o e-commerce como a plataforma que gera vendas exponenciais. Esse é o caminho para criar lojas físicas cada vez mais interativas, digitalizadas e integradas à jornada de compras dos clientes.

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