Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Em um cenário de tantas mudanças e novidades com a transformação digital, é fundamental ficar atento ao que de mais novo é exigido. Principalmente quando falamos em entregar a melhor experiência de compra possível, conhecer os impactos da LGPD no setor farmacêutico é um exemplo disso. Afinal, o que vai mudar para as empresas desse segmento?
Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Preparamos um artigo completo para que você não tenha mais questões sobre qual é a importância da LGPD para a sua empresa e como se preparar para garantir a segurança dos seus consumidores. Continue a leitura e confira!
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é a nova regulamentação sobre o tratamento de dados pessoais, e visa reduzir as falhas e outros tipos de problemas de segurança no armazenamento e processamento de informações e dados coletados pelas empresas no ambiente físico e digital. O objetivo é incentivar melhores práticas por parte das organizações, evitando, por exemplo, o vazamento de informações sensíveis.
A LGPD pode ser resumida a partir de cinco pilares iniciais:
● conhecimento dos dados;
● gerenciamento das informações;
● uso das melhores práticas de segurança;
● documentação de tudo o que foi coletado;
● atualização constante das estratégias e processos internos.
A ideia é que, assim, o ambiente digital se torne um espaço mais seguro para usuários e, é claro, para as próprias empresas. Afinal, o vazamento de informações pode não apenas expor o cliente, mas, também, dados estratégicos sobre o funcionamento da companhia, por exemplo.
Querendo ou não, o setor farmacêutico lida diariamente com dados pessoais, que vão desde o CPF de um cliente até informações de cartão de crédito. Sendo assim, seja para oferecer um desconto atrelado ao CPF de quem está comprando, seja para enviar campanhas de e-mail marketing, é fundamental que as empresas desse segmento se adaptem à LGPD.
A transparência pode ser uma das exigências mais significativas para o setor, sempre avisando o cliente sobre o que pode ser feito com aquela informação fornecida.
Mas, na prática, o que deve ser feito para preparar a sua empresa para a LGPD? O primeiro passo é contar com um software de gestão que ofereça segurança e praticidade.
Além de facilitar tarefas do dia a dia, como gestão de estoques e de caixa, esse tipo de solução é uma forma de garantir maior proteção aos dados coletados e armazenados pela sua empresa.
Além disso, é importante repensar quais dados realmente precisam ser coletados e, é claro, fazer tudo de maneira transparente. Adotar as melhores práticas de segurança digital também pode ser um diferencial para se adequar à LGPD.
Para ter sucesso em um mercado tão competitivo, é fundamental executar as melhores práticas do setor e, assim, garantir que o consumidor sempre tenha uma excelente experiência com a sua marca.
Agora que você já sabe mais sobre o impacto da LGPD no setor farmacêutico, que tal dar o próximo passo e começar a se organizar internamente? Então, descubra como o sistema para farmácias da Linx é o software de gestão completo para adequar o seu negócio às novas regras!