E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Por Mateus Canello Ottoni, Analista de P&D na Linx
Em tempos pandêmicos de abre-e-fecha de lojas físicas, e com a tendência de falta de matéria-prima em setores da indústria, deixar estoque parado em um estabelecimento fechado pode representar perda de vendas cruciais para a continuidade do negócio.
Mesmo com atendimentos presenciais proibidos em diversos lugares do país, muitas cidades permitem que estabelecimentos comerciais, mesmo não essenciais, funcionem em modalidades de pegue-e-leve ou drive thru. Então, por que não aproveitar essa oportunidade para vender também os estoques das filiais ou franquias dentro do e-commerce?
Uma alternativa segura tanto para os consumidores quanto para a equipe de atendimento, as lojas virtuais têm ganhado cada vez mais espaço como meio de compra do brasileiro. Plataformas de vendas online que disponibilizam os estoques de unidades físicas ao usuário final não apenas deixam de representar uma competição com os estabelecimentos locais, mas se tornam um aliado de vendas.
Para que a venda de estoques de lojas físicas possa acontecer no mundo virtual, é necessária não apenas uma transformação digital dos processos das lojas, mas também uma mudança de mentalidade em relação à forma de trabalho ao longo de toda a organização.
Ser omnichannel consiste em aplicar uma estratégia que visa tornar transparente todas as formas em que uma marca entrega seus produtos aos consumidores. Adotar esse modelo de trabalho muitas vezes se revela bastante desafiador, pois promover a ideia de integração entre diferentes canais de venda pode esbarrar em fatores comportamentais e culturais decorrentes da prática de rivalidade historicamente existente entre eles. No entanto, uma omnicanalidade bem implementada consegue elevar as vendas de maneira global.
Entregar uma experiência de compra mais fluida e consistente independente do canal utilizado confere credibilidade à marca e fideliza o cliente. Atualmente o consumidor pode entrar em contato com a marca de diversas formas, seja por chat, redes sociais, e-mail ou até mesmo telefone, portanto é imprescindível que todos os serviços de atendimento possuam os dados necessários para endereçar qualquer dúvida ou problema que o comprador possa apresentar.
Outra vantagem reside na composição dos diversos estoques, que, juntos, enriquecem a variedade de produtos disponíveis para o usuário no momento da compra; algo bastante relevante principalmente para os segmentos de varejo que tradicionalmente trabalham com baixas quantidades de cada peça.
Além disso, trabalhar com dados unificados de consumidores permite conhecer os perfis de compra de forma mais uniforme, gerando insumos para tomadas de decisões mais assertivas, principalmente em relação às estratégias de marketing.
Para permitir tudo isso, a solução Linx Commerce desenvolveu um módulo especialmente voltado para o engajamento de estoques de lojas físicas dentro do e-commerce. Tal módulo permite tanto a gestão e configuração de estoques de forma facilitada, como também disponibiliza recursos importantes para a concretização da entrega dos pedidos.
O módulo de omnicanalidade da plataforma vai muito além de habilitar a retirada de pedidos pelo próprio consumidor na unidade à sua escolha, tendência tanto crescente quanto desejada pelos clientes. Tal módulo permite a finalização de um carrinho de compras mesmo que contenha produtos de diferentes unidades físicas, segmentando cada uma das entregas de acordo com as mercadorias que sairão de cada loja.
Mas não se trata apenas de entrega. Um aspecto muito importante para conquistar as franquias e filiais a aderirem à essa nova forma de trabalho ocorre por meio da distribuição do pagamento e do comissionamento correspondente para cada estoque que participou da compra. Por isso, ter um módulo de omnicanalidade dentro da plataforma, como é o caso da Linx Commerce, permite configurar em poucos cliques tanto o split de pagamento quanto o percentual de comissão de cada loja.
Portanto, os benefícios resultantes da possibilidade de vender produtos localizados em lojas físicas por meio do e-commerce compensam as dificuldades inerentes à jornada da omnicanalidade.
Para isso, é essencial ter na sua plataforma módulos especialmente desenvolvidos para você conseguir superar os desafios tecnológicos comuns da omnicanalidade, permitindo o foco no principal: a gestão do seu negócio.