E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Sem uma plataforma de e-commerce que funcione com alta estabilidade e velocidade de acesso, você ficará para trás na competição pelos clientes. Saiba como identificar se é hora de trocar de sistema e quais são os KPIs essenciais para seu e-commerce.
A competição no e-commerce brasileiro é cada vez mais acirrada. A digitalização acelerada do varejo ao longo de 2020 fez com que o consumidor ampliasse seu comportamento e levou a um crescimento de 41% nas vendas online. Tão importante quanto o crescimento é o fato de que o consumidor se tornou mais exigente.
Qualidade das informações no catálogo de produtos, variedade de meios de pagamento, múltiplas opções de frete, possibilidade de retirada do produto em loja em questão de horas, tudo isso ganhou importância. Mas a experiência de compra do consumidor online depende, no fim das contas, de um fator: a performance do seu e-commerce.
Um estudo da Deloitte mostra, por exemplo, que um aumento de apenas 0,1s na velocidade de um site mobile aumenta o valor médio do pedido em 9,2% e a taxa de conversão em 8,4%. No caso de marcas de luxo, a velocidade do carregamento amplia o número de páginas visitadas em 8,6%.
Não basta alta velocidade de carregamento: é preciso que isso aconteça o tempo todo. A estabilidade do site é o que fará com que a experiência do cliente seja excelente a todo momento, e isso fará com que ele confie na marca, retorne mais vezes e compre mais.
Pela importância de aliar estabilidade e alta velocidade, esses dois aspectos deveriam estar no topo das métricas de desempenho (KPI) do seu negócio. Todos os envolvidos na gestão e na área de TI do negócio precisam ter em mente a importância de analisar o impacto das ações nessas métricas.
Isso significa, por exemplo, que o gestor de marketing precisa avaliar se um recurso interessante na campanha promocional, como um vídeo, fará com que o cliente demore mais tempo para acessar o site. Se isso acontecer, é possível que o impacto negativo da lentidão supere o impacto positivo do vídeo.
Para obter alta velocidade em seu site:
No caso da estabilidade do site, o dashboard do e-commerce precisa mostrar a disponibilidade do site. Ele tem que estar disponível para o cliente, e com boa performance, em no mínimo 99% do tempo. De preferência, em 99,9% ou mais. Para que isso aconteça:
Contar com uma plataforma de e-commerce unificada, que permita vender em seu próprio site e em marketplaces com escalabilidade total e máxima performance é fundamental para o negócio. Mas o lado tecnológico da questão, embora essencial, não é tudo.
A cultura da empresa precisa incorporar esses aspectos para que todo o negócio acompanhe a evolução digital. Esteja atento a aspectos como:
Por mais que o futuro distante seja imprevisível, é possível se preparar para o impacto de grandes datas sazonais. A Black Friday é o grande exemplo disso. Faltando menos de 6 meses para a principal data de vendas do e-commerce brasileiro, é hora de avaliar a prontidão do seu e-commerce em aspectos como:
Com o aumento da concorrência e a transformação constante do mercado, é preciso estar sempre atualizado, para aproveitar as inovações a seu favor e entregar melhores experiências para os clientes. E esta é a hora de fazer isso!
A Linx Digital conta com soluções tecnologicamente avançadas, capazes de aumentar a performance de suas vendas em qualquer plataforma e realizar a integração omnichannel dos seus negócios. Com estabilidade e alta velocidade de acesso. Fale com a gente para saber mais.